TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Por:   •  21/2/2016  •  Resenha  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  1.921 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO: LIVRO AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL. CAP 3- ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

A avaliação mediadora em Educação Infantil. Fundamentam-se em concepções de infância e fundamentos teóricos, as práticas avaliativas só podem ser delineadas em tais fundamentos.

As questões inerentes à avaliação recrudescente em paralelo aos estudos e pesquisas sobre a infância.

Nas últimas décadas, a função dos espaços institucionais devido à profissionalização das mulheres, afastando-as de casa. Apontam principalmente para a importância de um trabalho.

Estudos de sociologia invalidam a idéia de uma educação infantil autoritária, sugerindo que se considere a criança no seu tempo e suas necessidades.

As teorias construtivistas e sociointeracionistas de conhecimento provocaram nos educadores um processo de repensar a aprendizagem de bebês e crianças.

Segundo Piaget, a criança constrói o conhecimento na sua interação com o objeto. Ao nascer possuem processos internos que lhe possibilitam a aprendizagem, mas que necessitam do meio. Segundo ele um estímulo não é estímulo ate que a criança aja sobre ele, conhecimento se constrói na interação S-O.

Muitas vezes, ao propor uma brincadeira para crianças da mesma idade, o professor perceberá que para alguns ele será muito difícil, e para outros será pouco desafiador.

Diz Franco, que a partir dessa visão, a educação deixa de ter a figura do professor como centro do processo de aprendizagem.

Segundo Vygotsky, a criança participa ativamente da construção de sua própria cultura e de sua história, construindo conhecimentos e constituindo sua identidade a partir de suas interações com o meio.

Para ele, todas as crianças têm capacidades intrínsecas de progresso, sendo assim, deve-se apenas analisar o seu potencial de aprendizagem, e não determinar do que ela deve ser capaz.

                                                                                                                                                   4

  • AÇÕES FAVORECEDORAS DO DESENVOLVIMENTO.

O desenvolvimento se dá nas crianças em ritmo evolutivo por meio de uma exploração ativa e incessante do meio.

Um exemplo é um bebê que pela sua curiosidade, alcança um surpreendente conhecimento das coisas da vida.

Segundo Kamii, Piaget explica o desenvolvimento da inteligência por meio de 4 fatores: Maturação Biológica; experiências com os objetos; transmissão social e a equilibração.

Um exemplo é a conquista do caminhar por um bebê, suas relações sociais, afetivas e suas conquistas na área cognitiva ampliam-se. É impossível, avaliar uma criança só analisando seus avanços em uma área isoladamente.

Conclui-se que na avaliação na Educação Infantil, que só podemos nos referir a aprendizagem das crianças no contexto mais amplo do seu conhecimento e que não se pode propor desafios que as crianças não conseguem realizar no momento.

Se respeitadas e desafiadas corretamente, irá naturalmente se desenvolver até onde for possível. Não é coerente então, durante uma prática avaliativa, parir de uma visão padronizada, que leve a comparações e julgamentos.

Um exemplo é uma avaliação de uma criança agitada que não participa das rodas de conversa, não aguarda sua vez de falar...

Mas será que não é esperado que uma criança de dois anos não espere sua vez de falar, esses julgamentos sobre a criança, trazem prejuízos, ela passa ser julgada “capaz” ou “incapaz”.

Aponta Angotti, que decorrente de procedimentos avaliativos como esses a criança aprende apenas a “ser comportado”, ficar sentada, quieta, fazendo apenas o que a professora mandou.

                                                                                                                                                     5

  • O QUE SE VÊ E O QUE SE DEIXA DE VER NAS CRIANÇAS.

A seguir, alguns itens de uma lista classificatória para alertar para processos avaliativos que supostamente seriam bem intencionados, mas que revelam falta de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil.

  • Participa de todas as tarefas;
  • Realiza com coerência sua auto-avaliação;
  • Aceita reclamações e críticas;
  • Espera sua vez para falar;
  • Usa as regras de cortesia (...)

A escala de avaliação que a ficha apresenta é S (sempre), QS (quase sempre), AV (algumas vezes), e R (raramente). No caso de uma criança de dois anos, com certeza ela teria, em todos os itens, a opção R assinalada. E os pais, diante disso, falariam mal e ficariam preocupados com a criança.

Segundo Kamii, as crianças evoluem da Heterônoma à autonomia pela mediação dos adultos com quem vivem, internalizando valores morais e condutas sociais construídas gradativamente.

Essas fichas classificatórias podem fazer confusões, corre está se desenvolvendo. Decorrem destes instrumentos avaliativos, ações perigosas, uma vez que eles passam a treinar ou exigir das crianças atitudes listadas nestas fichas.

Não há como se falar em ação avaliativa, como acompanhamento e mediação, desvinculando-a do cotidiano da ação educativa e da dinâmica da construção do conhecimento

A avaliação mediadora é um processo espontâneo, a medida que se admira cada criança em suas manifestações singulares do dia a dia. “Ver a criança como ela é”, significa buscar entender seu pensamento e suas ações.

Piaget aponta que não se deve seguir um roteiro com perguntas prontas, mas ajustar os desafios as hipóteses.

                                                                                                                                       

                                                                                                                                                     6

O processo avaliativo é reflexivo e alicerce do fazer pedagógico. Dá-se pela abertura dos professores ao entendimento das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com