TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Autismo e a Aprendizagem Escolar

Por:   •  28/5/2015  •  Artigo  •  4.342 Palavras (18 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

O Autismo e a Aprendizagem Escolar

Jussara Santana da Silva

Aracaju-se

2014

JUSSARA SANTANA DA SILVA

O Autismo e a Aprendizagem Escolar

Artigo Científico apresentado a Professora

Maria Neide Sobral atreves do CESAD

(Centro de Educação Superior a Distância

-UFS), no curso de Produção de Escrita

Acadêmica em AVA.

Aracaju-se

2014

Sumário:

 Introdução

1. O autismo

1.1. A importância da inclusão

1.2. Os benefícios da inclusão escolar

1.3. O preconceito social

1.4. O bullying

2. Inclusão escolar

2.1. O acompanhamento especializado

2.2. A participação da família

3. Diferenças entre educação especial e educação inclusiva

3.1. O que as escolas devem mudar

3.2. Os desafios do processo de inclusão nas escolas

       Considerações finais

       Referências

O Autismo e a Aprendizagem Escolar

Jussara Santana da Silva.

Estudante do 2º Período do Curso de Licenciatura                                         em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe-UFS

Resumo:

Este artigo busca refletir sobre a Educação Especial, e destaca alguns problemas e dificuldades no processo de aprendizagem escolar do aluno autista, da falta de um profissional qualificado para ensinar essas crianças, bem como os direitos do autista como cidadão e a importância do acompanhamento pedagógico.

Palavras chave: Autismo- Aprendizagem- Escola- Educador-Inclusão

Abstract:

This essay reflects on Special Education, and highlights some problems and difficulties in school learning the autistic student, the lack of a qualified to teach these children, as well as the rights of autistic as a citizen and the importance of professional pedagogical monitoring process.

Keywords: Learning- Autismo- schooling- Educator-Inclusion

Introdução

Este estudo irá contribuir para a minha formação como futura docente, onde me fez compreender as dificuldades e os desafios diários do autista, e a necessidade da especialização e do aperfeiçoamento por parte dos professores.

É necessário que todos saibam que uma pessoa autista pode ser um profissional competente e bem sucedido, um excelente estudante e uma pessoa de fácil socialização, basta que seus pais, pedagogos ou educadores estejam abertos a proporcionar muita compreensão, partilhar e incentivar atividades que desenvolvam as capacidades prejudicadas pelo autismo, assim este terá condições de lutar por melhores possibilidades de educação e por seus direitos como cidadão.
O tema do autismo tem recebido especial importância, tendo em vista as necessidades especiais que as crianças portadoras de tal condição demandam. Há uma necessidade de estabelecer um trabalho junto a educadores de escola para que se possam identificar as carências educacionais do aprendizado desses alunos. “A prática de inclusão”, ainda está distante de uma realidade pedagógica coerente. A criação desta necessidade em todo sentido tem sido fundamental para as pessoas que possuem deficiência, pois durante muitos anos estes foram tratados de forma inadequada, ou seja, foram considerados até mesmos loucos por não conseguirem se comunicar com os demais de forma verbal, pois inda estamos no processo inicial de construção de sistemas inclusivos.

1. O autismo

O autismo é considerado um distúrbio do desenvolvimento, pessoas com esse distúrbio possuem dificuldades qualitativas na comunicação, interação social e a imaginação e consequentemente problemas comportamentais.

É uma síndrome comportamental com etiologias múltiplas e curso dde um distúrbio no desenvolvimento. Aparece na criança por volta dos 3 anos. Tem como característica básica um déficit social, com impossibilidade de relacionar-se com o próximo. De maneira geral associado às carências de linguagem e alteração no comportamento. O autismo não é uma deficiência mental, sim uma dificuldade de se diferenciar do outro e não se ver como sujeito. 

Existem vários tipos de Autismo:

Autismo Clássico, Síndrome de Asperger, Autismo Atípico autismo, Autismo de Alto Nível Funcional, Perturbação Semântica-Pragmática, Perturbação do Espectro do Autismo (ASD).

    O DSM IV (2002) define o transtorno Autista como a presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno podem variar muito, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo. 

É importância de saber sobre essas síndromes e qual o melhor tratamento devemos dar quando lidamos com elas, seja na sociedade, família ou escola. A pessoa autista precisa de maior atenção para que tenha condições de se desenvolver, mas são consideradas pelas escolas como os casos mais difíceis de escolarização. 

1.1- A importância da inclusão

A inclusão é o movimento mundial de luta pelas pessoas com deficiência, na busca dos seus direitos e lugar na sociedade, e por uma educação especializada.

É preciso repensar o sentido que está se atribuindo a educação e faz-se necessário uma transformação no sistema de ensino que beneficie toda e qualquer pessoa levando em conta a especificidade do individuo e não mais a sua deficiência e limitações.

1.2- Os benefícios da inclusão escolar

A principal importância é considerar as características de cada criança, garantindo o convívio entre crianças e adolescentes com e sem deficiência, com aprendizado do respeito e da tolerância às diferenças.

As crianças com autismo necessitam de oportunidades para conviver com outras da mesma faixa etária possibilita o estímulo às suas capacidades interativas, impedindo o isolamento contínuo. Além disso, as habilidades sociais são passíveis de serem adquiridas pelas trocas que acontecem no processo de aprendizagem social. Entretanto, esse processo requer respeito às singularidades de cada criança e a inclusão de crianças portadoras de autismo na rede de ensino regular é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (225.9 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com