TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDICIDADE: UMA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/4/2018  •  Artigo  •  6.585 Palavras (27 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 27

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

Marina Araújo Ferreira Flor

LUDICIDADE: UMA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CORONEL FABRICIANO - MG

2017

LUDICIDADE: UMA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em (Educação Infantil, Educação Especial e Transtornos Globais).

CORONEL FABRICIANO - MG

2017

LUDICIDADE: UMA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Marina Araújo Ferreira Flor ¹

RESUMO

Este artigo tratando-se de conceitos, construções e aprendizagem com crianças especiais na educação infantil, juntamente com a abordagem lúdica no processo de ensino e aprendizagem serem mais trabalhados em sala de aula, a fim de promover uma atenção e bem-estar enquanto aluno, para que possam conhecer e entender a temática estudada, intervindo de maneira inovadora e de fácil aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da ludicidade, mediante uma construção da aprendizagem favorável para crianças especiais na educação infantil no processo de construção do conhecimento. Primeiramente apresenta-se leis acerca da educação inclusiva, posteriormente a questão de como é importante a ação do lúdico no trabalho em desenvolver junto ao conhecimento, jogos, brinquedos ou até mesmo papeis coloridos, salientando o quanto é essencial para a formação do educando, permitindo uma integração, a socialização dos sujeitos no ambiente educacional. Pretendeu-se assim, mostrar a maneira como o lúdico se apresenta e é abordada neste campo da educação escolar inclusiva, apontando modelos diferenciados na construção do saber junto ao lúdico. Trata-se de um estudo de revisão literária, com abordagem qualitativa, realizado a partir de pesquisas em livros e  artigos científicos disponíveis das bases de dados Scielo, LILACS e MEDLINE, documentos normativos, dentre outros, que abordassem a temática em questão. Os resultados evidenciam que a educação nos permite construir um saber de forma lúdica e inovadora, com metodologias mais visíveis e palpáveis, atuando frente ao acompanhamento educativo do aluno, apontando momentos de interação, espaço no qual onde eles se divertem, sendo cooperativos uns com os outros, desenvolvendo suas próprias habilidades e socializando-se através de brincadeiras ou jogos que são mediados pelos professores comprometidos e inovadores no processo da construção do conhecimento infantil. Acreditamos que este estudo possa servir de subsidio teórico para comunidade acadêmica, cientifica e interessados, no sentido de discutir mais a temática e aprofundar o conhecimento sobre a mesma. Concluiu-se a importância e compromisso dos professores na educação infantil, atuarem de forma inovadora, usando a ludicidade das cores, brinquedos ou até mesmo jogos demonstrativos, atuando como mediador do processo ensino aprendizagem com inovações sustentáveis em âmbito educacional, garantindo que o processo educativo formal aconteça com qualidade e competência.

Palavras-chave: Educação Infantil Especial. Aprendizagem. Ludicidade.

1 INTRODUÇÃO

Sendo cada vez mais reconhecida, a saúde sexual possui certa relação com a longevidade das relações afetivas, bem como, pode se apresentar como um bem estar para o ser humano, proporcionando-lhe momentos de alegria ou até mesmo uma descarga de tensões, que podem levar a disfunções sexuais. Atualmente, independente do gênero, o aspecto prazeroso relacionado ao sexo, vem sendo questionado e bastante procurado em nível de informações, devido a complicações patológicas ou não apresentadas no individuo.

Como em todo tempo, as mulheres sempre recorrem aos cuidados médicos, com mais frequência, em busca de solução para os problemas que interferem na sua qualidade de vida, em especial aqueles relacionados com sua função sexual. No entanto, os enfermeiros devem conduzir a uma qualificação contínua do conhecimento, necessitando adquirir especialização ou treinamentos qualificados para melhor atender a demanda nos serviços de saúde, pois muitas mulheres apresentam níveis elevados de queixas no que se refere à diminuição do desejo sexual, sendo este um dos principais motivos para a procura por consultas médicas e de enfermagem no serviço público.

Em experiências no ambiente de trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF), é possível perceber que uma parcela significativa das mulheres admite que os ginecologistas representem papel fundamental no diagnóstico e manuseio das suas dificuldades sexuais, e gostariam que eles fossem mais qualificados na área.

Nos dias atuais, a ciência está cada vez mais dispondo de informações e mudando conceitos ou apresentado outros pré-conceitos nas relações, na vida em comum, até mesmo nas orientações e relações sexuais. No entanto, para entender a sexualidade como uma questão vital e um processo contínuo, é necessário conhecer os fatores que podem interferir no seu desempenho e no comportamento dos indivíduos causando consequências para a saúde.

Estudos mostram que o sexo é um dos fatores que influenciam na longevidade humana e que aspectos de gênero, fazem com que ambos possam compreender ao outro, relacionados a uma atividade ativa sexual ou não.

Segundo Lara et al. (2008), a disfunção sexual tem predominância alta entre as mulheres,sendo causado por diversos fatores de ordem social, psicológica dentre outros, fazendo com que as mesmas recorram sempre ao médico em busca de ajuda, nem sempre alcançada.

Contudo, ultimamente, a mulher tem recorrido aos cuidados médicos com mais frequência, em busca de solução para os problemas que interferem na sua qualidade de vida, em especial aqueles relacionados com sua função sexual. E, muitas vezes, esses problemas deixam de ser resolvidos pelo simples fato de os enfermeiros não estarem preparados para lidar com a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)   pdf (278.7 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com