TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do limite na educação.

Por:   •  23/3/2017  •  Dissertação  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 3]

A importância do limite na educação.

Hoje em dia, a dificuldade de educar filhos só vem crescendo. No passado, os pais jamais eram desafiados, e caso fossem, isso gerava severas disciplinas. Os valores estão se invertendo, estamos numa crise em que a falta de limites e de bons exemplos dos pais geram consequências nos filhos, fazendo-os pensar que eles podem decidir. Daí, eles não sabem lidar com o “não”.

O que se passa no vídeo é comum em muitos lares. Os pais, por medo de não receberem o respeito dos filhos, acabam negligenciando o mais importante: a criação de seres responsáveis preparados para dura realidade. Cabe aos pais decidir, e saber falar um não que ofereça limites e educa. Os pais devem ser firmes e ter paciência com seus filhos.

No vídeo, conhecemos a história da família da Lucimar. Ela cria sozinha duas filhas, a Isabele de 4 anos e a Mariana de 2 anos, que estão, generalizadamente, na fase fálica do desenvolvimento psicossexual, juntamente com o complexo de Édipo, em que os pais se tornam o objeto de desejo dos filhos. Na família em questão, não existia a figura do pai, tudo se canalizava para a mãe, gerando uma sobrecarga e alto nível de estresse. Esta fase da criança é muito importante, pois neste período da vida ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo.

Freud, em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida  infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais, e confirmava-se, desta forma, que as ocorrências deste período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa. BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A descoberta da sexualidade infantil. In: ______. Psicologias – Uma introdução ao estudo de psicologia, 13ª, Ed Saraiva, 1999, p. 96.

A maneira como a “Super Nany” utiliza a psicologia - ciência que se interessa em tudo que ocorre com os humanos, que aplica seus princípios e métodos para construir respostas - é impressionante e gera resultados positivos. Podemos ver na prática um uso da teoria do Behaviorismo - Teoria Comportamental - onde se acredita ser possível prever e controlar toda a conduta humana a partir do estudo científico do comportamento aparente; a orientadora utiliza respostas e estímulos (regras com incentivos x disciplina) para interagir com as crianças indisciplinadas. Todos nós agimos sobre o mundo em função das consequências criadas pela nossa ação. O que nos estimula a fazer algo é o resultado, que bem ou mal determinada ação vai causar. É o que chamamos de Reforço positivo ou negativo. É pressionar a criança num condicionamento, porque um comportamento é apresentado e aumentado em sua frequência ao alcançar o efeito desejado. Por vezes, a mãe foi incentivada a utilizar a punição (que leva à supressão temporária da resposta sem alterar a motivação ou utilizar meios de instalação de comportamentos desejáveis), como o “cantinho da disciplina”.

É muito importante que a criança aprenda valores como o de ser solidária, de partilhar, de respeitar a si mesma e aos outros, de ter compromisso e responsabilidades com seus atos. Isso é possível por meio da Educação Formal, ou seja, frequentar uma escola pública ou privada normatizada pelas Políticas Públicas em Educação, e também pela Educação Informal, por meio de experiências na vida, em seu dia-a-dia, na família, com amigos, enfim, em seu cotidiano.

Outro ponto marcante do vídeo em discussão, é forma como a orientadora utiliza a Psicanálise para ajudar a mãe a se libertar de sentimentos de culpa que impediam seu sucesso, não apenas como mãe, mas no amplo sentido da vida. A psicanálise estuda os processos misteriosos em suas regiões obscuras, quer dizer, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, por meio de método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto pelas ações e palavras ou pelas sonhos, delírios, pelos atos falhos, as dificuldades para viver, o mal-estar, o sofrimento. Possibilita lidar com dificuldades criando mecanismos de superação, produzindo um ser humano mais autônomo, criativo e gratificante. A mãe foi levada com os olhos vendados a um lixão.  Ali, ela se deparou com um carro e um spray de tinta, onde escreveu e pôs pra fora tudo o que a incomodava intimamente. Depois, ela recebeu um taco pra destruir todo o carro, e dessa forma, desmistificar cada “sombra” do seu interior. E dali por diante, poderia ser uma nova pessoa capaz de atingir seus futuros objetivos. Uma grande lição para nós, pais atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com