TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia enquanto instrumento de ensino

Por:   •  27/11/2019  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

As tecnologias tem avançado em diversas esferas das práticas humanas, ainda temos na educação alguns complicadores quanto sua implementação e utilização uma vez que nem todas as unidades de ensino dispõem de espaços para laboratórios de informática ou outros recursos como sala de vídeo, auditórios ou afins. Mesmo assim, há o interesse em apropriar-se dessa ferramenta para cunho educacional a fim de trazer a escola para o século XXI e dialogar com o cotidiano dos alunos que usam ferramentas como o próprio celular com familiaridade.

Os smartphones tornaram-se populares e cada vez mais presentes entre a população brasileira, segundo pesquisa da FGV, o número de smartphones, tabletes e notebooks tornou-se maior do que a população absoluta do país no ano de 2018 (LIMA, 2018).

Dentro dessa lógica, utilizá-lo em sala de aula pode ser uma prática bem sucedida, como por exemplo o aplicativo Stellarium que funciona como um planetário e pode ser baixado gratuitamente. Por meio deste aplicativo, podemos visualizar o céu em diversos pontos da Terra, e utilizar suas ferramentas como se observássemos o céu através de binóculos, lunetas ou a olho nu (Wolf, 2019).

O conteúdo de astronomia é contemplado no sexto ano do ensino fundamental, e esse software complementaria o conhecimento sobre os astros e mesmo que nem todos tenham um aparelho celular, pode-se sugerir a organização em duplas ou trios para sua utilização. Sendo possível também instalá-lo no laboratório de informática, caso a unidade escolar possua.

Bibliografia:

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Tecnologias para Aprendizagem. São Paulo: SME/COPED, 2017.

LIMA, Mariana. Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante. 2018. Disponível em: <https://link.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-ja-tem-mais-de-um-smartphone-ativo-por-habitante-diz-estudo-da-fgv,70002275238>. Acesso em: 04 jun. 2019.

WOLF, Alexander. Stellarium. 2019. Disponível em: <https://github.com/Stellarium/stellarium/wiki>. Acesso em: 04 jun. 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com