TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A realidade da Alfabetização no Brasil

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

Alfabetização a realidade da alfabetização no Brasil.

Já dizia Paulo Freire, ‘‘A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.’’ Nos dias de hoje discutir sobre o assunto educação no Brasil está sendo um grande desafio, onde envolve diversas situações.

A infraestrutura nas escolas uma das situações, onde envolve o investimento em educação e tem sido um dos temas mais debatidos nos últimos meses. De acordo com as pesquisas Nova Escola, estudos apontam ‘‘Acabou a escassez de carteiras, lápis e livros. Mas é preciso ampliar a quantidade de instalações.’’ Realmente escolas com falta de água, inexistência de energia elétrica, bibliotecas que não funcionam, computadores parados sem internet, tudo isto na educação básica são ferramentas principais para que o ensino flua de maneira adequada, sabemos que o governo por mais que se interessassem em educação, ele por si só ficaria muito difícil, já que a política do Brasil é uma das mais corruptas do mundo, sendo assim prejudicando e atrasando na educação. Explica a Nova Escola ‘‘E mesmo assim num país com dimensões continentais e números superativos, porcentagens ínfimas equivalem a quantidade ainda vergonhosa: 700 escolas sem água, 12 mil sem esgoto mais de 15 mil sem energia.’’ Sim é vergonhoso de se ver algo assim onde o governo pouco anda se importando com isto, dando prioridades a outros assuntos, e esquecendo que para um país melhor o começo de tudo é a educação, nosso futuro precisa muito deste apoio.

Desvalorização escolar, outra situação a ser discutida, onde o foco principal é os professores desvalorizados, muitos são problemas das escolas públicas no país a falta de professor em sala de aula é muito grande percebe-se que hoje o interesse dos jovens em seguir a profissão é muito pequeno, pois eles estão olhando como anda a realidade no dia-a-dia dos educadores. ‘‘O governo deveria ouvir mais seus professores estaduais e municipais, são eles que lidam com a realidade, são eles que formam a base de todos os profissionais.’’ Cita o Portal Educação sobre a desvalorização do professor. Tema que tem muito a ser discutido pois acredito também que aqueles que escolhem esta profissão é por acreditar em um país melhor, onde aqueles que exercem a profissão realmente é por amor se dedicando ao máximo para mostrar diferenças no futuro, a desmotivação ainda assim se torna maior quando esses profissionais não percebem mudanças, mas muitos mesmo assim lutam e acreditam nas mudanças de um país melhor, e são exatamente esses que se destacam na nossa educação brasileira.

Falta de preparo dos educadores, outra situação, embora existe várias outras, ela seria uma questão onde muitos ainda têm dúvidas e se preocupam, pois todos nós sabemos que no país a falta de preparo ganha destaque quando o tema é abordado, um compromisso da gestão escolar com os educadores. Uma pesquisa da Diversa educação inclusiva na prática cita que ‘‘O reconhecimento de dificuldades na formação docente para educação inclusiva deve ser não uma justificativa para os fracassos, mas um motor para a construção de experiências bem sucedidas onde a educação e de qualidade e verdadeiramente para todos.’’ Concordando com a tese realmente apresentam necessidades educacionais, depara-se muito com professores despreparados, confusos quando o assunto envolve misturas de alunos em sala de aula, e alguns precisam de uma atenção mas detalhada (deficiências e transtornos globais do desenvolvimento) se sentem perdidos sem saber o que fazer, como fazer e como acolher esses alunos, um apelo de boa parte dos professores que hoje sentem a falta de um preparo para lidar com a situação e se sinta mais à vontade dando suas aulas e se tratando disto a gestão escolar devem analisar os fatos para então melhorar o diálogo ente professor e aluno, não esquecendo que o governo acaba prejudicando também com a falta de ajuda sobre o assunto. O Brasil tem base de sustentação e isso deveria contribuir para que haja mudanças. Embora aprendemos realmente é na prática do dia-a-dia, convivendo com os alunos, pois na faculdade a gente fica mais na teoria, e estágios são pouco tempo. Seria interessante o governo fornecer aos professores cursos de capacitação, onde ofereça essa prática, confecção de matérias e relatos de experiências, assim ajudaria bastante a desenvolver e os professores mas satisfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com