TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR PARA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA

Por:   •  14/9/2018  •  Monografia  •  7.300 Palavras (30 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 30

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL - ASSEFRENI

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA

CELER FACULDADES

MARISA ALVES DA CRUZ PRIGOL

ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR PARA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA

XAXIM - SC.

2013

MARISA ALVES DA CRUZ PRIGOL

ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR PARA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA

Pesquisa apresentada ao curso de Pós - graduação “Lato Sensu” em LIBRAS, chancelado pela CELER, em convênio com o INOVA.

Orientado pela Professor MS. Marcia Lazzaretti

XAXIM - SC.

2013

EPÍGRAFE

"A ideia chave na concepção de criatividade do psicólogo é o pensamento divergente. Pelas medidas padrão, considera-se que pessoas inteligentes são convergentes - pessoas que, a partir de certos dados ou de um problema difícil, conseguem chegar a uma reposta correta (ou, de qualquer forma, à reposta convencional). Em contraste, quando diante de um estímulo ou problema, as pessoas criativas costumam chegar a muitas associações diferentes, e pelo menos algumas delas são idiossincráticas e possivelmente únicas. Itens típicos num teste de criatividade pedem o máximo possível de uso para um tijolo, uma série de títulos para umhistória, ou várias interpretações possíveis de um desenho abstrato; um indivíduo psicometricamente criativo pode habitualmente produzir um espectro de respostas divergentes a um item desse tipo, e pelo menos algumas delas raramente são encontradas nas respostas dos outros".

Autor: Howard Gardner

Obra: Mentes que Criam

AGRADECIMENTO

Ao nosso bom Deus, por ter nos dado o dom da vida e a capacidade podermos alcançar a tudo que almejamos em nossas vidas. A todos nossos professores que contribuíram e enriqueceram nossos conhecimentosem toda nossa vida acadêmica. A nossa atual orientadora, Marcia, por nos ajudar com seus ensinamentos, paciência e por sempre nos mostrar que conseguiríamos vencer esta etapa de nossas vidas. Em especial a nossa primeira orientadora, Dulce, que sempre acreditou nessa pesquisa e no nosso potencial e não nos permitiu desistir nos momento de dificuldades. Aos participantes da turma de pós-graduação que, com dedicação e carinho, contribuíram para o sucesso desse estudo.

DEDICATÓRIA

Este trabalho é dedicado àspessoas que sempre estiveram ao meu lado pelos caminhos da vida, me acompanhando, apoiando e principalmente acreditando em mim: Meus filhos Mateus e Hellen pela compreensão quando da minha ausência.

Vocês são muito especiais para mim. Amo muito todos vocês!

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar como esta sendo a inclusão dos alunos surdos no municipio de Fraibrugo - SC e a adaptação do curiculo dos mesmos na Escola de Educação Básica, traz a interpretação à luz dos desafios colocados pela politica de Educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. quando o aluno chega á escola deve ser reconhecido como potencial agente responsavel por seu conhecimento. no caso do surdo ele encontrará na escola um espaço de identificação podendo relacionar-se com seu iguais tendo oportunidade de trocar experiencias, desenvolver o aprendizado em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, e reconhecer sua identidade surda. Nessa linha de pensamento entende-se a complexidade existente, como em garntir a uma criança surda um currículo que favoreça seu desenvolvimento não apenas em LIBRAS, mas também em todo seu processo cognitivo,e facilite o processo ensino/ aprendizagem. É relevante discutir o currículo como uma tarefa desafiadora que certamente irá acompanhada de muito de reflexão sobre a prática docente em sala de aula da Educação Básica.

Palavras - Chaves: Educação de Surdo, Inclusão, Direito, Cultural Escolar, Currículo Adaptado.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............

2 REVISÃO DE LITERATURA......

2.1 O PROCESSO DE INCLUSÃO.......

2.2 PROPOSTA PEDAGOGICA PARA O EDUCANDO COM NECESSIDADES ESPECIAIS.................

2.3 O CURRÍCULO ESCOLAR E O PROCESSO DE INCLUSÃO....

2.4 PROPOSTA PARA INCLUSÃO DO SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE FRAIBURGO-SC.........

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS......

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com