TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação do Pedagogo

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA 2° SEMESTRE

ISIS CORREA DA SILVA MEDEIROS

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

[pic 2]

RIO VERDE – GO

2014.

ISIS CORREA DA SILVA MEDEIROS

PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia. da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,

RIO VERDE - GO

2014.


  1. apresentação

A história da formação de vida do cidadão pauta-se em cada processo de desenvolvimento do homem é o pautar e o inferir de recursos que possibilitem incrementar e valorizar as principais vivências de uma mudança para o que facilita e agiliza a determinação de como fazer e prevalecer a conquista por intermédio da educação, a qual consiste na base de formação de todo o cidadão que vem a enriquecer as bases de formação de cada um.

Portanto, pode – se dizer que  a educação é a base de todos os componentes que fomentam a participação e a interligação do homem na sociedade.

  1.  MEMÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA

A infância relaciona-se ao integrar da criança com o seu mundo, é o desvelar das brincadeiras, da ação de sustentação do que cerca e procura atender a criança nas várias dimensões de um conhecimento que pauta na cidadania no que presume a essência da formação de cada um. Quanto a minha infância tive uma infância com muitos amigos e a família sempre ao meu lado.

Brincávamos de várias maneiras: pular corda, queimada, amarelinha, bandeirinha, stop das frutas, corre cutia etc.Durmíamos umas nas casas das outras mas, as brincadeiras que mais gostava era de escolinha e de casinha.

A infância é o momento do brincar, do integrar da criança e o seu universo,o  brincar constitui numa das práticas pedagógicas relacionadas a educação infantil que possibilita a criança desenvolver uma aprendizagem de qualidade e centrada na cidadania do homem para que as fontes propulsoras de um conhecimento por meio do lúdico favoreça a aprendizagem de qualidade.

Segundo destaca Kishimoto (2002) a atividade lúdica é fonte do desenvolvimento humano em qualquer situação que a criança encontra, assim cada momento da infância possui as brincadeiras e os jogos específicos para a promoção do conhecimento mediante o próprio crescimento da criança e a sua participação quanto a cultura e o desenvolvimento psicológico.

É por meio da interação da criança e o meio juntamente com as práticas pedagógicas que o professor consegue obter os resultados de qualidade, a atividade lúdica favorece o conhecimento e as mudanças de hábitos que são englobadas para que se tenham resultados dinâmicos e de preparação da criança para a sua formação.

Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz e constrói seu próprio conhecimento (SANTOS, 1997, p. 20).

Pode-se afirmar que a minha infância fora marcada por vários componentes que auxiliam a cada um neste momento de formação e construção da cidadania.

  1. TEMPOS DA ESCOLA

A escola constitui num dos ambientes em que a aprendizagem acontece nas várias formas de como zelar e fazer com que seja determinado, a alfabetização, a formação do sujeito, ou seja, a preparação para a formação, o início das conquistas da própria identidade.

Estudei numa escola bem perto da minha casa chamada “ESCOLA CECILIA MEIRELES”, onde fiquei do pré (como era chamado o ano de alfabetização) até a 7ª série. E  cursei o ensino medio no colegio Quasar.

Minha primeira professora se chama Ivanilda. Fui bem alfabetizada, sempre fui muito comunicativa, (até demais). Meus professores sempre foram muito bem capacitados, a escola muito boa, me preparou bem para o futuro.

Sinto muitas saudades dos professores e dos colegas daquela época. A escola é um momento de troca de experiências, valores, concepção do fazer para atender ao homem nas várias esferas de um conhecimento que centraliza nos valores e vigência do que recompensa e procura atender as várias disseminações que pauta na relação dinâmica do fazer para elucidar a praticidade de seu cotidiano.

A escolha do curso da Pedagogia deu – se com a percepção de que é um curso que oferece as condições para o profissional quanto ao uso da didática de modo geral no ambiente da sala de aula.

  1. AS IDÉIAS QUE EU TENHO SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE É A PEDAGOGIA.

A educação é compreendida como uma das bases que fomenta o fazer e o interagir com os meios que fortalecem o favorecer do que compõe a tendência de mudanças em relação ao conhecimento.

Por meio da educação o homem interage com o meio a que pertence de modo que cada momento fomente a participação em conquistas do que facilita e compreende como ser a base, ou seja, o alicerce da formalização de um sujeito que compreenda cada momento de seu ingresso para um cidadão consciente e presente no meio a que encontra inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com