TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ-BREVES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIENCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA 2017

PROFESSOR. ESP: LENILSON CORRÊA PUREZA.

DISCIPLINA: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

ALUNO: SANCLEY PANTOJA VIEIRA

BREVES/PA

2018

Análise histórica da formação de professores no Brasil

Analisando historicamente a educação no Brasil, identificamos que em todos os momentos sempre que se fez algo no campo da educação houve intenções voltadas a elites hegemônicas do momento. Podemos dar ênfase nos seguintes momentos.

A colonização foi o primeiro momento, pois a coroa portuguesa precisou pacificar e controlar os nativos isso foi feito pelos jesuítas através da catequização dos índios, aculturando-os, impondo as suas culturas. Esse período foi de 1549 a 1759 encerrando-se com a expulsão dos jesuítas do Brasil pelo marques de pombal já que os jesuítas através da educação já exerciam uma grande influência sobre a população e isso causou embates dos poderes hegemônicos vigente. Dá-se então a disputa nas vertentes religiosas e vertentes leigas. Que só veio haver modificações no período de 1932 a 1961 com o surgimento de várias teorias chamadas criticas nas quais reduzia a escola como mera reprodutora das condições dos poderes hegemônicos vigentes “A reprodução” (Pierre Bourdieu e Passeron 1930).

No momento que se deu procedimento nas teorias críticas surgiu a educação nova como revolucionária respondendo a todas as necessidades. No entanto, surgira um conjunto de críticas mostrando que a Educação Nova, continuava no campo burguês, por tanto não assegurava profundas transformações no campo social.

Em 1932, é lançado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. E em 1934, com as discussões em torno da Constituição, polarizam-se as posições no âmbito da educação entre os liberais, representados pelos escolanovistas, e os católicos, que defendiam a posição tradicional em educação. Contudo ambas continuavam a reproduzir as condições dominantes da sociedade burguesa. Sendo assim, era preciso que se analisasse a educação pela visão política e pelas teorias da educação.

Foi então que Demerval Saviani desenvolveu a teoria Histórico-crítica tomando como base de pesquisa para desenvolver sua teoria, as seguintes teorias A reprodução que é uma teoria do sistema de ensino como violência simbólica (Pierre Bourdieu e Passeron) e também A Escola como Aparelho Ideológico do Estado (Louis Althusser) e também a teoria A Escola Capitalista na França, a Escola “Dualista” (Baudelot e Establet).

Saviani em 1982, com a sua teoria Pedagogia histórico-critica veio explicar historicamente que a Escola Tradicional surgiu com o capitalismo. A escola tradicional foi construída como instrumento de redimir a humanidade da opressão e permitir que os súditos se convertessem em cidadãos, quando ela ainda era revolucionária. Mas quando ela se tornou conservadora, ela abandonou a busca da igualdade essencial entre os homens.

Então, vem a Escola Nova falando do interesse das crianças, que deveriam ser respeitados juntamente com suas diferenças começando a justificar as desigualdades ao invés as combate-las. Então ele demonstra que uma posição realmente revolucionária não está nem no campo da educação tradicional e nem no campo da escola nova, mas sim em uma teoria que supere ambas no sentido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com