TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 2

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Uma criança ao entrar para a escola, já traz um conhecimento de mundo que deverá ser valorizado pelos professores alfabetizadores. A. Qual a importância de se valorizar este conhecimento? É de extrema importância valorizar o conhecimento que a criança adquire vivenciada no cotidiano, pois assim é possível estabelecer uma aprendizagem mais significativa para que torne um conhecimento efetivamente concreto. Neste contexto o professor cria um ponto de partida, onde tornara plausível o trabalho pedagógico. Sabemos que a alfabetização esta diretamente relacionada com as experiências de vida e de linguagem das crianças, portanto aprendizagem não sucede no mesmo ritmo para todos os educandos e que eles não trilha exatamente os mesmos caminhos. Apropria conjuntura de conhecimento adquiridos anteriormente ao ingresso à escola não é uniforme. Precisamos é observar o que ela está pensando e como o está fazendo, para podermos auxiliá-la na sua desenvoltura rumo a alfabetização e letramento.

B. Como o (a) professor (a) pode estabelecer no seu planejamento uma relação entre o saber que a criança já possui e o conteúdo a ser ensinado?

O professor (a) deve realizar seu planejamento sabendo que as crianças tem um papel ativo no aprendizado, que elas constroem o próprio conhecimento. Em seu planejamento deve esta sempre criando um ambiente de aprendizagem que contribui para o processo de alfabetização.

Objetivo principal oferecer à criança o maior número de vivências possíveis com a língua escrita para que ela possa ter um material de qualidade para atuar cognitivamente, construindo assim sua alfabetização.

Cabe o professor (a) em seu planejamento a metodizar, sistematizar a aprendizagem da cultura escrita, tornando assim a aprendizagem inicial da língua escrita uma atividade mais prazerosa para os educandos. Para tal, o professor deve avaliar estas diferenças e trabalhar com elas de forma a que cada aluno possa caminhar evolutivamente no seu processo de alfabetização acrescentando novas experiências as anteriores, suprindo caso necessário a “bagagem” não adquiridas por alguns dos educandos, por questões culturais, econômicas, diversas, tornando assim um aprendizado significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com