TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A organização da sala de aula

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

A Organização da sala de aula

Aluna: Fernanda Valineti de Almeida Oliveira                  RA: 1328610

Polo

Marília

2013

A Organização da sala de aula

A organização das carteiras na sala de aula é muito importante para aprendizagem e para o desenvolvimento de atividades durante a aula; dependendo de sua disposição a execução de algumas atividades pode ser facilitada.

Na imagem 1, temos as carteiras em filas, essa é a disposição sempre utilizada na metodologia tradicional, onde o professor é o mais importante, quem deve estar sempre em evidência.

Esse tipo de disposição é ideal para realização de atividades onde a interação não é permitida, como avaliações, mas já não é uma boa disposição para dias de trabalho em grupo, discussões ou primeiro dia de aula.

Já a imagem 2 mostra mesas agrupadas, esse tipo de disposição é comum na educação moderna, onde a comunicação, colaboração e atividades em grupos são mais importantes do que sentar olhando para o professor um período inteiro.

Esse tipo de disposição é ideal para discussões, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, aula de artes e qualquer atividade onde o foco não seja o trabalho individual de cada aluno.

Enquanto que na imagem 3 temos as mesas em um único círculo, onde ninguém fica em evidência e todos conseguem se ver, essa disposição também é comum na educação moderna, onde a comunicação e a interação do grupo como um todo é facilitada, onde o professor não fica em evidência, e sim entre os alunos, tornando-se um deles e podendo não só instruir, mas também participar da atividade.

Essa disposição é muito boa para dinâmicas em grupo, jogos e apresentações no primeiro dia de aula.

Cada escola e cada professor têm suas próprias idéias do que é melhor ou adequado para seu grupo, mas se levarmos em consideração que uma aula tem vários moimentos, como recepção, introdução, explicação, exercícios, correção de tarefa, pesquisa, etc, deveríamos utilizar todos os recursos possíveis com as carteiras em sala para podermos trabalhar com melhor eficácia e assim os alunos podem aproveitar e aprender ainda mais.

Um aluno sentado na mesma posição por um período de tempo prolongado não rende tanto quanto um aluno que se levanta e se movimenta, mesmo que seja para mudar a carteira de lugar.

Por isso que um planejamento bem feito é muito importante, pois assim o professor sabe a sequência do que vai acontecer em sua aula e não fica preso a uma única disposição de carteiras.

O professor deve sempre planejar sua aula e adequar a organização da sala para o que será feito naquele dia ou aula para maior rendimento dos alunos e facilitar a aprendizagem também.

Código de Entrega

b1635527-de15-4914-9131-a5ae79f69223

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com