TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE LÚDICA COMO ESTÍMULO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  21/2/2018  •  Monografia  •  8.326 Palavras (34 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 34

RESUMO

Este trabalho relata sobre como está sendo abordado o ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental e suas práticas em sala de aula. Visto que, nos últimos anos a presença da Matemática na escola tem sido justificada por sua utilidade prática, sua importância como conhecimento necessário para dar prosseguimento a estudos de nível superior e por suas características, identificadas como pré-requisito para a escolha de algumas profissões, procura-se, por meio dessa pesquisa identificar como esse processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental, é conduzido pelos professores, utilizando-se da motivação por meio de atividades lúdicas que possibilitem o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático, fundamental para responder aos anseios da sociedade da qual fazem parte e na qual devem também ser capazes de atuar com consciência e competência na vida adulta.

Palavras-chave: Educação. Ensino Fundamental. Matemática. Aprendizagem.

ABTSTRACT

This paper reports on how it is being addressed the teaching of mathematics in the early grades of elementary school and its practices in the classroom. Since in recent years the presence of mathematics in school has been justified by its practical usefulness, its importance as knowledge needed to proceed to higher level studies and their characteristics identified as a prerequisite for the choice of some professions, looking through this research to identify how this process of teaching and learning in primary education, is conducted by teachers, using the motivation through play activities that enable the development of logical-mathematical knowledge, essential to respond to the needs of society to which they belong and which should also be able to act with awareness and competence in adulthood.

Keywords: Education. Elementary School. Mathematics. Learning. 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................

2 O LUDICO COMO INSTRUMENTO DA APRENDIZAGEM ............................

2.1 Conceito ........................................................................................................

2.2 A importância do brincar ...............................................................................

2.3 Os jogos no ensino da matemática ...............................................................

3 O PROFESSOR E A METODOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA .........

3.1 O papel do professor .....................................................................................

3.2 O ensino da matemática ................................................................................

3.3 A atividade lúdica em sala de aula ................................................................

3.4 O aprendizado da criança ..............................................................................

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................

7

9

9

11

13

18

18

19

21

24

29

30

1 INTRODUÇÃO

Embora utilizado em todas as áreas do conhecimento, o ensino da matemática em nossas escolas, muitas vezes pode se distanciar do seu principal objetivo que é o direcionamento de ensino-aprendizagem para a construção da cidadania e participação ativa do educando na sociedade. Esse distanciamento ocorre quando nos dias atuais as escolas utilizam o ensino da matemática tradicional baseado na aprendizagem mecânica, de mera transmissão de conhecimentos, no qual os alunos se condicionam a receber informações prontas, acabadas, gerando nos educandos sensações de medo e insatisfação e até a incapacidade de decodificar os sinais do dia-a-dia, tornando-os consequentemente excluídos da sociedade.

A motivação é fator fundamental da aprendizagem. Sem motivação não há aprendizagem. Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livro, sem escola e sem uma porção de outros recursos, mas um dos elementos principais, a motivação, deve partir do professor. Mesmo que com inúmeros recursos favoráveis, se não houver motivação, não haverá aprendizagem. Um dos motivos para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.

Ensinar matemática é fazer com que o aluno aprenda a desenvolver o raciocínio lógico independente da criatividade e da capacidade de resolver problemas, o que requer superação de alguns obstáculos que comumente estão associados à disciplina de matemática. Utilizar a ludicidade para ensinar matemática é uma maneira inteligente para a superação de tais obstáculos. O ensino da matemática através dos jogos, por exemplo, eleva o jogo como instrumento que transforma a Matemática, tão apavorante, em uma fonte inesgotável de satisfação, motivação e interação social.

Ao iniciar a vida escolar, a criança inicia o processo de alfabetização, não só na sua língua materna como também na linguagem Matemática, construindo o seu conhecimento segundo as diferentes etapas de desenvolvimento cognitivo; um bom ensino nesse nível é fundamental. Antes mesmo da intervenção educativa, as crianças têm ideias prévias sobre quase todos os temas que a escola aborda, e à medida que vão crescendo, têm a oportunidade de observar, inúmeras informações escritas e numéricas em seu dia-a-dia.

O educador precisa conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com