TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estreita relação entre leitura, compreensão e aprendizagem

Artigo: A estreita relação entre leitura, compreensão e aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Artigo  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  318 Visualizações

As estreitas relações que se estabelecem entre ler, compreender e aprender pressupõem que o leitor não se fixe a um lugar passivo, de quem apenas recebe e guarda o conteúdo do que é lido. Mas, ao interagir com um texto, lê-lo e compreendê-lo, o leitor passa a construir um significado e não simplesmente deduzir um significado. Tal concepção contraria, inclusive, o que prega o senso comum: ouvimos com certa frequência que se alguém leu um texto e não o compreendeu é porque não extraiu dele as informações necessárias. Não se trata, portanto, de retirar informações do texto, mas sim de construir uma interpretação, dar significado ao texto lido. Portanto, essa construção que o leitor realiza, atribuindo significado ao texto – seja qual texto for – pressupõe a existência de um leitor ativo, contrapondo-se então à passividade, à mera recepção e detenção de informações.

Além do tipo de texto que o leitor tem acesso, há também, segundo Solé (1998), pelo menos mais três fatores que determinam a compreensão que o leitor realiza. Esses fatores são: o conhecimento prévio para adentrar e abordar a leitura, os objetivos do leitor ao ler e a motivação que o conduziu à leitura.

É preciso considerar que só podemos atribuir significado a um texto a partir de nossos conhecimentos prévios, da bagagem que carregamos, do “já conhecido, já sabido” para o “a conhecer, a saber”.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com