TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDENDO COM AS DIFERÊNÇAS

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMADEENSINOPRESENCIALCONECTADO

PEDAGOGIA

ROSIMAR MORO

memorial de formação

[pic 3]

Alta Floresta

2013

ROSIMar moro

ROSIMar moro

memorial de formação

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação: Desenvolvimento e aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis educativa. Politica Publica na Educação Básica.  Teoria e Praticas do currículo. Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade. Semináriointerdisciplinar II

Profs. Carlos Eduardo Gonçalves, LisnéiaRampazzo, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Fagula, VilzeVidotti, Rosely Montaglinini, Bernadete Strang e Fabio Luiz da Silva.

Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.

Tutora de sala: Janaina Oliveira de Paula.

Alta Floresta

2013

Memorias de minha infância e as experiências vivenciadas na escola

É com honra que neste trabalho vou destacar algumas lembranças que constituíram minha infância e adolescência, que considero importantes. Pois a infância para mim e outras pessoas é lembrada com muita alegria e deixa muitas saudades mesmo que em determinadas circunstância lembramos vários episódios de sofrimento e tristeza.

        No ano de 1988 aos seis anos de idade mudamos para o estado do Mato Grosso, cidade de Alta Floresta na zona rural em um sítio com uma distância de dois quilômetros da escola, ano seguinte já com sete anos fui matriculada na escola para cursar a primeira serie como diziam naquela época, e só com essa idade teria o direito de estudar, então ai começa os meus primeiros entendimentos sobre oque fazemos na escola, no começo tudo era alegria, mas com o passar do tempo percebo que havia na sala de aula uma menina sobrinha de nossa professora e filha do diretor da escola, com seis anos de idade, a dedicação que ela tinha com a aluna era muito, pois passava quase a aula toda na carteira de sua sobrinha prejudicando o resto da turma isso me incomodou, tínhamos que ler uma lição por dia ate o fim da cartilha, para passar para a próxima série, comecei a ter dificuldade nas lições com isso não me deixava ir ao banheiro e até ficava sem recreio, no primeiro dia me calei no segundo dia fiz xixi na sala devido não aguentar segurar, meus colegas riram de min, desse dia em diante começou a minha revolta e ninguém conseguia me segurar quando dizia que eu estaria sem intervalo e já começava a planejar o que ia fazer, se iria sair pela porta ou pela janela mais sairia de qualquer jeito, certo dia fiquei de castigo e ela por ser uma pessoa ignorante ficou na porta ai  decidi que eu ia sair de qualquer jeito então fui em direção à porta quis me segurar, ao tentar sair acabei batendo em sua barriga que estava enorme devido à gravidez. Faltando mais ou menos quatro meses fiquei doente, ao voltar já quase no termino do ano não me deu mais oportunidade e me reprovou foi uma dor infernal, pois além de ver meus amigos passar para a segunda serie tinha que enfrenta-la de novo.

 Um ano novo começa, para minha alegria chegou outra professora chamada Luzia que veio para substituir a professora anterior no período de licença maternidade, fiquei no meu canto com medo de acontecer tudo outra vez, mas logo percebo que Luzia muito firme no que diz, mas tem logica no que diz e cumpre com suas obrigações. Pediu  para corrigir os exercícios de quem tinha terminado ao levar o meu caderno ganhei parabéns com uma carinha feliz, foi um momento de emoção. Todos os dias eu dedicava mais e mais, sabia que meu caderno ia ganhar outro detalhe para minhas recordações. Foi ai que descobri o quanto estudar é importante hoje tenho orgulho de lembrar-me dessa faze e ver que venci, perdi o contato com a professora Luzia, pois a mesma foi embora para outra cidade, já a primeira professora que para min foi ruim mais ou menos dez anos depois morreu ela e a filha em um trágico acidente de carro na curva de Cuiabá Mato Grosso ficou vivo o marido e outra filha que também estavam no carro isso me deu um aperto no coração mesmo ela sendo mau. No terceiro ano já cursando a segunda serie encontrei um professor muito bom onde tratava todos por igual, com muita alegria e educação, foi um ano maravilhoso tive novos amigos que veio de outras cidades e estados além dos que reprovaram, acabei ajudando dizendo que isso também aconteceu comigo foi onde  tornando melhores amigas.

Expectativas quanto à passagem do ensino Médio para a Educação Superior

Em 2001 com o término do segundo grau começou a preocupação, qual curso superior faria, sendo que meu sonho de ser uma médica pediátrica tinha desmoronado devido às condições de meus pais, que não dava para me manter em outro estado, muito menos pagar as mensalidades que não são baratas foi difícil, mas por fim me acostumei. Irene uma das minhas amigas de infância falou que faria prova para técnico de enfermagem na semana seguinte, as inscrições ainda estava aberta, de tanto ela me chamar resolvi fazer a prova resultado passei. Hum e agora, faço? Bateu uma dúvida enorme, pois eu não queria ser só uma técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com