TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inserção da educação Física na Educação Infantil

Por:   •  8/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA

 A educação física e a criança

TÍTULO

A Inserção da Educação Física nas Séries Iniciais

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que o ser humano se desenvolve pela integração, motricidade e emoção, ao longo de sua vida ela aprimora seus sentidos e através da gestualidade e seu contato com outras pessoas, ele adquire experiências que o acompanharão, enriquecendo seu repertório.

Quando inicia na educação infantil, a criança amplia seus conhecimentos acerca de si mesmo, interagindo com o outro e com mundo. Nesta fase os movimentos executados em brincadeiras e jogos se tornam fundamentais para as suas ações futuras, e é na Educação Física que esses movimentos são estudados e direcionados de acordo com a idade e capacidade de cada um. O cognitivo, motor e social estão ligados diretamente com a prática desta importante disciplina, e devemos a ela inúmeras transformações e adaptações na vida do ser humano.

Percebe-se que em meio a tantas inovações a Educação Física infantil ainda precisa de um olhar especial e diferenciado

OBJETIVOS

Gerais

A criança por meio da Educação Física, tem a oportunidade de vivenciar diversas experiências físicas e culturais que serão levadas consigo durante todo o seu aprendizado até a fase adulta.

Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa integra a Educação Física Infantil, através de leitura de autores que tratam do assunto, procurando elucidar os percursos da Educação Física Escolar, em especial, da Educação Física Infantil, também abordando a ludicidade falta de intenção pedagógica, influência do sistema, estereotiparão da Educação Física e materiais didáticos.

Específicos

  1. Identificar a importância da Educação Física no contexto educacional;
  2. Quando falamos de Educação Física Infantil, surge uma das maiores prioridades que é o desenvolvimento integral da criança, entretanto, há um direcionamento maior à Psicomotricidade. Os exercícios do cotidiano da criança constituem basicamente em condutas motoras como expressão do desenvolvimento.
  3. Associar as aulas de educação física ao aprimoramento, e estímulo as novas habilidades, a criança nessa fase tem facilidade em absorver novas aprendizagens devido à maturação neurofisiológica estar completa.

PROBLEMÁTICA

A Educação física infantil contribui para a formação do aluno?

Ensinar Educação Física acarreta algumas barreiras?

Qual é o objetivo das aulas de Educação física na infância?

HIPÓTESE

Algumas barreiras, como: a substituição do professor de Educação Física pelo Pedagogo, principalmente no Ensino Infantil; à baixa remuneração; o descaso das autoridades máximas e da sociedade; entre outras, que acabam por culminar na falta de estímulos por parte do profissional em tentar fazer um trabalho diferenciado na escola.

É necessário criar novas possibilidades de pesquisa a respeito dessa área, propor uma inovação e propor novas possibilidades de pesquisa a respeito da Educação Física Infantil.

A Educação física infantil vem sendo um aspecto cuja finalidade busca contribuir para a formação do aluno, através de atividades físicas para o total desenvolvimento de suas habilidades.

Durante a infância, as aulas de educação física têm objetivo de aprimorar, e estimular as novas habilidades, a criança nessa fase tem facilidade em absorver novas aprendizagens devido à maturação neurofisiológica estar completa.

OBJETO DE ESTUDO

METODOLOGIA

Para utilização dessa pesquisa utilizarei o método de abordagem (dialética) na qual para Campos (2001) nos ambientes de aprendizagem construtivista, os estudantes possuem mais responsabilidade sobre o gerenciamento de suas tarefas e o papel do professor passa a ser também o de orientador, facilitador ou mediador e também utilizarei o método de População, amostra e instrumentos de pesquisa na qual utilizarei 60% da instituição para a elaboração. Os materiais á serem utilizados são: questionário aberto e fechado, laboratórios utilizando os softwares educacionais, utilização de pesquisa em campo (não definida a Instituição de Ensino), entrevista e debates padronizados em escolas públicas para tratar da possibilidade do uso de softwares educacionais, com os alunos, educadores e gestores.

TEORIA DE BASE

Atividades

Abr.

2015

Jun.

2015

Set.

2015

Nov.

2015

Mar.

2016

Abr.

2016

Jun.

2016

Set.

2016

Nov.

2016

Abr.

2017

Jun.

2017

Escolha do tema

Elaboração do pré projeto

Entrega do texto descritivo sobre o tema

Revisão bibliográfica

Orientação Com a Professora

Entrega do pré projeto completo.

Introdução e inicio do 1º capitulo.

Produção e entrega segundo capitulo

Produção e entrega do terceiro capitulo.

Montagem do TCC.

Entrega e apresentação do TCC.

CRONOGRAMA

BIBLIOGRAFIA

BURGER, L.C. e KURG, H.N. Educação física escolar: um olhar para a educação infantil. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13, nº 130, Março de 2009. http://www.efdeportes.com/efd130/educacao-fisica-escolar-um-olhar-para-a-educacao-infantil.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (745.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com