TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da utilização de materiais manipuláveis no ensino da matemática

Por:   •  16/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Final

Pólo: Três Rios

1º Item

A importância da utilização de materiais manipuláveis no ensino da matemática

Refletir sobre o uso do material concreto no ensino da matemática é de extrema relevância, já que estes materiais, se usados de maneira correta, poderão ser facilitadores do processo ensino-aprendizagem.

Existe, há diversos anos, uma discussão a respeito da manipulação dos materiais concretos, como estes podem contribuir para um estudo da matemática mais prazeroso e eficaz? Esta questão está diretamente relacionada à forma como o professor irá utilizar esses recursos, ou até mesmo, se terá acesso a estes materiais. “O professor em sua prática de sala de aula, na maioria das vezes, contando apenas com o livro didático como suporte para o seu trabalho depara, cada vez mais, com livros repletos de desenhos de materiais manipuláveis – a maioria deles não disponíveis nas escolas ou quando existentes, não são utilizados ou por desconhecimento em como lidar com eles ou por falta de condições de trabalho.” (Nacarato, 2005, p.2)

Isso gera no professor um sentimento de impotência. Temos também aqueles profissionais que apresentam o material, mas logo que o aluno compreende o conceito o abandona, sem perceber a importância de possibilitar ao aluno a apropriação do conceito pelo uso correto e frequente dos materiais manipuláveis. O Material Dourado é um excelente exemplo, se bem utilizado possibilita a compreensão do sistema de numeração decimal, mas o aluno não deverá apenas reproduzir o que o professor diz ele precisa experimentar/participar. “Um uso inadequado ou pouco exploratório de qualquer material manipulável pouco ou nada contribuirá para a aprendizagem matemática. O problema não está na utilização desses materiais, mas na maneira como utilizá-los.” (Nacarato, 2005, p.4)

Ao pensarmos no estudo da Geometria temos como exemplo o Tangram, que amplia as representações possíveis dos polígonos, rotações, composições e decomposições. Apesar destes recursos didáticos auxiliarem de forma significativa na aquisição de um conhecimento específico, não podemos esquecer que é apenas um instrumento e não o fim. Por isso a necessidade de uma constante reflexão pedagógica. Percebemos assim que não existe material manipulável ou semelhante capaz de resolver toda e qualquer dificuldade que se apresente no dia a dia do estudo da Matemática; na complexidade de uma sala de aula, o que temos é um possível facilitador na construção do conhecimento. E este recurso está na mão do professor.

2º Item

Plano de aula

Nome da escola: _______________________

Série: 4º ano

Duração: 4 aulas de 50min cada

Áreas do conhecimento:

Matemática – Álgebra - Operações matemáticas

Objetivos:

Geral

Resolver problemas matemáticos que envolvem as quatro operações;

Específico

Aplicar e resolver as propriedades da adição, subtração, multiplicação e divisão;

Associar os problemas propostos com as operações matemáticas;

Identificar qual operação deve ser utilizada;


Conteúdo:

Operações matemáticas;

Metodologia:

A partir do conhecimento prévio dos alunos, conversar sobre as operações matemáticas e apresentar o jogo a seguir:

- Primeiro dividir a turma em grupos de no máximo seis participantes, cada grupo deve escolher um jogador para iniciar;

- Todas as cartas-problema são embaralhadas e distribuídas igualmente entre os jogadores, não pode haver sobra de cartas;

- As cartas de generalização devem ser embaralhadas e colocadas em uma pilha no centro dos jogadores. Quatro delas são viradas para cima e o restante permanece na pilha;

- O primeiro jogador procura uma carta cuja generalização esteja associada a uma das cartas-problema em sua mão. Caso consiga, ele faz um par e vira uma carta de generalização da pilha, para que permaneçam quatro cartas na mesa. Se o jogador não formar um par, nenhuma carta da pilha é virada. Após a jogada do primeiro participante o jogo passa para o segundo e assim sucessivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (68.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com