TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da brinquedoteca nas escolas: cantinho da leitura

Por:   •  17/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Geisilanda da Silva

Mayara Viaziminski Perozzo

A importância da brinquedoteca nas escolas: cantinho da leitura

A brinquedoteca é um espaço onde a criança através de brincadeiras, jogos e leitura estimula a coordenação motora, raciocínio lógico e criatividade. Não se trata apenas de um simples passatempo, sem consequência significativa no crescimento dessa criança e sem nenhum valor cognitivo, didático ou psicológico, pelo contrário estudos já comprovaram que brincar tem enorme influência no desenvolvimento de uma criança. E dentro da brinquedoteca temos o cantinho da leitura.

        O cantinho da leitura é um ambiente lúdico, onde a criança entra e faz o seu faz de conta, ao ver (ouvir) a professora contar e encenar histórias, faz com que desperte a imaginação e criatividade do aluno, podendo ele também ter a oportunidade de manusear os objetos, criar e recriar histórias, assim aprendendo brincando.

        O cantinho da leitura juntamente coma a brinquedoteca se tornou muito importante atualmente, pois abre espaço para as crianças brincarem, conhecer brinquedos, brincadeiras, histórias e interagir com os objetos, livros existentes nesse local e com os colegas. Ajudando  a trabalhar a imaginação e a interação social. O professor tem a oportunidade de observar os qual tipo de livro o aluno tem maior interesse, podendo assim usar esses temas em aula, pois conhecendo o gosto do aluno o professor saberá como mantê-lo interessado nas aulas.  

        Este ambiente faz com que a criança socialize com os colegas, pois haverá o momento de leitura e também haverá o momento da troca onde cada um expõem sobre o material que leu, conta sua história, até mesmo através de teatros para ser mais dinâmico. Deve- se fazer com que a família participe, seja enviando um livro para lerem no final de semana e contar a história depois ou os próprios pais escreverem histórias de quando crianças com suas palavras.

           As crianças seguem exemplos, vendo um adulto ler ela irá pegar o gosto pela leitura, isto irá estimular sua imaginação, ajudar com estudos, ter maior concentração e conhecimento. Para introduzir acriança no mundo da leitura temos que observar o que lhe atrai, qual assunto ela gosta e assim dar- lhe o material para que comece a leitura, mas sempre respeitando a idade e a forma como este material deve ser apresentado a ela.

        O ideal e estimular a criança a leitura desde pequena, como dito, observando a faixa etária, pois assim teremos adultos ativos e criaremos uma sociedade critica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com