TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO

Por:   •  2/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

        [pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO

Priscila Fregonezi Ferreira RA: B15DAG5

SOROCABA

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................03

DESENVOLVIMENTO................ ............................................................05

ANEXO 1- IMAGENS.....................................................................07

ANEXO2-ENTREVISTA.................................................................08

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................09

REFERÊNCIAS..............................................................................10

SOROCABA

2018

  • INTRODUÇÃO

  Vivemos em uma sociedade complexa onde existem diversos interesses e conflitos, por isso a política surgiu com o intuito de ajudar o bem comum de todos os cidadãos que vivem nela.

Segundo o dicionário Michaelis a palavra política que dizer: “Arte ou ciência de governar; arte ou ciência de organização, direção e administração de nações ou estados”. Já a palavra pública segundo o mesmo dicionário significa: “Pertencente ou relativo a um povo ou ao povo; que serve para uso de todos”.

Então através desses significados podemos dizer que a política pública é a arte de governar, organizar e administrar o que é pertencente ao povo, ou seja, é um sistema de ações sociais que compreende um esforço da sociedade e das instituições para garantir de forma permanente, os direitos de cidadania a todos, principalmente os mais necessitados que estão a declive da pobreza e esquecido pelos políticos.

Hoje em dia, considera-se a educação um dos âmbitos mais importantes para o desenvolvimento de um país. É através de aquisição de conhecimentos que uma nação cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito, pois o processo é lento e precisa, sobretudo, de paciência e principalmente, ação.

Nos últimos anos tem mostrado na mídia uma queda no índice de analfabetismo e isto se deve, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil. Com isso, o governo municipal, estadual e federal tem dedicado um pouco mais nessa área, criando inúmeros programas com a finalidade de melhorar a qualidade dos ensinos nas escolas públicas brasileira, pois acredita que um país para se evoluir necessita de uma educação de qualidade. Nenhum país progride com uma educação precária, todas as pessoas necessitam e deve ter acesso, no mínimo, a educação básica.

Para uma política pública ser realimente eficaz é necessário um Programa - é um conjunto de atividades constituídas para serem realizadas dentro de cronograma e orçamento específicos disponíveis para a implementação de políticas, ou para a criação de condições que permitam o alcance de metas políticas desejáveis (Silva, 2002, p. 18). E um Projeto – é um instrumento de programação para alcançar os objetivos de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto final que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação do governo. Quando essas operações se realizam de modo contínuo ou permanente, são denominadas de Atividades (Garcia, 1997, p. 6).

Alguns exemplos de projetos e programas são: EJA- Educação para Jovens e Adultos; Programa Brasil Alfabetizado; PROUNI- Programa Universidade para todos e etc. Sempre organizadas com objetivos e metas, para ser possível alcançar a eficácia nesses termos.

Após saber da importância de tais políticas percebemos que como parte integrante da sociedade,devemos conhecer como isso nos tem atingido e mostramos se estamos satisfeitos ou não.

Como objetivo levantado, gostaríamos de mostrar através de entrevistas realizadas com uma professora, coordenadora pedagógica e diretora, como a política pública tem sido feita na área da educação. Lembrando que a identidade das mesmas foi preservada, utilizamos apenas as iniciais do nome e sobrenome.

  • DESENVOLVIMENTO

Realizamos nossa pesquisa em uma escola municipal de Tapiraí - SP, o nome da escola é “José de Moura Glasser”. O nível socioeconômico das crianças que frequentam a escola é baixo, ou seja, são crianças pobres que estudam lá.

Ao realizarmos a pesquisa pudemos perceber que o assunto tratado em muitas das vezes não é discutido pelo corpo docente. Acredito que as pessoas já ligam a palavra “política” a algo que não tem mais jeito, ou que não podemos contribuir em nada.

Nesse local entrevistamos a professora A.L.V do 4º ano do ensino fundamental, a mesma nos relatou que as políticas públicas dentro da escola não funcionam muito bem, para ela, o sistema busca diversas alternativas, porém o resultado final é pouco satisfatório. A mesma afirmou que a educação é a base de tudo, mas para se chegar em um bom resultado será necessário mais comprometimento dos nossos políticos. O governo precisa investir muito mais na educação a começar pela valorização do professor.

A outra entrevistada foi a coordenadora pedagógica M.C.D.S.G, para ela as políticas públicas têm influência nas escolas, porém muitas não se consolidam, para surtir efeito devem ser feitas de acordo com cada região. No caso dos professores a entrevistada afirmou que falta muito na questão salarial, ou seja, o professor ganha muito pouco e assim trabalham em dois cargos para poder se manter.

Em outra questão quando perguntada sobre as avaliações externas disse que são importantes, porém são feitas de forma generalizada, pois os alunos são diferentes e não se deve utilizar o mesmo critério para todos.

Segundo a coordenadora pedagógica a educação no Brasil tem aberto oportunidades para os jovens estudar e só não estuda quem não quer.

Entrevistamos em seguida a diretora M.D.F.P.D.S, onde relatou que as políticas públicas têm se preocupado muito com a questão educacional, elas têm se preocupado muito com a questão educacional, elas têm se voltado com olhar mais preocupado diante do sistema educacional, ou seja, o governo vem buscando diversas alternativas para atender os interesses educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (695.8 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com