TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do ludico

Por:   •  16/9/2015  •  Monografia  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA[pic 1][pic 2]

NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO – UEMANET

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO MÉDIO

ALUNO: SANDRA TAINARA SA ARRUDA

ATIVIDADE 1 - VISITA À ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

 

 

 

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

2013

Enunciado: Forme grupos, visite uma escola de Ensino Médio em seu município, converse com a equipe técnica e observe como o currículo está sendo operacionalizado, quanto:

- A integração das áreas;

- Aos princípios filosóficos;

- Aos princípios pedagógicos;

- A formação em serviço dos professores e o acompanhamento da sua prática;

- A relação escola x família.

Faça individualmente um relatório descritivo sobre os itens observados e informações coletadas na escola.

O relatório deve conter:

Introdução (síntese do conteúdo do relatório).

Desenvolvimento (descrição do que foi observado).

Considerações (o seu posicionamento frente ao que foi observado).

A visita foi realizada no Centro de Ensino Livino de Sousa Resende, escola localizada na Rua Pedro Lopes s/n, Trizidela. Fomos realizar a pesquisa no dia 13 de Novembro de 2013. Fomos bem recebidos junto à coordenação da escola, onde realizamos uma entrevista e tivemos momentos de observação.

A escola tem um papel importante na vida dos cidadãos de uma sociedade, e é nesta perspectiva que a instituição procura oferecer aos seus educandos uma educação de qualidade, voltada para a formação ética e cristã, preparando-os para a vida ativa em sociedade e pronta para atuar em conjunto no mundo do trabalho.

Observamos que nesta escola a uma dinâmica escolar entre todas as áreas, onde o foco é a educação, onde baseado nos valores busca-se oferecer um ensino de qualidade e de e comprometimento com o aluno. Os professores todos têm formação em licenciatura e pós-graduação e sempre estão em constante aperfeiçoamento. Pelo cronograma da escola foi possível observar que esta organizada com diretor, agente administrativo, professores e alunos. Quanto aos relacionamentos humanos e profissionais entre os funcionários desta unidade de ensino são ótimos.

Existem parcerias e trocas de conhecimento sobre metodologias de ensino pela parte de todos, inclusive dos agentes administrativo, e auxiliares e direção com base nas  condições  físicas e na historia desta instituição escolar. Vem promovendo discussões em sua unidade pedagógica com a comunidade escolar, sobre a sua realidade necessidade e, a partir destas, apontar ações e estratégias conjuntas, que favoreçam uma pratica educativa humanizada e comprometida com os reais princípios de cidadania e bem em comum.  

Em relação aos aspectos pedagógicos a escola realizado o planejamento, orientado pelo diretor e coordenador da instituição. O processo de avaliação e continuo na busca de resultados significativos que favoreçam melhores índices nas avaliações internam e externas, promovendo políticas e aplicação de testes de leitura e reforço escolar. A escola tem desenvolvido projetos de alfabetização e letramento com êxito. A coordenação pedagógica trabalha com a teorias encontram-se embasamentos para dizer que educar é possível desde que haja comprometimento dos sujeitos envolvidos com o processo torna se mais lento e o resultado menos satisfatório e que o êxito do nosso trabalho entre-se no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo do nosso educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com