TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  16/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  1.898 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

Alfabetização e Letramento

TÁBOTA EGIMAR MARCELINO KUTZ

Alfabetização e Letramento

Vitória

2014

TÁBOTA EGIMAR MARCELINO KUTZ

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Relatório de Práticas Pedagógicas apresentada ao Centro de Estudos em Pós-Graduação e Pesquisa – CESAP, como requisito parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento.

Vitória

2014

Relatório de Práticas Pedagógicas

Esse relatório foi construído a partir de minhas observações e experiências, em instituições de Ensino Fundamental, da rede pública e particular nos municípios de Cariacica e Viana no Espírito Santo. As referencias para a confecção deste relatório se deu através dos métodos e teorias estudadas no curso de pós-graduação.

O objetivo desse relatório e o aprimoramento de conhecimentos relacionados ás práticas de alfabetização e métodos utilizados por profissionais para alfabetizar crianças, jovens e adultos.

A alfabetização faz parte da necessidade que o ser humano tem de exercer sua cidadania através da leitura e da escrita na contemporaneidade. O cidadão precisa saber decodificar o mundo para ser parte integrante da sociedade moderna. Partindo dessa necessidade observamos os desafios que os profissionais da educação têm enfrentado para alcançar resultados significativos em seu trabalho.

Segundo as profissionais o grande desafio está em alfabetizar crianças cujo a participação da família na vida escolar é escassa.

Quando uma criança ingressa na escola, sua primeira tarefa é aprender a ler e escrever, sendo a alfabetização o centro das expectativas de pais e professores. Sendo assim cabe aos profissionais pensar e repensar suas praticas e métodos alfabetizadores usados na sala de aula.

Dada a grande relevância a temática abordada questionei aos docentes sobre os métodos usados por eles para alfabetizar as diferentes faixas etárias presentes no ambiente escolar. Uma profissional que atua a mais de 18 anos com ensino fundamental I relatou que faz uso de todos os métodos, pois segundo ela não se pode ficar preso a um só método como, por exemplo, o método tradicional. Segundo ela o aluno é um ser único e nem todos aprendem da mesma forma e sua peculiaridade deve ser levada em consideração.

Ainda essa profissional falou sobre métodos de alfabetização, que no inicio de sua carreira docente fazia uso somente do método tradicional e acreditava que esse era o único capaz de atender as necessidades de seus alunos.Com o passar dos anos através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com