TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  19/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE SÃO? COMO SE RELACIONAM?COMO “ALFABETIZAR LETRANDO?”

       O processo de alfabetização é algo construído passo a passo em relação ao conhecimento da leitura e da escrita. Entende-se como uma pessoa alfabetizada quando lê, compreende e consegue produzir pequenos textos simples, de diferentes tipos e que atendam a determinadas finalidades no seu cotidiano.

      Para tanto, se tratando de educação de jovens e adultos, além de compreender e conhecer ele precisa expressar-se e ter uma visão critica e reflexiva sobre a realidade no seu dia a dia. Os educadores possuem muitas experiências e historias de vida que são muito importantes para o seu aprendizado e para tanto, cabe ao educador ser o mediador e aproveitar esses conhecimentos prévios, ou seja, todas as experiências vividas que eles possuem para alfabetiza-los, pois através desses conhecimentos poderá desenvolver uma alfabetização críticos com visão de mundo e capazes de mudar a historia social.

     A alfabetização precisa ter o compromisso humano de possibilitar a integração, a socialização e valorização dos sujeitos através de diálogos e reflexão resgatando a auto-estima dos educandos e assegurando-lhes a educação como um direito humano e que a mesma proporciona a eles o domínio  da leitura e da escrita para que assim sintam interesse e tornam-se cidadãos alfabetizados e letrados no meio social, superando enfim os obstáculos e construindo ativamente os seus conhecimentos que necessariamente são importantíssimos para a sua vida.

    Também é muito importantes no processo de alfabetização, que o educador trabalhe com diferentes e diversificados tipos de textos, pois os mesmos ajudam no processo de aprendizagem dos educandos e quando significativos contribuem para melhor desenvolvimento na leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com