TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 LIBRAS

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 5

AD2 – 2016.2

DISCIPLINA: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

Coordenação: Prof.ª Vera Regina Loureiro

Nome: Suzana Rodrigues Ferreira

Matrícula: 13216080054

Email:suzy_rdr@hotmail.com

Polo: Rio Bonito

Cidade em que reside: Itaboraí

 

Caro (a) aluno (a):

Essa é a sua segunda avaliação à distância.

Lembre-se que este deve ser um texto de sua autoria, com a utilização de referências bibliográficas, quando for o caso.

Nesta avaliação serão levadas em conta a objetividade e clareza do texto, bem como concordância verbal e nominal, regência, adequação vocabular, ortografia e pontuação. Estes aspectos são essenciais para a elaboração de um bom texto, premissa básica na formação de professores.

Faça sempre uma revisão final de seu texto, antes de postá-lo na plataforma.

Esta AD2 deverá ser postada na plataforma escolhendo no Menu inicial, a opção FERRAMENTAS / ATIVIDADE.

Lembre-se! a AD2 é uma oportunidade para o aprofundamento dos conteúdos!

 

 

AD2 – 2016.1

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

 

Baseando-se na leitura dos textos: Língua(gem) e identidade: a surdez em questão de Zilda Maria Gesueli;  O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos de Maria Cristina da Cunha Pereira; e Orientações sobre a prática pedagógica e o ensino voltado para o aluno surdo da equipe do IHA/SME-Rio (Cristiane Correia Taveira, Laura Jane Messias Belém, Michéli Accioly Cruz Rezende da Silva, Mônica Astuto Lopes Martins, Regina Celi Souza Costa de Moraes, e Sônia Cristina Medeiros Rocha) responda às questões 1, 2 e 3, utilizando suas próprias palavras em um texto autoral, e fazendo citações com as devidas referências bibliográficas, quando for o caso:

 

Questão 1 (2 pontos)

 

No texto de Zilda Gesueli encontramos a seguinte afirmação: “Diversos autores têm discutido a relação da língua(gem) na construção da identidade, afirmando que o sujeito se constitui como tal à medida que interage com os outros. É por intermédio da linguagem que significamos o mundo e consequentemente nos significamos”.

 

Questão: A partir da afirmação acima, analise a importância do educador surdo em sala de aula com alunos surdos. (2 pontos)

R: O educador surdo é um mediador no processo de construção da identidade e aquisição da língua de sinais para a criança surda, que começa a entender o a construção da narrativa de sinais nos seus 5-7 anos de idade, se percebendo como surdo, descobrindo novos meios de interação com o professor ouvinte e o professor surdo. Sendo assim, elas – as crianças – passam a compreender a surdez, já não mais na fase adulta.  E tornando a educação dessas crianças, uma educação eficiente.

 

Questão 2 (4 pontos)

No texto de Maria Cristina Pereira, a autora analisa, inicialmente, a concepção de língua como código, a proibição do uso da Língua de Sinais, a metodologia de ensino adotada nessa perspectiva, e suas consequências para os processos de leitura e escrita dos surdos. Mais adiante em seu texto, Pereira apresenta a proposta metodológica baseada na concepção discursivo-interacionista de língua, na qual a Língua Brasileira de Sinais é considerada como primeira língua dos estudantes surdos, fornecendo o arcabouço para a constituição do conhecimento da Língua Portuguesa como 2ª língua.

Para Pereira “Assim como ocorreu na educação de ouvintes, a adoção da concepção de língua como atividade discursiva pela escola trouxe mudanças também no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos”.

Questões: a) Quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos surdos na leitura e na escrita quando adotada a concepção de língua como código? (2 pontos)

R: No momento de leitura muitas eram as palavras desconhecidas por eles, tornando o processo de leitura algo ‘chato e até desanimador’, os afastando do gosta pela leitura, e a tornando algo muito difícil de se realizar.

Os professores davam textos adaptados e simplificados, que não desenvolviam de forma adequada a leitura desses alunos, acarretando assim o desinteresse pela leitura.

Com o pouco conhecimento que tinham sobre o uso das formas dos vocábulos funcionais, eles não conseguiam flexionar os acentos, dar concordância as frases e ordenação. Tornando-se, uma aprendizagem mecânica.

b) Analise a importância da aquisição da língua de sinais como primeira língua na proposta de educação bilíngue. (2 pontos)

R: Quando se adquire a Língua de sinais como a língua materna, para o desenvolvimento de crianças surda, torna possível uma maior interação e compreensão da cultura surda, que permitirá que ela desenvolva a construção de uma identidade positiva com relação à surdez. Com o aprendizado da língua de sinais, oportunizará o conhecimento sobre a língua portuguesa – que será sua segunda língua-  em suas praticais sociais, como: a leitura e a escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com