TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AJUDAR OS ALUNOS A TRILHAR O CAMINHO DE SUA PROFISSÃO

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

        TEMA: AJUDAR OS ALUNOS A TRILHAR O CAMINHO DE SUA PROFISSÃO.

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação, Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

 

                    KAROLINE MARIA PEREIRA OLIVEIRA: - RA: 8366409536

NOME DO TUTOR – Prof.ª MARIA CLAUDIA TIVERON LEME DA COSTA

JACAREÍ-SP

Polo de Jacareí-SP

02 de junho de 2016

  1.                                              Sumário

1 INTRODUÇÃO        3

2 JUSTIFICATIVA        4

3 OBJETIVO        6

3.1 objetivo geral        6

3.2 Objetivo especifico        6

4 METODOLOGIA        7

5 CRONOGRAMA        11

6 AVALIAÇAO............................................................................................................12

 

        

  1. 1 INTRODUÇÃO

 

A escolha da profissão é considerada pelos jovens um momento de indecisão, apreensão quanto ao futuro profissional, também pudera são tantas as opções de qual a profissão escolher, qual caminho a ser seguido, é um momento em que todos querem ajudar o jovem a se decidir cabe ao educador nortear o aluno mostrando á ele opções das quais ele é quem deve se decidir mostrar á ele como esse é um momento decisivo, mas que também não e o fim do mudo. Com todas essas opções fica mesmo difícil para o estudante decidir qual a melhor opção para seu futuro.

  1. 2 JUSTIFICATIVA

Durante o período colonial as escolas eram rígidas, tradicionais e muito religiosas, voltadas para a elite. Em 1500 a 1975 a politica estatal nas escolas era quase inexistente, pois não era exigido muito dos trabalhadores, pois os trabalhos que eram na maioria das veze braçal era feito pelos escravos, E foi só em 1945 a 1964 que veio a primeira lei de diretrizes e base da educação (LBD) que definia a educação como direito de todos e a partir da nação, partido do pressuposto da escola como leiga, livre e universal, desde então e direito de todo cidadão ir a escola para que se prepare para o marcado de trabalho e a vida, com o contexto histórico de quem não era da elite e nem tinha estudo ficava com os trabalhos braçais hoje em dia ainda restam alguns vestígios desse tempo onde e cobrado o estudo para que se cumpram as funções de comando no mercado de trabalho. Levado por esse ponto é papel do colégio futuro promover ações em tenham como foco o futuro profissional de ossos alunos norteando-os.

E com o intuito de fazer parte dessa escolha tão importante na vida do aluno o colégio particular futuro que conta com o laboratório de informática e amplas salas de apresentação e com data show. Irá realizar um trabalho pedagógico que contará com a experiência e o profissionalismo do corpo docente de professores. Cada um com suas especializações irão tratar em sala de aula as duvidas dos alunos e trabalhar em cima das possíveis profissões, juntamente com a comunidade ao redor da escola e os pais dos alunos. O projeto será realizado nos 1ª anos A, B e C.2ªanos A, B e C.3ªa, B e C durante todo o ano de 2016. Serão os próprios alunos que irão atrás da resposta que precisam como qual profissão eu mais gosto? Em qual eu me encaixo melhor? Vai me trazer felicidade? Entre tatas outras que lhes afligem. No projeto todas as matérias serão envolvidas (Português, Matemática, Geografia, Historia, Sociologia, Filosofia, Química, Física, Inglês, Biologia) que contará com 13 professores dois de português, dois de matemática, dois de Biologia e o restante das matérias um professor para cada, todos com cursos específicos da matéria e com regulares cursos de atualizações que são ótimos no que fazem e tem um grande envolvimento com a comunidade, pois a maioria leciona há anos no colégio futuro e conhece a realidades das famílias que ali se encontram de classe media pra alta, onde contamos também com alunos bolsistas e repetentes, grande parte dos nossos alunos já tem algo em mente para o ensino superior mais cabe a nos norteá-los. As nossas aulas ocorrem no período matutino, noturno para o ensino médio. Temos como proposta ter uma maior interação com os alunos tendo em base que eles se abram conosco para que possamos ajuda-los a se ajudar mostrando a eles onde encontrar soluções para suas duvidas, o colégio futuro tem papel de não só forma-los mais ajuda-los e norteá-los a seguir seus novos objetivos e obstáculos, reforça-los para novas batalhas que se iniciarão com o futuro profissional esse o nosso trabalho e obrigação para com eles. É papel do colégio futuro promover ações em tenham como foco o futuro profissional de ossos alunos norteando-os.

  1. 3 OBJETIVO
  1.            3.1 objetivo geral

O projeto será dividido em quatro etapas que serão realizadas cada uma em um bimestre, O objetivo geral é que os alunos foquem nas profusões e se empenhem nas atividades a serem realizadas em aulas e que tenha iteração do aluno, escola e comunidade que ao longo do ano do qual ira ajudar o aluno a se direcionar e faze-los se questionar sobre questões como;

 ●qual a profissão ele tem em mente agora.

● no que ele e bom.

●como ele se vê quando estiver formado.

São algumas das questões nós deverão ser mostradas a eles ao logo do ano.

           

           3.2 Objetivo especifico

Temos como objetivo no primeiro bimestre ver o que o aluno já tem em mente e quais são as opões que ele tem, no decorrer do segundo as pesquisas que serão feitas mostrarão a ele as oportunidades de faculdades cursos técnico, um leque maior de informação interagindo com os outros alunos, no terceiro eles terão contato com ex-alunos que estão cursando ou terminaram a faculdade e como esta sendo a atuação no mercado de trabalho. No ultimo terão uma feira de profissões onde os alunos em grupo mostrarão a faculdade em que escolheram e que tem em mente para o futuro que será aberto a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com