TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  30/4/2018  •  Artigo  •  6.838 Palavras (28 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 28

Ribeirão Preto/SP[pic 1]

Vanessa Maria Nogueira de Melo

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

          Aprendizagem, Alfabetização e Letramento.

Divinópolis/MG

2015

Vanessa Maria Nogueira de Melo

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

          Aprendizagem, Alfabetização e Letramento.

.

PROJETO DE PESQUISA apresentado como requisito parcial da disciplina Psicopedagogia sob a orientação da Coordenadora EAD: Ana Flávia de Oliveira Santos.

Divinópolis/MG

2015


Sumário:

RESUMO:.        1

1        Introdução:        1

2        Definição do assunto:        5

3        Tema:        6

3.1        Colocando em prática a Alfabetização e o Letramento:        8

3.2        Alfabetizar exige conhecimento e criatividade:        8

3.3        Características dos gêneros textuais:        8

3.4        Delimitação do tema:        9

4        Problematização:        9

5        Objetivos:        9

5.1        Objetivos gerais:        10

5.2        Objetivos específicos:        10

6        Justificativa:        10

7        Hipótese:        11

8        Fundamentação teórica:        12

9        Procedimentos metodológicos:        15

10        Técnicas para coleta de dados:        15

11        Análise e interpretação dos dados:        16

12        Considerações Finais:        18

13        Referências:        20


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Vanessa Maria Nogueira de MELO¹

RESUMO: Este trabalho apresenta a concepção de alfabetização, como um método de contínua reflexão, sobre o ato da leitura e da escrita, através de experiências sociais expressivas. Aborda ainda a origem do termo letramento, como suplemento à alfabetização de forma a apreciar o cotidiano social no qual o sujeito está inserido. Abordamos como fundamental a desempenho comprometido do professor na importância dos saberes prévios dos sujeitos envolvidos, fundamental para atribuir significado e estabelecer autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Adotamos a pesquisa qualitativa de perspectiva etnográfica, a qual se justifica mediante sua relevância social e interesse pelo estudo do tema e, um aprofundamento teórico a cerca dos conceitos de alfabetização e letramento para o pedagogo em, sua formação inicial, bem como contribui para uma reflexão por parte dos profissionais da educação, em torno da aquisição da leitura e escrita pelas crianças dos anos iniciais do Ensino fundamental. Os dados empíricos são apresentados e analisados em dois momentos que denominamos de aula e conversa informal. O resultado dos dados sinaliza para a compreensão de que mesmo o aluno dos anos iniciais demonstrando deficiência em algumas das quatro habilidades básicas da linguagem como: ouvir, falar, ler e escrever, quando orientado, pedagogicamente, pelo professor pode surpreender, com suas idéias na elaboração de suas atividades falada ou escrita, orientações estas que se dão através de situações reais, tanto por meio da escrita quanto da oralidade, promovidas por práticas que possam de fato, superar possíveis dificuldades enfrentadas pelos alunos.

Palavras-chave: Aprendizagem, Alfabetização e Letramento.

  1. Introdução:

A finalidade do trabalho é de destacar a importância do professor trabalhar com maior frequência a oralidade com seus alunos. Realizar leituras individuais, compartilhadas, enfim, que ele (o professor) descubra uma maneira de fazer com que as crianças vejam a importância de trabalhar a leitura e seus diversos gêneros textuais dentro da sala de aula.

É destacada também a importância do trabalho de leitura e escrita de textos no processo de alfabetização. De fato, não mais se admite pensar em alfabetização como simples aquisição de um código de tradução e produção de sinais gráficos.

A literatura acadêmica tem respaldado uma mudança de enfoque no que se refere aos modos de ensinar a leitura e a escrita, recomendando uma integração, desde as fases iniciais, entre atividades de reflexão acerca do sistema de escrita alfabético e o contato intenso com a produção e leitura de textos diversificados.

No entanto, a passagem entre o que se defende enquanto princípios e concepções e o fazer efetivo em sala de aula não ocorre de forma automática. A sala de aula é, portanto, o foco deste trabalho, que foi pensado a partir da crença de que é somente fazendo e refletindo sobre o que é feito lá que poderemos avançar nessa passagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)   pdf (274.8 Kb)   docx (93 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com