TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A leitura na Educação Infantil

Por:   •  5/9/2017  •  Artigo  •  4.646 Palavras (19 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 19

A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

APARECIDA SIQUEIRA, MARIA

RU 1029497

RESUMO

Palavras-chave: Leitura. Aprendizado. Educação infantil.

1 INTRODUÇÃO

                O presente trabalho tem como tema principal a leitura na educação infantil, mais concretamente como é o uso dos livros em sala de aula e como ele influencia na construção do aprendizado da criança na educação infantil.

                A escolha do tema pesquisado surgiu da curiosidade de conhecer mais sobre esse determinado assunto a ser retratado no trabalho que faz parte da formação de um futuro profissional em Pedagogia. Por meio desse assunto tem-se maior compreensão da importância da leitura adequada para transmitir o conhecimento necessário as crianças na educação infantil.

                O trabalho parte da seguinte pergunta: porque é importante o uso da leitura em sala de aula e como ela vai influenciar na aprendizagem da criança na educação infantil?

                 Nesse sentido se o objetivo principal da pesquisa é identificar a importância da leitura e a sua influência na construção do aprendizado, e como objetivos específicos apresentar subsídios teóricos que auxiliem na melhor compreensão do tema apresentado e a investigação sobre como a leitura contribui para a aprendizagem da criança na educação infantil.

                 A metodologia a ser usada neste trabalho será por meio de pesquisa bibliográfica, visando alcançar os objetivos propostos.  Será realizada uma revisão bibliográfica para descrever teorias e conceitos que abordem o uso da leitura na educação infantil.

2. A LEITURA E SUA INFLUÊNCIA NO APRENDIZADO

                

                A leitura deve ser bastante utilizada em sala de aula na educação infantil para que se façam uma melhor alfabetização.

                 As crianças neste período da educação infantil costumam ter uma imaginação fértil e criativa que se for bem alimentada dará bons resultados para o seu desenvolvimento.

                O uso da leitura no processo de ensino aprendizagem é importante para que a criança dessa fase possa assimilar o conteúdo ensinado e a leitura como sendo um processo formador.

                A leitura compõe a aprendizagem e tem como objetivo estimular a memória infantil, além de ser um apoio para ação pedagógica. Tem por finalidade em sala de aula propiciar um melhor aprendizado do aluno da educação infantil.

                O seu uso possibilita um melhor aprendizado, pois auxilia nas situações que ajudam na melhor compreensão do conteúdo a ser passado para a criança. Além disso, a leitura ajuda a conhecer cada criança assim sendo mais fácil a aprendizagem,

                Existem várias dificuldades que é ensinar para a educação infantil e por meio da leitura, pois através da leitura o docente não faz o uso somente da linguagem oral a utilização da leitura em sala de aula motiva o educando a vontade de estudar, gera a melhor compreensão do assunto a ser abordado pelo professor, estimula a participação das crianças nas aulas tornando as crianças mais ativas, facilitando a apresentação de assuntos pelo docente o que os auxilia a passarem da melhor forma o conteúdo para as crianças, assim diminuindo os seus esforços e tornando uma aula mais atraente, mas tendo o papel de apoiar à aprendizagem a leitura deve atender as necessidades do aprendizado efetivo do educando e não só com o objeto de diminuir os esforços dos docentes.

                Ao invés de uma simples leitura sem estimulo o educador deve elaborar uma leitura dinâmica criativa que desperte a imaginação da criança, é necessário deixar para trás os métodos antigos e sim despertar o gosto pela leitura da criança.

                Com a quantidade insuficiente de bons livros, a burocracia da escola e a falta de tempo do docente para refletir sobre sua prática, acabam não utilizando esse material de forma correta, sabendo usar, o livro abrirá um mundo mágico da imaginação.         

                Mas se deve despertar quanto o excesso de seu uso principalmente em forma de uma leitura sem criatividade, para não tornar o seu uso monótono e comum. Muitos docentes acabam utilizando somente o livro didático sendo que seu uso ajuda a criança em seu desenvolvimento.

                O docente mantém uma postura muitas vezes fixas em não abandonar práticas tradicionais de ensino que não colaboram para os novos padrões educacionais.

                Por meio das histórias os docentes podem criar várias possibilidades para o seu trabalho em sala de aula, pode ser utilizada em várias matérias que compõe a grade curricular, colabora com a reflexão crítica, a formação de valores, ajuda no exercício da cidadania e na alfabetização das crianças na educação infantil. Além de ser disponibilizado nas bibliotecas de algumas escolas públicas.

                 Assim como o livro deve ser utilizado, mas os docentes devem utilizar outro método de uso deste material para que a aula seja mais agradável para criança.

                 Dentro da forma criativa de apresentar uma leitura para as crianças podemos lembrar que está não necessariamente pode e deve ser feita somente de livros impressos mais também se pode usar da tecnologia com livros digitais historias lidas na internet são inúmeras a possibilidade sem deixar para trás o foco principal que é a aprendizagem através da leitura.

                Conforme citado por Justino (2011) pode-se utilizar, por exemplo: revistas, matérias de jornais e além deles também se pode utilizar os folhetos, receitas, embalagens de medicamentos e rótulos de produtos que contém textos curtos e com imagens que trazem informações.                 Através desses textos que são encontrados nesses produtos os alunos estarão aprendendo o gênero textual instrucional que faz parte de sua realidade.

Se for bem utilizada à leitura, podem auxiliar os educandos no processo de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com