TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da literatura

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


  1.  INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como objetivo principal elaborar um relato de praticas pedagógicas reflexivas a partir de uma vivência de contação de historia. Neste sentido o livro escolhido pelo grupo para a realização da leitura foi à história da autora Ana Terra, cujo titulo é “E o Dente Ainda Doía”.

Para a realização dessa contação de historia nossa equipe convidou seis crianças da comunidade,na faixa etária de quatro a cinco anos de idade.Desse modo essa experiência vivenciada por nos foi muito importante,pois através da mesma foi possível colocarmos em prática tudo que aprendemos nas disciplinas do curso de pedagogia e nas pesquisas realizadas referente a contação de histórias na educação infantil.

Também vale ressaltar que a organização interna do nosso grupo aconteceu através de vários encontros, tendo os mesmos ocorridos em nossas residências sempre nos finais de semana. Dessa forma todas as atividades referente a contação e a construção do relato foram desenvolvidas em conjunto.

Nesta perspectiva e imprescindível afirmar que a confecção deste trabalho nos fez compreender a importância da contação de historia na educação infantil como incentivo a leitura, auxilio na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança. Nesse sentido é relevante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois suscita o imaginário infantil, estimula o intelecto e a formação de hipóteses, desenvolvendo assim os potenciais e as habilidades da criança.

A partir dessas idéias podemos concluir que contar histórias assim como ouvi-las é uma experiência humana insubstituível, pois à medida que vivemos verificamos, não apenas que crescemos em sabedoria e paciência, mas também que nos tornamos repositórios de um sem números de experiências todas elas passiveis de converterem-se em historias.

                  DESENVOLVIMENTO

Segundo os autores pesquisados foi na Europa no século XVII, com a consolidação da classe burguesa e da economia capitalista, que nasceu a necessidade de escolarização das grandes massas de operários. Nesse período o homem passou a ter outra leitura de mundo, que acabou por desencadear o aumento da leitura.

Desta forma as crianças da nobreza liam grandes clássicos e as mais pobres lendas e contos folclóricos (literatura de cordel muito popular nessa época). Nesse mesmo século estudioso via a importância de se trabalhar a literatura infantil envolvendo a construção de histórias, pois tratava-se de um gênero literário produzido por adulto e destinados exclusivamente ao público infantil.Segundo Cunha (1999) afirma que “a historia da literatura infantil começa a delinear-se no exercício do século XVIII, quando a criança pelo que deveria,passa a ser considerada um ser diferente do adulto (...)”.Nesse sentido a medida que a civilização evoluiu os recurso refinaram-se, a arte de contar e ler historias ganhou formatos e intenção diferentes.

Nesta perspectiva é possível observar que ao trabalhar a literatura em sala de aula com as crianças, além da funcionalidade de desenvolver na mesma um mundo de imaginação, criatividade e fantasia, o profissional também terá que levar em consideração outro aspecto muito importante nessa fase, que é adequar os livros as diferentes faixas etárias, considerando o estagio de desenvolvimento de cada criança.

Neste sentido a leitura pode e é necessária ser estimulada desde cedo. No entanto é imprescindível que o educador da educação infantil tenha uma preocupação com os livros a serem trabalhados com seus alunos. A escolha correta e um planejamento coerente com a leitura a ser realizada irão despertar nas crianças o interesse e a motivação que farão parte de uma experiência rica em sua vida.

Ao escolher o livro de historia o professor precisa então ter noção dos muitos interesses apresentados por seu público e atentar para os aspectos fundamentais na hora dessa escolha, como as imagem, as ilustração trazida, o tema da historia as cores apresentadas, a linguagem do texto entre outros. Sobre isso, Gomes (2011) nos fala sobre a importância da observação dos seguintes aspectos: ilustrações, propriedade de imagem, estética coerente com o tema e as emoções sugerida pela obra, destaque dos elementos figurativos (cor, tamanho de imagens, disposição espacial) e quantidade ótima de detalhes.

Por esse motivo se dá o grande valor para adequação dos livros a faixa etária, como também aos estágios psicológicos de cada criança. Esses precisam ser observados e levados em consideração na hora das escolhas desses materiais. Coelho (2002), afirma que os estágios psicológicos das crianças são importantes fatores para apropriação dos textos e por isso considera as diversas etapas do desenvolvimento infantil.

Levando em consideração esses cuidados não apenas com a faixa etária mais também referente aos estágios psicológicos, que vamos fazer o relato da contação da historia realizada pelo nosso grupo. Primeiramente nossa equipe de trabalho se reuniu, com o propósito de escolher o livro que mais se adequasse para a contação da historia e qual seria o público escolhido.

Dessa forma dentre os livros que foram usados pelos componentes do grupo para analise do trabalho individual, demos preferência ao livro da autora Ana Terra, cujo titulo é “E o Dente Ainda Doía”, e o público convidado pela equipe para a realização da leitura do mesmo, foram seis crianças da comunidade na faixa etária de quatro a cinco anos de idade.

A escolha do livro se deu pelo fato do mesmo conter todos os atributos necessários pra faixa etária escolhida, bem como: texto curto e esclarecedor; com imagens coloridas e grandes; fatos inesperados, repetitivos e fantasiosos entre outros. Portanto concluímos que o livro proposto pelo grupo se adéqua ao nível psicológico de desenvolvimento das crianças escolhida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com