TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Assistência de Enfermagem para o Diagnóstico Preciso

Por:   •  14/11/2018  •  Artigo  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 11

Nov.2017

Síndrome de Tourrette- A importância da Assistência de Enfermagem para o diagnóstico preciso.

Syndrome Tourrette- The importance o Nursing Care for the preise diagnoisis

Honney Argolo, Gilson Pedreira, Jamile Brandão, Joelma Santos, Lariza Lima, Larissa Amorim.

Discente do 6º semestre do curso de Enfermagem, da Escola de Ciências da Saúde-ECS, da Universidade Laureate International Universities’

RESUMO Objetivo: Demonstrar os aspectos pertinentes da síndrome de Tourrette, bem como a importância da Assistência de Enfermagem no diagnóstico preciso dessa síndrome.

Materiais e Métodos: Revisão sistemática na base de dados nos sites, Descritores em Ciências da Saúde- DeCS, Scielo, Lilacs , Medline - Bireme e o livro- Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette. Sendo que foram pesquisados dez artigos escritos na língua portuguesa, sendo que desses apenas cinco foram utilizados como base para o desenvolvimento desse artigo. Isto no intuito de esclarecer os paradigmas da Síndrome de La Tourette (ST), sua história, manifestações clínica e tratamento.

Resultados: A Síndrome de Gilles La Tourette foi descrita pela primeira vez, em 1982 por médico francês Jean Marie Itard, que descreveu o caso de uma marquesa que desde os sete anos, era portadores de tiques corporais persistentes. Desde então, a síndrome passou a ser alvo de curiosidade de equipes multidisciplinares de saúde e de práticas de pesquisas entre as neuropsiquiatrias. Dados epidemiológicos, estima que cerca de 2% a 3% das pessoas no mundo sejam portadora da Síndrome de Tourette e no Brasil cerca de 2,5%. Isso, faz com que quanto mais precoce o diagnostico mais êxito se terá o tratamento e controla da patologia, e assistência de enfermagem tem um papel importantíssimo nesse diagnostico.

Conclusão: É evidente que a Síndrome de La Tourette pode comprometer em diversos aspectos a qualidade de vida de seu portador, porém, com o avanço da medicina, assistência de enfermagem e tratamento adequado, tanto farmacológico quanto psicoterapêutico, é possível controlar os sintomas e reduzir ao máximo a incapacidade que essa síndrome causa.

Descritores: Tiques, Diagnostico, Tratamento, Assistência de Enfermagem.

ABSTRACT Objective: To demonstrate the pertinent aspects of Tourette's syndrome, as well as the importance of Nursing Care in the accurate diagnosis of this syndrome.

Materials and Methods: Systematic review in the database on the sites, Descriptors in Health Sciences - DeCS, Scielo, Lilacs, Medline - Bireme and the book- Tacos, Cacoetes, Tourette Syndrome. Being that ten articles written in the Portuguese language were searched, of which only five were used as basis for the development of this article. This in order to clarify the paradigms of La Tourette Syndrome (ST), its history, clinical manifestations and treatment.

Results: The Gilles syndrome there Tourette was first described in 1982 by French physician Jean Marie Itard, who described the case of a marquesa who from the age of seven were persistent body tics. Since then, the syndrome has become a curiosity target for multidisciplinary health teams and research practices among neuropsychiatry. Epidemiological data estimate that about 2% to 3% of people in the world are carriers of Tourette's Syndrome and in Brazil about 2.5%. This makes the earlier the diagnosis, the more successful the treatment and control of the pathology, and nursing care has a very important role in this diagnosis

Conclusion: It is evident that La Tourette Syndrome can compromise the quality of life of its patient in several aspects, but with the advancement of medicine and adequate treatment, both pharmacological and psychotherapeutic, it is possible to control the symptoms and reduce to the maximum the incapacity that this cause syndrome

Keywords: Tics, Diagnosis, Treatment, Nursing Care.

INTRODUÇÃO

No presente trabalho utilizou-se como tema: Síndrome de Tourette e a importância da assistência de enfermagem para o diagnóstico preciso, isto com base em dados históricos, sobre a Síndrome de Tourette (ST) que foi descrita pela primeira vez na França em 1825, pelo médico francês Jean Marc Gaspard Itard, que diagnosticou a maldição dos tiques em uma nobre francesa, a Marquesa de Dampièrre.

Em 1884, foi dado o nome de Síndrome de Gilles de la Tourette (ST), pelo aluno Gilles de la Tourette do Hospital de la Salpêtrière em Paris. Dando continuidade à descoberta de Itard e realizando estudos sobre a síndrome, pode descrever a mesma como um distúrbio caracterizado por tiques múltiplos, incluindo o uso involuntário ou inapropriado de palavras obscenas (coprolalia) e a repetição involuntária de um som, palavra ou frase de outrem (ecolalia).

Por ser uma patologia com características muito impactantes, existia grande preconceito perante a sociedade, fazendo com que o portador da ST fosse condicionado a viver recluso por grande parte de sua vida.

Com o avanço da medicina e consequente desenvolvimento nas pesquisas, pode se constatar que a ST trata-se de uma doença neurológica não degenerativa, mas potencialmente incapacitante capaz de gerar grave disfunção psicossocial e física. Suas primeiras manifestações ocorrem, na maioria dos casos, durante a infância e acomete a mais o sexo masculino.

Recentemente tem havido crescente interesse pela doença e vários estudos vêm sendo desenvolvidos. Esse interesse deve-se ao fato de que a ST tem se mostrado muito frequente, depois, desperta curiosidade pela alta comorbidade com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e com o Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH). Por isso, é de suma relevância a assistência de enfermagem para o diagnóstico preciso, pois, quanto mais precoce melhor será os efeitos

surtidos pelos tratamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com