TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA II

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.761 Palavras (20 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA II – 60h

[pic 3][pic 4]

O dossiê é uma avaliação, por isso deve ser feito individualmente e seguindo as normas da ABNT para a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia literal de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual).

Ao constatar as irregularidades acima descritas, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

OS SERES VIVOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Na natureza, os animais são agrupados em reinos; elabore uma tabela comparando os reinos e cite exemplos de animais de cada reino

Resposta:

Reino

Características

Exemplo

Monera

São unicelulares; não apresentam núcleo organizado (são procariotas); são microscópicos (microrganismos); de acordo com a Biologia Evolutiva, foram as primeiras formas de vida que se desenvolveram em nosso planeta.

Bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.

Protista

São eucariotas; são organismos intermediários, ou seja, apresentam características de animais (caso dos protozoários) e plantas (caso das algas).

Amebas, flagelados, esporozoários e algas.

Fungi

A maioria das espécies é multicelular; absorvem alimento de matéria orgânica, morta ou viva; geralmente se desenvolvem em locais com pouca luz e muita umidade; são eucariotas; a reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

Cogumelos, leveduras e bolores

Animalia

São multicelulares, então não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento; a maioria das espécies (cerca de 95%) são invertebrados; a minoria (cerca de 5%) são animais vertebrados e possuem a capacidade de locomoção.

Homem, cão, gato, zebra, leão, cavalo, aranhas, serpentes, lagartos, sapos, caranguejo, escorpião, pato, galinha, gavião, peixes e insetos.

Plantae

Composto pelas plantas; são organismos eucariotos; produzem o próprio alimento através da fotossíntese; maioria das espécies é multicelular; com relação às flores e sementes, algumas espécies produzem e outras não.

Árvores, arbustos, gramíneas, musgos, orquídeas, lírios, palmeiras e samambaias.

Fonte: http://planetabiologia.com/os-cinco-reinos-dos-seres-vivos/

http://biologiaemsi.blogspot.com.br/p/5-reinos.html

http://www.suapesquisa.com/resumos/cinco_reinos.htm 

02. Pesquise sobre o reino plantae e descreva a importância das plantas para os seres vivos. 

Resposta:

O Reino Plantae ou reino vegetal são eucariontes e pluricelulares, as plantas são capazes de realizar a fotossíntese, pois são autótrofos, ou seja, são capazes de converter a luz do sol em energia. As plantas tem um papel fundamental  para a manutenção da vida na terra, ela não nos fornece apenas oxigênio, elas permitem a existência de grande parte dos seres vivos, inclusive nós.

  •  As plantas e as algas transformam o Dióxido de Carbono em Oxigênio,
  •  Servem de filtros de muitos poluentes
  •  Reduzem as ondas de calor,
  •  É o habitat de grande parte dos seres vivos,
  • É o alimento de muitos seres vivos que nos comemos,
  • Absorvem grandes quantidades de água das chuvas impedindo cheias,
  • Absorvem grandes quantidades de água das chuvas impedindo o arraste de sais minerais e outras substâncias da terra que permitem o crescimento das plantas e impedindo que o local em si se torne num deserto,
  •  Muitas plantas têm fins medicinais 
  • Ajudam a preservar a biodiversidade.

03. Com base no artigo “por que os alimentos mofam”, responda:

a) Qual o tema do artigo?

Resposta: Fungos nos alimentos

b) Segundo o artigo, onde os fungos são encontrados?

Resposta: Frutas, madeiras, couros, pão, tecidos.

c) Quando foram observados pela primeira vez?

Resposta: Em 1588 por Gian Battista Della Porta.

d) Cite e diferencie os tipos de fungos existentes na natureza.

Resposta:

 Bolor: Muito comum em alimentos e plantas. Costuma enfraquecer o hospedeiro. É de tamanho microscópico e costuma gerar manchas brancas nas frutas e folhas.

 Champignon: Muito comum na culinária, pois é comestível.

Levedura: São microscópicos e unicelulares. Muito usado na fermentação de massas e de bebidas alcoólicas. Sua reprodução ocorre pelo processo de brotamento.

Mofo: Composto por hifas (massa de filamentos fungais). Cresce em formato de flocos de algodão. Se desenvolvem em alimentos (pão, frutas, legumes, etc.) e também em fezes de animais.

Trufa: Uma espécie de fungo comestível muito apreciado pelo gosto diferenciado. Usadas na alta culinária, em função de seu preço elevado, as trufas se desenvolvem na debaixo da terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (805.7 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com