TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do desenho

Por:   •  12/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

Durante o período do Ensino Infantil as crianças estão em processo de adaptação, pois ainda há muitas novidades e descobertas e antes mesmo de aprenderem a escrever e falar de seus sentimentos eles buscam através do desenho essa forma de expressão, ajudando assim em seu crescimento cognitivo e emocional.  De acordo com Perondi (2001), as crianças sempre expressão acontecimentos vividos ou relacionados ao seu dia-a-dia. O desenho e de grande importância no desenvolvimento psicofísico de uma criança, pois a mesma passa por um longo processo de evolução, e necessário que haja estímulos para que isso aconteça e a arte e melhor forma de abordagem para o entendimento do meio em que vivem. Através do desenho a crianças também possui um contato com uma variedade de matérias e lhe e permitido abranger seu senso de observação de detalhes, diversidade de cores, formas e texturas, a criança deve ter a oportunidade de experimentar e utilizar de variedades de materiais. Porém deve sempre ser levado em consideração que o objetivo real da utilização de artes em sala de aula e desenvolvimento psíquico e instrumentos necessários para a sua relação com o mundo.

A criança mesmo bem pequena já inicia o seu processo de produção gráfica, os riscos produzidos por lápis, giz de cera ou qualquer outro objeto em um papel ou superfície, despertam o interesse da criança, ao brincar a criança começa a realizar os desenhos que melhor representam o seu entorno.  Esse processo deve ser prazeroso e ao mesmo tempo proporcionar aprendizagem. Segundo a autora Barbosa, 1991, não existe educação, formal ou informal, em escolas publicas ou particulares, que não seja fundamental.  

O desenho e uma das maneiras mais eficientes de comunicação, utilizado desde nossos ancestrais como uma forma eficácia de comunicação com seus pares ou para registras acontecimentos histórica. A arte e um conteúdo de maior autonomia dentro de uma imensidão de normas, números e palavras, dentro da arte a criança e encorajada a colocar toda a sua criatividade e ponto de vista em seus trabalhos. Esse conteúdo não se pode de forma alguma tornar-se algo mecânico e cheio de regras e normas, uma vez que nossos ancestrais o utilizavam sem nem mesmo saber de sua importância para a historia, mais apenas com uma essencial forma de expressão. A produção gráfica de uma criança poderá ser a melhor e única maneira dela comunicar e expressar aspectos de sua personalidade, vida social e familiar.  E em momentos difíceis e positivos que a criança irá expressar em forma de desenho, e preciso prestar atenção e considerar o que a mesma quer demonstrar, como contar uma historia ou perceber sua intenção e sentimentos expostos durante o ato de desenhar, porém com cuidado de não ter interpretações equivocadas.  Para o educador e muitas vezes mais fácil de interpretar suas necessidades, pois em grande parte o educador e a maior presença do dia-a-dia, por esse motivo e necessário em sala de aula um profissional qualificado e eficaz e que assim possa suprir as necessidades das crianças, porém essa missão não e apenas dos educadores, mais também dos pais com a observação do processo de aprendizagem do seu filho, tanto para os pontos positivos como também para os pontos negativos.

Através de desenhos e possível identificar, deficiências ou situações que as crianças vêm sofrendo em caso ou lugares que frequentam, e nessa parceria entre família e escola que o processo de aprendizagem flui e se potencializa. Portanto o desenho pode ser apontado como parte do desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com