TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Ludicidade na aprendizagem.

Por:   •  8/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  2.697 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

POLO DE APOIO: RIO NEGRINHO

IDENTIFICAÇÃO:

Nome: Gabriela Pressanto

RU: 1152326

1 TEMA:

Educação infantil e o Lúdico

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da Ludicidade na aprendizagem.

2 PROBLEMATIZAÇÃO:

        Qual a importância da ludicidade, na construção da aprendizagem na educação infantil?

3 JUSTIFICATIVA:

A Ludicidade na educação infantil tem como objetivo investigar como jogos e brincadeiras  contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem na criança. Sendo  importante o uso do recurso lúdico no processo pedagógico, onde as atividades desenvolvem habilidades como memorização, imaginação e atenção, aspectos básico do processo da formação da aprendizagem. É na brinquedoteca que o desenvolvimento acontece de forma prazerosa e divertida.

4 OBJETIVOS:

4.1 OBJETIVOS GERAL

         

 Analisar a importância do uso da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Mostrar a importância dos jogos e brincadeiras , e como a ludicidade contribui para o desenvolvimento.

- O objetivo da brinquedoteca

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A importância de jogos e brincadeiras para os alunos da educação infantil é proporcionar prazer na hora da aprendizagem contribuindo principalmente para a construção da identidade como para o desenvolvimento da coordenação, concentração e raciocino.

De acordo com Vygotsky citado por  Souza, os jogos e as brincadeiras são por si só uma situação de aprendizagem, porque no jogo há vitória, derrota e empate, por isso é uma situação de aprendizagem, onde as regras e a imaginação favorecem à criança comportamentos além dos habituais. O educando se torna espontâneo e criativo.

 O jogo para PIAGET (1994) é a construção do conhecimento, nos períodos sensório motor e pré-conceitual (operatório). Através dos objetos que as crianças socializam, são capazes de estruturarem seu espaço, seu tempo, desenvolverem noções de casualidade chegando a representação e a lógica.

6 METODOLOGIA:

A metodologia utilizada será um estudo bibliográfico e pesquisa de campo usando a técnica de observação assistemática sobre: Ludicidade na Educação Infantil. A pesquisa será realizada através de leituras, a partir de livros, sites, artigos e fontes de informação eletrônicas que tratam sobre o tema pesquisado.

Analisar as ideias de alguns autores sobre o tema Ludicidade na Educação Infantil e levando em consideração a  importância das brincadeiras e da brinquedoteca  para o desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com