TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES LÚDICAS E O ESTIMULO AO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

Por:   •  28/5/2019  •  Monografia  •  15.091 Palavras (61 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 61

FATECE

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

DÉBORA REGINA DE OLIVERA RODRIGUES

AS ATIVIDADES LÚDICAS E O ESTIMULO AO DESENVOLVIMENTO  DOS ALUNOS.

PIRASSUNUNGA

2015

FATECE

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

DÉBORA REGINA DE OLIVERA RODRIGUES

AS ATIVIDADES LÚDICAS E O ESTIMULO AO DESENVOLVIMENTO  DOS ALUNOS.

Monografia apresentada como exigência do curso Educação Infantil e Letramento sob orientação da

professora Adriana Costa Gonçalves.

        

Pirassununga

2015

DEDICATÓRIA

Gostaria de dedicar e agradecer a tutora Adriana, a Deus em  primeiro  lugar, ao  meu esposo Vladimir e a minha família.

“Uma criança que, domina o mundo que a cerca é a criança que se esforça para agir neste mundo. Para tanto, utiliza, objetos substitutos aos quais confere significados diferentes daqueles que normalmente possuem. O brinquedo simbólico, o pensamento, está separado dos objetos e ação surge das ideias e não das coisas”.

Vygotsky (1998)

           

RESUMO

 

Este trabalho tem como  objetivo, as  atividades lúdicas e o  estimulo ao desenvolvimento do aluno. Os jogos, as atividades para exercitar a habilidade mental e a imaginação, as brincadeiras tipo desafios, as brincadeiras de rua, ou seja, toda a atividade lúdica agrada, entretém, prende a atenção, entusiasma e ensina com maior eficiência, porque transmite as informações de várias formas, estimulando diversos sentidos ao mesmo tempo e sem se tornar cansativo. Em um jogo a carga informativa pode ser significantemente maior, os apelos sensoriais podem ser multiplicados e isso faz com que a atenção e o interesse do aluno sejam mantidos, promovendo a retenção da informação e facilitando a aprendizagem. Portanto, toda a atividade que incorporar a ludicidade pode se tornar um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

 Palavra – chave:  Lúdicas,brincadeiras, jogos, aprendizagem.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

CAPITULO I O LÚDICO AO LONGO DA HISTORIA        10

1.2- A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A BRINCADEIRA        13

1.3- JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA ATUALIDADE.        24

CAPITULO  II A IMPORTÂNCIA  DA  LUDICIDADE NO UNIVERSO  INFANTIL  ESCOLAR        26

2.2 O LÚDICO E AS PRATICAS PEDAGÓGICA        29

2.3- AS TECNICAS LÚDICAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.        31

CAPITULO IIIDESENVOLVIMENTO INFANTIL  ATRAVÉS DO LÚDICO        34

3.2-  PERÍODO SENSÓRIO MOTOR- 0 Á 2 ANOS        35

3.3- PERÍODO ´PRÉ - OPERACIONAL  - 02 Á 7 ANOS        39

3.4- PERÍODO OPERATÓRIO  CONCRETO 07 AOS 12 ANOS.        42

3.5- PERÍODO HIPOTÉTICO INTUITIVO OU PENSANTE. 11 AOS 12 ANOS        45

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        51


INTRODUÇÃO

O uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem serve como estímulo para o desenvolvimento do aluno e faz com que ele aprenda o valor do grupo. Por meio do lúdico, o aluno realiza aprendizagem e torna-se um agente transformador encontrando uma forma de representar o seu contexto. É o vínculo que une a vontade e o prazer durante a atividade.

Os jogos educacionais se caracterizam por estimular a imaginação infantil, auxiliar no processo de integração grupal, liberar a emoção infantil, facilitar a construção do conhecimento e auxiliar na aquisição da auto-estima.

Os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. O jogo de regras marca o enfraquecimento do jogo infantil e a passagem ao jogo adulto, que é a atividade lúdica do ser socializado, possibilitando desencadear os mecanismos cognitivos de equilibração e é também um poderoso meio para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. A Escola deve enfatizar o jogo, as situações-problemas, os desafios e conflitos. Essas práticas devem ser freqüentes nas salas de aula, pois, por meio do jogo, a criança sente uma razão intrínseca para exercitar sua inteligência e capacidade. As crianças podem reforçar conteúdos vistos em aula de uma maneira atraente e gratificante. O jogo na perspectiva construtivista constitui-se em um recurso pedagógico de inestimável valor na construção da escrita e da leitura, além de propiciar o desenvolvimento cognitivo. Os jogos proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O lúdico influencia no desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente em uma determinada situação e estimulando sua capacidade de discernimento. Os jogos possuem um papel relevante no processo de aprendizagem fazendo os alunos adquirem iniciativa e autoconfiança

Por meio do brinquedo a criança aprende a

agir em uma esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. O brinquedo estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Os jogos educacionais oferecem um mecanismo alternativo de aprendizagem e ganham popularidade nas escolas. Eles devem ser usados adequadamente pelos professores como um poderoso motivador para o início do processo de aprendizagem, estimulando as relações cognitivas como o desenvolvimento da inteligência, as relações afetivas, verbais, psicomotoras e sociais. Os jogos provocam uma reação ativa, crítica e criativa dos educandos, socializando o conhecimento. O aluno é diferenciado e valorizado como pessoa. Os aspectos afetivos são determinantes na construção da personalidade e eles se revelam de forma explícita no jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (100.3 Kb)   pdf (383.3 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com