TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTAÇÃO NA CRECHE: AUTONOMIA E PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS

Por:   •  11/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 7

ALIMENTAÇÃO NA CRECHE: AUTONOMIA E PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS

        OBJETIVOS

  • Observar a participação e reação das crianças no momento da alimentação;
  • Identificar de que modo é feita a organização e a disposição desses alimentos;
  • Observar o tempo que as crianças têm para comer. (Cronometrar o começo e o fim do momento do lanche, almoço e janta);
  • Compreender o papel dos professores e dos demais profissionais no momento da alimentação.

      ROTEIRO:

  • Identificar quanto tempo as crianças têm para comer e como esse tempo é disponibilizado;
  • Observar como são os utensílios utilizados no preparo dos alimentos;
  • As crianças têm oportunidades de escolher quais alimentos querem comer?
  • A professora planeja a organização desse momento?


1. ALIMENTAÇÃO NA CRECHE: autonomia e protagonismo das crianças 

O tema alimentação na creche: autonomia e protagonismo das crianças, nos parece extremamente importante de ser investigado, pois é parte integrante do cotidiano das escolas da infância e marcam a cultura alimentar, as interações e papel das crianças e do professor neste processo.

Neste sentido, o projeto de pesquisa foi realizado no Núcleo de Educação Infantil Anjo da Guarda, localizada na rua  Dom Diniz, n°350, Balneário Camboriú. A creche atualmente atende crianças de 0 a 3 anos de idade (do berçário ao M2), no período integral. a coleta de dados ocorreu por meio da observação direta do ambiente, com uso de protocolo, entrevistas, registros fotográficos estudo referencial teórico. Portanto Neste relatório falaremos dos cuidados e protagonismo das crianças que devem ser tomadas na hora da alimentação, que devem ser tomados na educação infantil, a disposição e organização e disponibilidades dos alimentos e o envolvimento dos profissionais na hora da alimentação enquanto as crianças estão na escola.

Com base nas observações realizadas e com os dados coletados durante as idas a campo, sabemos que a escola é um lugar privilegiado, já que acompanha todas as etapas do desenvolvimento das crianças. Por isso, uma alimentação saudável, é de extrema importância. Afinal, uma rotina alimentar adequada pode influenciar em todo o desenvolvimento do organismo, dos órgãos, músculos e ossos das crianças. Além disso, é nesse período da vida que começam a serem definidos os hábitos alimentares, de modo que prevalecerão na fase adulta.  

Para Póvoa (2005, p.1 apud CUSTÓDIO, 2008), “A evolução do ser humano no planeta vem sendo determinada pela ampliação de sua inteligência”, por isto é essencial que se impulsione o gosto pela boa alimentação.

Fechar este item aqui como ideia que aponta também a importância da autonomia e protagonismo das criança

[pic 1]

1.1 ORGANIZAÇÃO E PREPARAÇÃO [pic 2]

O estudo de campo foi realizado durante três dias no período vespertino, onde observamos como é a interação das crianças no momento das refeições.  

Em relação às interações observamos, nos dias que estivemos na creche, que em todas as refeições as crianças sentam-se juntas, uma ao lado da outra, e recebem igualmente a disposição dos alimentos. As cozinheiras preparam os pratos prontos e os deixam encima do balcão para que as professoras distribuam para as crianças, assim que todas estejam devidamente sentadas em seus lugares a mesa. Podemos observar que os alimentos foram servidos em pratos de vidros,

O prato já está feito –não há escolhas? Nas mesas há toalhas? Como são os pratos? Plástico, vidro? , comem de colher? . como deveria ser? Trazer referencial

Entre as cem linguagem, não podemos esquecer as linguagens da comida. Todos os seres humanos, e em particular as crianças que estão em contínuo crescimento, têm uma relação vital com a comida. Porém, a comida não é somente alimento é também uma linguagem, um verdadeiro alfabeto com o qual construímos a nossa relação com os outros e com o mundo. (EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. 1999, p. 38)

Em relação aso tempo, observamos que as refeições  duram em torno de 15 a 20 minutos, dependendo de cada criança.  No lanche, realizado às 14h30min, elas comem sempre algo mais leve, como uma fruta, bolo, pão ou bolacha, e tomam água, suco ou café. A professora distribui pratos de plásticos individualmente, para que os pequenos não sujem a mesa com farelo dos alimentos e para colocarem as cascas das frutas.

Na janta, realizada às 16h30min, as professoras distribuem os pratos prontos preparados pela cozinheira da creche. Logo após, a professora passa com uma bandeja de salada e verdura oferecendo esses alimentos as crianças.

Observou-se que todas as refeições do dia são preparadas com base no que está descrito no cardápio formulado pela nutricionista.

“Para a nutricionista Vanessa Manfre, a escola tem o papel de fornecer a refeição baseada nas recomendações nutricionais de cada criança, considerando o tempo em que elas estão naquele espaço. E também promover ações capazes de introduzir novos alimentos e fazer com que os estudantes conheçam, manipulem e mastiguem novos alimentos” (BASÍLIO, 2016.)

Em relação aos modos de armazenamento e preparação dos alimentos, não pudemos tirar fotos do depósito onde ficam armazenados os alimentos, por falta de autorização da direção, mas, pudemos ter acesso a este espaço, portanto, identificamos que a alimentação na instituição é de qualidade, bem preparada, favorecendo a aceitação dos alimentos. “O cardápio é elaborado por quatro nutricionistas e são diferenciados de acordo com a faixa etária dos alunos e suas necessidades nutricionais.” (Homrich, 2017). Também, é fiscalizado e acompanhado, “todas as ações que envolvem a merenda escolar de Balneário Camboriú são acompanhadas pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que visa garantir a qualidade dos alimentos bem como a saúde das crianças.” (Homrich, A prof quer saber de onde foi essa ref.2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (210.5 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com