TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pedagogia e o pedagogo escolar

Artigo: A pedagogia e o pedagogo escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

A pedagogia e o pedagogo escolar

Quando falamos em educação, a primeira imagem que nos vem à mente é a da escola, com todos os seus lugares delimitados e cheios de regras. E ao pensarmos sobre a ideia de educação, nossa memória nos remete ao ato de ensinar, aos conteúdos escolares, às instruções, às avaliações. Essas concepções estão presentes em nosso consciente e inconsciente devido aos vários sentidos que atrelamos a esta palavra. No entanto, em geral, o termo educação tem sido vinculado aos sentidos de construção do conhecimento e à formação, desenvolvimento moral e físico do ser humano.

Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não formais e formais, amplia-se a produção de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica. Nesses termos, minhas considerações neste texto procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação.

O conceito moderno de Pedagogia é o seguinte: Pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia. Sendo assim, posso dizer que hoje, pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e Pedagogia, o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo.

O termo pedagogo deriva da palavra pedagogia. A pedagogia está associada ao ato de educar crianças, porém a que hoje conhecemos apresenta características básicas ligadas à infância, e só pudemos reconhecê-la assim por causa do surgimento do mundo moderno e da recente definição do ser criança, como também da noção de infância. Tal qual a educação, a pedagogia não apresenta um forma única de ser.

Desse modo, os pedagogos são responsáveis por construírem, junto aos seus educandos, saberes sobre a vida, as relações sociais, a linguagem e, em consequência, as marcas de desejo. Tendo em referencia o pedagogo como o profissional encarregado do trabalho de educação das crianças e, ao mesmo tempo, a complexidade desse trabalho, talvez seja relevante refletir sobre o espaço que as teorias psicanalíticas e suas discussões acerca da educação podem ocupar dentro da formação desse profissional. Penso assim na preparação do pedagogo que deseja trabalhar o infantil, com a complexidade que isso implica e a sua necessária preparação por meio de uma formação de orientação.

Portanto, partindo do pressuposto de que a educação está presente em toda parte e que a escola não é o único espaço para que ela aconteça, e de que a pedagogia traz consigo o cuidado com a criança, a atenção à infância e o olhar crítico sobre o processo educativo, pude então perceber que tem sido cada vez mais recorrente a ocupação dos pedagogos em espaços escolares não escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com