TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre professor e aluno. Na educação a distância

Artigo: A relação entre professor e aluno. Na educação a distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

O fenômeno da tecnologia, se dá como um processo irreversível. A chamada era da comunicação, a qual fazemos parte, é uma realidade que trespassa todos os âmbitos, assim sendo, a educação de modo geral, não fica de fora dessa redoma, haja visto que as atuais tecnologias remodelaram e desenvolveram as formas de interação do conhecimento, criando, consequentemente, novas perspectivas educacionais.

A competitividade, motor invisível que regula o mundo capitalista, exige de todos nós excelência na formação acadêmica, e processo continuado de aprendizagem, para sim podermos nos adequar as rápidas transformações do mundo do trabalho. E é exatamente nesse ponto, que entra o intento da educação a distância, pois a mesma se apresenta como sendo o meio extraordinário de revolucionar os velhos conceitos sobre sala de aula, espaço, tempo, restrições geográficas, econômicas, dentre tantas.

Ressoa no discurso de uma grande maioria dos pesquisadores da área da educação, como Mayor (1997), que a escola encerrada por paredes enfrenta seu declínio, e em seu lugar surge uma escola conectada ao mundo globalizado, abrindo-se como um leque de possibilidades, derrubando qualquer limite para o conhecimento. Essa ideia da “escola ampla”, melhor se encaixa nos conceitos da educação a distância. Mas o que de fato entendemos por essa modalidade de ensino? Quais seus principais desafios? Suas diferenças em relação ao ensino presencial?

Os pensadores que se dedicam a pesquisar e desenvolver a educação a distância, concordam que a principal diferença é a interação entre a fonte do estímulo e o destinatário deste estímulo. Em outras palavras, a relação professor-aluno. Na educação a distância, essa relação ganha uma cadeia tríplice: professor-meios de comunicação-aluno. Essa mediação entre professor e aluno, é vista por críticos da educação a distância, como sendo seu gargalo insolúvel, mas para Holmberg (1985), isso não se configura um problema, já que, segundo ele, toda aprendizagem constitui-se basicamente em uma atividade individual, guiado por um professor, onde poderá haver um grau menor ou maior de dependência, mas ainda sendo uma atividade individual. Holmberg ainda lança mão do primeiro conceito de educação a distância: “método de conversação didática guiada” (1960). É importante ainda, dentro desse conceito e da cadeia de relações apresentada acima, citar uma presença inédita: o tutor. Esse profissional treinado para dar assistência pessoal ao aluno, trabalha como um orientador e esclarecedor de dúvidas, que porventura possam surgir, além, é claro, de dar a sensação de proximidade entre o aluno e a instituição de ensino a qual ele pertence.

A despeito de existir um relativo consenso entre os pesquisadores da educação a distância, ainda assim, temos dificuldade em conceber um conceito genérico para a mesma, haja visto que o leque variado de concepções. Contudo, Aretio (1987), analisando os conceitos formados nas pesquisas da área, notou que algumas ideias se repetiam, então se sentiu capaz de elaborar pontos em comum que pudesse fazer as vezes de um conceito geral sobre educação a distância:

• A separação professor-aluno;

• A utilização sistemática de meios e recursos tecnológicos;

• A aprendizagem individual;

• O apoio de uma organização de caráter tutorial;

• A comunicação bidirecional.

Para Aretio (1987), a educação a distância trata-se de um sistema tecnológico de comunicação e de massa bidirecional, que ocupa o lugar da interação pessoal, em aula, apoiado pela ação sistemática de diversos recursos didáticos e o apoio de uma organização tutorial que promovem a aprendizagem autônoma dos estudantes.

A utilização dos meios de comunicação, através de diferentes recursos tecnológicos disponíveis permite criar meios para a motivação e estímulo do aluno, sendo um apoio permanente para o seu aprendizado. Ferramentas como sites de busca e pesquisa, que “abrem o mundo em um click”, ou as redes sociais, que enviam e recebem informações em tempo real, enriquecem o processo educacional e o torna mais atrativo e eficaz. Assim, na educação a distância podem ser utilizados desde os meios postais (usados nos cursos por correspondência), rádio e televisão (Telecurso 2000), e o computador, onde a internet, o veículo de informação mais poderoso atualmente, e a ferramenta mestra dos cursos superiores a distância.

É impossível dissociar a educação a distância dos meios de comunicação de massa, pois existe uma profunda similaridade na característica de proporcionar o acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com