TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA -UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplinas: Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.

ELIANE MENDES DOS SANTOS RODRIGUES R.A 9413570445

LETÍCIA FERREIRA SANTOS R.A 9603514652

KIVIA APARECIDA RIBEIRO R.A 9413570431

MARIA CORDEIRO DOS SANTOS R.A 9223394795

ROSEMIRA FROES CABONATO R.A 9904011384

Tutor de sala: Sumaia de Oliveira Azevêdo.

RIO VERDE – GOIÁS

2015

INTRODUÇÃO
                         

O presente trabalho, busca a reflexão sobre a realidade que a educação brasileira vem enfrentando com a inclusão de crianças com deficiência física ou mental no ensino regular. Desse modo vimos quanto é importante nos aprofundarmos sobre o assunto, compartilhando, trocando conceitos e opiniões. E hoje com o auxílio das tecnologias e as redes sociais, podemos fortalecer o acompanhamento dos pais e dos demais profissionais da escola, ao desenvolvimento de seus filhos e alunos, por meio de um blog na internet.

DESENVOLVIMENTO

                          A Educação Inclusiva compreende a Educação Especial, favorecendo a diversidade na medida em considera todos os alunos, tendo ou não alguma necessidade especial.

                          Sabemos que há necessidades que interferem significativamente no processo educativo, exigindo ações, como formação continuada na Educação Especial, dando apoio com a utilização de recursos e base especializada de modo a propiciar a aprendizagem de todos os alunos. Também é necessário lembrar que o apoio da família junto a escola, é muito importante  para que o profissional propicie a integração social de alunos especiais.

                         Todos têm direito à educação, e as diferenças devem ser compreendidas e respeitadas. Para fazer a inclusão verdadeira, garantindo a aprendizagem de todos os alunos na escola regular, temos que nos unir num mesmo propósito.  Mas não podemos esquecer que cada escola tem em seu contexto, problemáticas diferentes umas das outras.

Com base em algumas entrevistas realizadas, dentro da proposta de realização do Desafio, com professoras da Educação Infantil, sobre a inclusão e os principais desafios enfrentados ao lidar com alunos especiais, foi visível dificuldade em definir o termo "inclusão", mostrando o quanto ele ainda é pouco arraigado, visto que, em algumas situações o professor, em seu percurso profissional, é marcado por uma série de investimentos de ordem pessoal, ética, profissional.

Para exercermos a reflexão e mudanças de atitudes discriminatórias, podemos começar desde já, trabalhando com nossos alunos, situações de relações de amizade e o respeito às diferenças. Podemos desenvolver com o tema "diversidade" práticas pedagógicas com ricos significados.

Utilizando a ludicidade, as crianças aprenderão brincando a conviver e respeitar a diferença do outro, e logo irão repassando às pessoas com as quais convivem.

Um exemplo seria uma atividade cujo tema envolva o cotidiano da turma, como por exemplo, na hora do desenho livre.

Vamos utilizar o tema "Meu Amigo Diferente É Especial".

Desenhos  das crianças e seus comentários dentro das entrevistas realizadas:

[pic 2]

Comentário da criança sobre o amigo especial: "ela é minha amiga, é diferente porque faz xixi na roupa, fala enrolado e tem o rostinho diferente dos outros colegas". 

Essa criança tem síndrome de down, e se conheceram há um ano, quando começaram a estudar juntas.

[pic 3]

Comentário da criança sobre o amigo especial: "tem três anos que estudamos na mesma escola e ele estuda numa sala diferente, mas na hora do recreio jogamos juntos. Ele é especial porque brinca e fala que nem eu". Ele tem síndrome de down e moram próximos um ao outro.

[pic 4]
Comentário da criança sobre o amigo especial: "
ele não pode andar no chão só na cadeira, daí so brinco de conversar. Alguns colegas falam que ele é diferente, não pode brincar de bola e correr, mas minha professora falou que ele pode brincar sim mesmo que sentado, pois pode brincar com as mãos". Estudam juntos na mesma turma há dois anos.

Para um melhor entendimento de nosso trabalho na escola, com o intuito de propor discussões e possíveis soluções em nosso trabalho quanto a Educação Inclusiva, criamos um blog onde mostra um pouco não só de nosso trabalho, mas o que nossos alunos sentem e como observam a inclusão de alunos especiais no ensino regular.

“Meu Amigo Diferente É Especial”

www.pedagogasanhanguera0315.blogspot.com.br

ENTREVISTA SOBRE O TEMA INCLUSÃO

IDENTIFICAÇÃO:

Nome: Marina Lopes Idade: 33Tempo de Formação:10anos

Tipo de instituição que atua: (x ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental ( )

Tipo de cargo na escola: (x ) Professor ( ) Coordenador ( )Diretor ( ) Outro

PERGUNTAS

1.O que é, para você, a inclusão do portador de necessidades educacionais especiais?

R.É a incerção do aluno com necessidades especiais no ensino regular.

2. Você tem algum caso de inclusão na sua sala, ou na sua escola?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (210.9 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com