TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.395 Palavras (22 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

FACULDADE EINSTEIN

ANDRÉ CARDOSO ALCANTARA

IRLENE CRISTIAN FERREIRA PORTO ALVES

        ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

DIFICULDADE DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I:

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

2016

        

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

DIFICULDADE DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I:

ANDRÉ CARDOSO ALCANTARA

IRLENE CRISTIAN FERREIRA PORTO ALVES

Trabalho solicitado pelo professor Antônio Soares Tavares Neto como pré- requisito avaliativo de conclusão do curso de pós graduação Alfabetização e Letramento.

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

2016

Alcântara, André Cardoso. Alves Irlene Cristian Ferreira Porto. Dificuldade de Apropriação da Leitura no Ensino Fundamental I. 2016. 20 p. Artigo Alfabetização e Letramento Curso de Pós- Graduação – Faculdade Einstein, Livramento de Nossa Senhora, 2016.

RESUMO

Muito se tem falado, refletido e discutido sobre o comportamento humano e a falta de preparo das escolas para atender e entender os alunos com dificuldades de aprendizagem e de relacionamento para que  aconteça  e necessário levar em consideração alguns fatores: desenvolvimento  psíquico, o social, o cognitivo e o afetivo. Este artigo busca encontrar alguns motivos para dificuldades de apropriação da leitura. Mostrando as dificuldades das crianças nas séries iniciais, com o processo de aquisição da linguagem escrita, pois nas series iniciais encontra-se muitos alunos com idade avançada que ainda não sabe ler e nem escrever.  Apresenta-se algumas de aprendizagem relacionando-se as mesmas ao fracasso escolar. Para construção do artigo oi utilizada pesquisa bibliográfica através da concepção de vários educadores sobre o tema. Sendo assim procuramos compreender como ocorre a aprendizagem, e a partir disso, procuramos identificar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais que influenciam o processo de ensino/aprendizagem, especificamente da leitura e da escrita.

Palavras-chave: Aprendizagem. Dificuldades na Leitura. Fracasso Escolar.


SUMÁRIO

1 Introdução----------------------------------------------------------------------------------- 0 4

2 possíveis causas da dificuldade de apropriação da leitura... ....................06

2.1 Processo de Aquisição da Leitura e Escrita------------------------------------------ 09

2.2. O Processo de Escolarização do Aluno desde a Pré-Escola---------------- -11

3 Conhecendo o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade--------13

3.1 Dificuldades das Crianças na Leitura e na Escrita: características----------- 15

3.2 O Papel do Professor diante da Dificuldade da Criança na leitura e escrita ------ 15

3.3 O papel da Família no Desenvolvimento da Aprendizagem da Criança---- 16

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------------18

4. Referências bibliográficas--------------------------------------------------------------20

  1. INTRODUÇÃO

        O presente artigo apresenta um tema que decorre de questões levantadas durante todo o curso, dos estudos realizados e das situações vividas no dia-a-dia em sala de aula enquanto educador.

        Pensando assim, pesquisar este tema surgiu da necessidade de entender por que tantas crianças passam anos na primeira série do ensino fundamental, sendo reprovadas por não se apropriarem da leitura e da escrita, ainda que a leitura e a escrita sejam ferramentas, por excelência, não só da formação continuada, como também da aprendizagem informal, do gosto e da diversão durante toda a vida.

        Sabe-se que não existe uma idade ideal para que aconteça o aprendizado da leitura e da escrita, mas o que se questiona é: Por que tantos anos repetindo a mesma série, e o aprendizado não acontece?

        Com este estudo espera-se que todos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente, neste trabalho, possam refletir sobre esta problemática como também para o crescimento pessoal, social e acadêmico, pois ver um aluno com quinze anos de idade numa segunda série do ensino fundamental sem ter apropriado da leitura e da escrita é algo que angustia, além do próprio aluno, a família a escola e a sociedade.

        Tendo em vista que ler e escrever é processo dinâmico no qual o leitor tem a oportunidade de tornar-se crítico, para conquistar a chance de ser cidadão responsável e comprometido com sua realidade social como bem afirma Lajolo (1993, p.7) que, “lê-se para entender o mundo, para viver melhor”.

        Sabe-se que nem toda criança que entra na escola aprende a ler e a escrever de uma hora para outra. Seja como for, a escola deve estar preparada para lidar com as dificuldades e individualidades de cada criança, no domínio da leitura. Por isso, o acesso de toda criança à leitura deve ser garantido assim que ingressam na escola, tendo facilidade ou dificuldade para apropriar-se dela.

        No anseio por respostas a esta pergunta, este estudo de caso tem como objetivo geral identificar as possíveis causas da dificuldade de apropriação da leitura de um aluno com quinze anos de idade na segunda série do ensino fundamental I de uma escola no município de Belo Campo - BA. Especificamente, buscou-se analisar a relação afetiva do aluno com a família; investigar o processo de escolarização do aluno desde a pré-escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (234.4 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com