TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  30/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO – FAED

DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

PROFESSORA: DALVA GODOY

FASE: 5ª FASE

ACADÊMICA: BRUNA MARQUES DO NASCIMENTO

2ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

4ª JORNADA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

12ª JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO

        A Jornada da Alfabetização aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto de 2016 na Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. No dia 23, terça-feira, participei do Simpósio denominado: “Habilidades metalinguísticas e de decodificação, vocabulário e prosódia: relações com a aprendizagem da leitura e da escrita”, coordenado por Dalva Godoy (Udesc) e Lucilene Lisboa de Liz (Udesc). Foram apresentados cinco trabalhos, quatro deles da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um da Universidade do Estado de Santa Catarina.

         O primeiro trabalho, “Os correlatos cognitivos da nomeação automatizada rápida em escolares do 3º ano do ensino fundamental” foi apresentado por Deborah Ambre de Freitas e Giuliana Ramires, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Foi analisado a Nomeação Automatizada Rápida (RAN) e seus correspondentes cognitivos em alunos do 3º ano do ensino fundamental. Com a pesquisa concluíram que ao estimular tanto a agilidade verbal, quanto a agilidade de processamento, pode-se impactar a RAN, possibilitando assim, o aumento da fluência com que a leitura é alcançada.

        O segundo trabalho apresentado foi “Dificuldades gerais em leitura: um estudo com crianças participantes das oficinas de leitura e escrita”, apresentado por Raquel Carlos Magno Andrade e Aline Barreto Candia, as duas também da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

        O terceiro trabalho apresentado neste simpósio foi “Leitura e escrita de palavras por crianças disléxicas participantes das oficinas de leitura e escrita” apresentado por Stéfani Parraga Abbate e Joyce Moreira Diniz, ambas também da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O referido trabalho tratava sobre a dislexia, estando esta associada a alterações neurobiológicas que resultam em prejuízos nas habilidades linguísticas, dificultando o reconhecimento preciso ou fluente de palavras, onde acontecem também problemas de decodificação e dificuldades na ortografia.         

O quarto trabalho apresentado por Stella Amaral Varizo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, “Relação entre acesso lexical e a velocidade de leitura nos escolares com queixas de aprendizagem”, nos trouxe que a dificuldade na decodificação causa impacto na vida do escolar, trazendo prejuízos para o desempenho acadêmico. Ela mostrou em seu trabalho o objetivo de explorar a relação entre a velocidade de leitura e o acesso lexical em escolares com diferentes diagnósticos.

O quinto e último trabalho foi apresentado por Natália Fortunado da Universidade do Estado de Santa Catarina, “Uma década com instrumentos de avaliação da consciência fonológica”. A pesquisa apresentada buscou saber quantos e de que tipo foram os instrumentos de avaliação da consciência fonológica utilizados por pesquisadores e a que área estes pertenciam. Conclui ao fim o decisivo apoio da consciência fonológica para a aprendizagem alfabética mesmo que em número restringido. Ao fim da apresentação foi indicado um livro em que muito me interessou e que acredito ser muito enriquecedor para uma prática pedagógica, chamado “Consciência Fonológica em crianças pequenas”, de ADAMS, M.J.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com