TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da integração família na escola

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 11

A Importância da Integração Família na Escola

     Paloma Pinheiro¹

                                                                                                                         Jamila Nascimento¹

        Samily Ribeiro¹                                                                                                   Vitória Nascimento¹

          Naira Pereira¹

           Klenia Marla²

        

RESUMO

O presente Paper tem como tema A Importância da Integração Família e Escola, e buscamos conhecer e analisar a participação da família no processo de aprendizagem. Para isso, foi importante saber como as famílias influenciam no processo de aprendizagem dos filhos e como ocorre essa integração Família.

 Nossos objetivos foram: Avaliar se a participação da família na vida escolar de seus filhos tem alguma relação com o desempenho deles, compreender como algumas famílias acompanham a vida escolar desses estudantes. O método utilizado para a realização deste Paper foi à entrevista realizada com professores. De acordo com os resultados da pesquisa, ficou evidente de modo geral o desempenho dos alunos cujos pais se declaram como participante de vida escolar de seus filhos é superior ao do aluno em que os pais não participam de forma ativa. Assim, pode-se entender que a integração da família com a escola influencia de forma direta no desempenho escolar dos alunos.

A relação família e escola precisam criar possibilidades para a ocorrência de uma relação equilibrada com o objetivo de proporcionar uma maior participação dos pais no espaço escolar, contribuindo, assim, para superar os obstáculos existentes, colaborando para o desenvolvimento do processo educativo dos educandos.

Palavras-chave: Família, Escola, Parceria, Família-Escola, Desempenho.

1. INTRODUÇÃO

Este estudo que tem como temática "A importância da Integração Família na Escola", a fim de entender a necessidade de fazer uma reflexão sobre a importância da participação da família na vida escolar, observando em quais aspectos está interação implica na aprendizagem dos alunos.

Diante da complexidade em que encontramos nos dias atuais, a família deposita a responsabilidade plena do ato de educar os seus filhos na escola, alegando uma sociedade capitalista em que precisam trabalhar cada vez mais para garantir a sobrevivência, deixando para a escola a função de educar. Com o passar dos tempos, o modelo da família de trinta anos atrás tem passado por transformações e assim surgindo outros modelos de família, e com isso a educação foi se modificando, aparecendo conflitos difíceis de serem resolvidos por falta do apoio familiar.

Contudo, diante desse contexto, o ato de educar tem se tornado um processo árduo e complexo. Tanto a sociedade quanto a família esperam que a escola dê conta sozinha da formação dos alunos. Responsabilizando-a por todo e qualquer problema que surgir dentro dela, contribuindo assim para inquietação dos educandos. Por isso, faz-se necessário que a família e a escola caminhem juntas, numa mesma direção, na tentativa de formar cidadãos competentes e conscientes de seu papel na sociedade e fazendo com que as famílias criem o hábito de participar da vida escolar de seus filhos, que perceba a importância de se relacionar com a escola na busca de um objetivo em comum, a educação de qualidade. Para isso é preciso haver uma parceria eficaz entre Escola e Família, pela quais ambas as instituições possam buscar, resgatar valores morais necessários para a construção de uma sociedade mais justa, pois o que se percebe é que a escola sozinha, não consegue desenvolver de modo satisfatório o ensino e a aprendizagem dos educandos, se a família na colabora de forma eficiente.

No decorrer do nosso Paper ficaram claras as dificuldades encontradas por pais que não participa da educação escolar de seus filhos. Diante dessas inquietações geradas podemos então sintetizar seguintes questões: O que a escola está fazendo para garantir uma parceria entre Família e Escola? Quais conflitos surgem por falta dessa parceria? Com isso encontrando ações corretas que possa superar essas dificuldades.

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Apresentaremos os teóricos que foram utilizados como fundamentos para a realização do nosso Paper estes: Gentile (2006), Reis (2007), Souza (2009).

Entende-se que a família, em parceria com a escola, deve exercer um papel fundamental na orientação dos educandos.

Silveira (2003, p.131) cita que a escola e a família necessitam criar uma parceria para construir “alternativas a partir da realidade que está se apresentando".

A escola precisa criar situações que aumentem a participação dos pais na unidade escolar. Conforme Gentile (2006, p.32), “O bom relacionamento deve começar da matrícula e se estender a todos os momentos".

De acordo com Souza (2009, p.3), A boa vontade e simplicidade pode ser a chave para uma aproximação entre Família e escola, além do diálogo e compromisso de ambas as partes, pois quanto maior for a participação da família, mais eficaz será o trabalho da escola.

A escola juntamente com a família são as instituições sociais que mais causam reflexos nas crianças, sejam estes positivos ou não. Com isso é preciso resgatar os valores emocionais, morais e espirituais da família, reforçando a importância do que está sendo apreendido.

Castro (2011, s/p) observa que se haver uma aliança entre pais e professores é essencial, produtivo e eficaz. É importante terem em mente que as reuniões de pais e mestres não são para falar mal ou bem do aluno, e sim reportar seus progressos e dificuldades, discutindo melhorias ou soluções de problemas.

Em relação aos objetivos da escola e da família, afirma Gentile (2008, p.33),

Escola e família têm os mesmos objetivos: fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem.

As instituições que conseguiram transformar os pais ou responsáveis em parceiro diminuíram os índices de evasão e melhoram o rendimento das turmas de forma significativa.

Assim as escolas conseguem melhorar o rendimento dos alunos contando com a participação efetiva dos pais no acompanhamento do desenvolvimento das atividades escolares. E para finalizar Reis (2007, p.6) Diz que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com