TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da música no desenvolvimento infantil

Por:   •  15/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3
  1. TEMA

     Música na educação Infantil

1.1 Delimitação do tema

A importância da música no desenvolvimento infantil

2. PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a importância da música, para o desenvolvimento das crianças da Educação infantil?

3. JUSTIFICATIVA

A música é um meio onde as pessoas podem demonstrar ideias e sentimentos, é também uma forma de linguagem que as pessoas apreciam muito. Desde muito cedo a música adquire grande importância na vida de uma criança. Além de sensações, através da experiência musical são desenvolvidas capacidades que serão importantes durante o crescimento infantil.

4. HIPÓTESE

Conhecendo os benefícios da música na educação infantil, desenvolvem-se facilmente modelos pedagógicos que possibilitam adentrar no mundo da criança e, com isso contribui para a sua formação integral.

5. OBJETIVOS

5.1 Objetivos gerais

Analisar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem

5.2 Objetivos específicos

  • Conhecer a história da música;
  • Apresentar teorias sobre o tema: Música na educação infantil;
  • Identificar a importância da música para questões futuras, no cotidiano dos alunos;
  • Apresentar ideias para melhor compreensão do tema discutido;
  • Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

         A música para crianças ajuda no desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir musica, da imaginação, memória, concentração, atenção e do respeito ao próximo.

Em 1998, foi publicado, pelo Ministério da Educação (MEC) o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI (Brasil, 1998). Esse documento torna-se orientação metodológica para a educação infantil, nele, o ensino de música está centrado em visões novas como a experimentação, que tem como fins musicais a interpretação, improvisação e a composição, ainda abrange a percepção tanto do silêncio quanto dos sons, e estruturas da organização musical.

Para Chiarelli (2005), a música é importante para o desenvolvimento da inteligência e a interação social da criança e a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão Para ele a música é essencial na educação, tanto como atividade e como instrumento de uso na interdisciplinaridade na educação infantil, dando inclusive sugestões de atividades para isso.

Assim, pensar as funções do ensino de música na educação infantil, nos leva ao cotidiano escolar e as práticas dos professores e seus alunos, de como a música aparece e suas particularidades, suas possibilidades e linguagens. Mas ainda é necessário refletir a respeito de novas possibilidades da música na educação infantil.

Estabelecer relações entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento tal como definem esses autores, a linguagem musical como uma prática pedagógica capaz de contribuir para o desenvolvimento de funções psíquicas superiores em crianças de zero a cinco anos e sua máxima apropriação das qualidades humanas historicamente produzidas e por fim, qual o educador indicado para esse desafio (SCHERER e DOMINGUES, 2012, p. 03).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com