TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação do pedagogo

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

1-Introdução

A pedagogia se firmou no ano de 1939, onde desencadeou mudanças Pedagógicas.

Este trabalho pretende apresentar a historia do curso de pedagogia, e como ele vem mudando desde a criação em 1939. Vamos apresentar su7a trajetória desde o inicio até a atualidade.

2-A formação do pedagogo em 1939

O curso de pedagogia foi criado na década de 1930, em um período de muitas discussões educacionais pelos acontecimentos sócios econômicos da década pela resolução de 30. Foi um período de marco histórico na evolução da pedagogia nos pais.

A criação do curso de pedagogia foi nos finais da década 1930 e junto a formação de professores em 1939.

Devido as transformações da época no setor econômico, politico e social houve modificações no setor educacional

Neste período ocorreu a defesa da formação docente em nível superior de preferencia na universidade, onde houve debates para sua criação.

O curso de pedagogia é criado pelo decreto lei n° 1190 de 04/abril/1939, projeto do ministro da educação Gustavo Camponema, no governo Getúlio Vargas.

No inicio do curso de pedagogia formava bacharéis, o padrão federal curricular era 3+1, no qual o bacharel que desejasse se formar em licenciatura tinha que estudar mais um ano no curso de didática, no termino do curso eles estariam habilitados no magistério no ensino secundário normal.

Em 1930 foi marcado por debates políticos relacionados a questão educacional, principalmente pela formação docente, na mesma época quatro projetos de qualificações do magistério se solidificaram.

1° Instituto Católicos de Estudo Superiores no RJ em 1932.

2° Instituto de Educação da Universidade de São Paulo em 1934

3° Escola da Educação da Universidade do Distrito Federal no RS em 1935

4° Universidade do Brasil.

A Universidade do Brasil resultou no encerramento, fruto do golpe do estado que instituiu no Brasil.

Já em 1945 com a redemocratização dos pais foram retomadas as discussões da democratização de ensino da igualdade de oportunidades, decreto lei n° 8558/16, é criado no quadro permanente do ministério da educação e saúde o cargo de orientador educacional atendendo o decreto lei n° 4244/42 lei orgânica do ensino secundário.

A partir da década de 1940 segundo Warde (1993) observou a necessidade de ampliação dos espaços da atuação do pedagogo. Além disso, o pedagogo não tinha exclusividade para lecionar nas escolas.

Em 1993 conforme a portaria do Mec. n°478/54, os licenciados em pedagogia além de poderem atuar como docentes na carreira da educação adquiriam o direto de lecionar em outras disciplinas do ensino médio, como por exemplo: Filosofia Historia geral e do Brasil e Matemática, o curso de pedagogia e o parecer FEN. 251/62.

Ao final de década de 1950 começa-se a interrogar o modelo universitário de trinta e entram em pautas as discussões sobre a formação do magistério, a necessidade de uma lei de diretrizes e  base para a educação nacional. No ano 1961 tendo na presidência da republica João Goulart foi aprovada.

A definição do currículo mínimo, por parte do governo objetivo criar uma unidade básica de conteúdo.

Esse parecer propôs o principio da concomitância do ensino, do conteúdo e do método com duração prevista para quatro anos (para o bacharelado e a licenciaturas), visando a extinguir o esquema 3+1. Na pratica, tal esquema não foi extinto, a licenciatura continuou dedicado a maior parte do curso três anos de formação especifica, e o ultimo ano a pratica do ensino.

O modelo econômico de desenvolvimento exigia a preparação da mão de obra técnica e qualificada, e área educacional demandava - se a formação de profissionais treinados e instrumentalizados para o mercado de trabalho. Esse período também é marcado por uma transição politica, na sociedade Brasileira de um processo relativamente democrático, iniciado após a segunda guerra mundial, para o outro governo autoritário, emposto pelo golpe militar 1964.

3-Pedagogia em 1968 e a reforma universitária

Em novembro de 1966 foi publicado o decreto de lei de n°53/66 que fixou os princípios e as normas de organização para as universidades federais.

Essa norma de organização atuaria nos ensinos, desenvolvendo supervisão e orientação, as leis mantinha apenas a formação de professores para o ensino do segundo grau e permaneceria a formação do professor primário no curso normal chamado de magistério da reforma de 1971.

Em decorrência dessas reformas o ministro da educação Favorino Bastos Mércio junto com o conselho aprovou a regulamentação do curso de pedagogia no dia 12 de maio de 1969 essas reformas de distinção entre bacharelado e licenciatura da pedagogia. Desta forma determinou que fosse obrigatoriedade no currículo no núcleo do curso.  Porem na década de 70 ocorreu algumas manifestações para tentar mudar as diretrizes do curso.

4-A década de 1980

Já no final dos anos 70 e começo dos anos 80 aconteceriam vários debates que reaviam o quadro educacional. Esses debates podem ser considerados muito importantes para o processo de discursões a respeito da formação do pedagogo.

Em 1983 em Belo Horizonte teve o primeiro encontro nacional que criticava a visão do estado que dizia que a formação dos professores era uma constituição de recursos humanos para a educação nesse encontro teve inicio a formulação dos princípios gerais para a formação de todos educadores, mais já no terceiro encontro nacional em 1988 junto V conferencia Brasileira de educação determinava que devessem configurar “eixos curriculares” na formação do educador.

Esse encontro ocorria, de dois em dois anos, mais em seção extraordinária em 1989 foi realizado IV encontro com o proposito de elaborar uma nova lei de diretrizes e base (LDB). Durante este encontro a CONARCFE transforma em associação.

Em 1990 tornou-se associação nacional pela formação dos profissionais da educação (ANFOPE) já a partir desta época membros dessa associação falavam em necessidade de algumas novas leis que contemplasse a formação do curso de pedagogia.

Conforme essas discursões na década de 80 a respeito da formação e atuação dos professores e pedagogos, o movimento pré-formação de educador recebeu vários denominações ate se firmar em 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com