TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE VIABILIDADE DO PROJETO

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Dourados

2021

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        12

8        CRONOGRAMA        13

9        RECURSOS        14

10        AVALIAÇÃO        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO

Este projeto que tem como tema “ O uso das tecnologias digitais como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, nos anos inicias do ensino fundamental”, tem como principal meta a inovação dos métodos de ensino através do uso das tecnologias na educação.

Ao aplicar este projeto pretende-se romper com os métodos tradicionais de ensino, proporcionando aos estudantes aulas que produzam nos mesmos o interesse pelo conhecimento, e que faça com que aprendam de forma leve e prazerosa.

O projeto também visa capacitar os professores, para que estejam preparados para ensinar usando as novas tecnologias, contribuindo para o sucesso das aulas e consequentemente da aprendizagem dos alunos.

  1. TEMA

O presente projeto de ensino tem como tema “ O uso das tecnologias digitais como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, nos anos inicias do ensino fundamental”

Este é um tema bastante relevante devido ao cenário atual da educação e poderá contribuir para a inovação do ensino.

 Esta temática faz com que o projeto seja facilmente aplicado em sala de aula pelos pedagogos, e além disso possui grande viabilidade, devido ao fato de existir inúmeros matérias de pesquisa que abordam o assunto e facilitarão a escrita do projeto.

  1. JUSTIFICATIVA

A ideia para este projeto se deu pelo fato de que, com o avanço da tecnologia e da crescente globalização a sociedade tem mudado dia após dia. A forma de pensar e agir das pessoas tem seguido os padrões da era digital, tudo gira em torno da tecnologia. As brincadeiras e jogos da infância foram trocados por jogos online, o acesso a informação que antes eram adquiridos através de materiais físicos, hoje podem ser obtidas através de um clique nas telas do celular, tablet ou computador.

Neste sentido, fica evidente que os métodos tradicionais de ensino não cabem para esta geração de alunos, é preciso inovar, tornar as aulas mais atraentes e dinâmicas.

A respeito disso, Otto acrescenta que:

A sala de aula é um grande espaço de aprendizagem, professores buscam significar, tornando-o mais prazerosa e eficiente a aquisição de conhecimentos. Mas porque não ampliar este espaço? Com o uso das tecnologias podemos ampliar este espaço, conhecendo não apenas o pequeno mundo em que se vive, mas buscando novos conceitos, linguagens, expressões. Trazendo novas metodologias de ensino, as tecnologias oferecem ferramentas que geram maneiras diferentes de ensinar.

Além disso a sociedade vive num senário de pandemia onde o distanciamento social se fez necessário, levando as escolas a aderirem ao ensino remoto, onde a inserção das tecnologias como ferramenta para o ensino e aprendizagem é essencial, visto que as mesmas diminuem a distância entre professor e aluno proporcionando um feedback entre os mesmos e levando a uma aprendizagem dinâmica e significativa.

  1. PARTICIPANTES

Este projeto de ensino se destina aos professores e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, da Escola

  1. OBJETIVOS

Objetivo geral:

  • Inovar os métodos de ensino através do uso das tecnologias na educação.

Objetivos específicos:

  • Aumentar a qualidade do ensino;
  • Proporcionar aos alunos aulas mais dinâmicas e interessantes;
  • Despertar nos alunos o interesse pela pesquisa;
  • Demostrar os vários métodos de ensino e aprendizagem, que podem ser adotados utilizando as tecnologias na educação;
  • Incentivar os alunos a desenvolverem suas habilidades;
  • Diminuir as taxas de reprovação;

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

        

Nos dias de hoje é comum ver crianças utilizando aparelhos de celular, tablet, etc., sem nenhuma dificuldade. A tecnologia faz parte do cotidiano das crianças, que muitas vezes passam a maior parte do seu tempo assistindo, jogando ou interagindo em redes sociais.

Esta inserção das crianças no mundo da tecnologia, traz para os educadores o grande desafio de tornar suas aulas interessante para estes estudantes. Isso porque um indivíduo que está habituado a ter acesso a qualquer informação através de um clique, jamais ira se interessar pelos métodos de ensino tradicionais e além disso o uso do celular pelos alunos na sala de aula, que não sejam para fins pedagógicos, distrai os alunos tornando difícil o trabalho do professor e contribuindo para o baixo rendimento dos alunos.

Neste sentido se tem uma situação problema, onde o uso das tecnologias digitais pelos alunos tem se tornado motivo de conflito para as escolas que não estão preparadas para lhe dar com esta situação. Sendo assim, porque não adotar o uso destas tecnologias digitais como ferramentas para o ensino e aprendizagem destes alunos? Porque não tornar as aulas mais interessantes utilizando recursos que eles gostam e estão habituados a utilizar no seu dia a dia?

A sala de aula precisa ser um ambiente prazeroso onde os alunos tenham interesse em aprender e descobrir novas perspectivas de conhecimento e as tecnologias podem contribuir para que isso ocorra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com