TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DE JEAN PIAGET E DE LEV SEMYONOVICH VYGOTSKY PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  9/6/2020  •  Abstract  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NICOLA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA:

ALUNA:

CONTRIBUIÇÕES DE JEAN PIAGET E DE LEV SEMYONOVICH VYGOTSKY PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Falar em Prática Pedagógica implica em pensar no cenário que envolve os sujeitos, os objetos do conhecimento, as relações entre eles e como ocorre o entrelaçamento destes aspectos relacionais. É pensar na relação Professor e aluno, professores entre si, a organização do trabalho pedagógico, a metodologia empregada, os conteúdos abordados, o agrupamento de

Epistemologia Genética do Desenvolvimento.

A principal questão para Piaget é como se passa de um estado De menor conhecimento para o estado de maior conhecimento. Para ele, a aprendizagem é construída internamente e depende do nível de desenvolvimento do sujeito. Piaget procurou estudar os processos de formação de pensamento da criança e concluiu que isso ocorre por meio da ação do sujeito com o meio. Essa visão é chamada de visão interacionista da aprendizagem, ou seja, conhecer é organizar, estruturar explicar a partir das experiências.

É a ação de cada um sobre o meio. O desenvolvimento cognitivo ocorre por meio dessas trocas e é estruturado internamente pelo sujeito pelos processos chamados assimilação e acomodação. Na assimilação o meio que é alterado para ser incorporado a partir do que já é conhecido e na acomodação o organismo que é alterado, o processo de desenvolvimento depende de fatores internos ou processos mentais e depende da maturação e das experiências com o meio. Isso ocorre pela equilibração que seria a organização dessas atividades mentais a partir dos conflitos chamados por ele de conflitos cognitivos que temos com o meio.

Por exemplo, quando um bebê tenta pegar um objeto e não consegue, essa resistência do  meio faz com que esse bebê crie um novo esquema mental pois ele precisa puxar,  já que ele não consegue pegar. Desta forma, o seus esquemas precisam ser aperfeiçoados. Isso quer dizer que para Piaget o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de estágios que são caracterizados por uma forma de agir e de pensar, ele estabeleceu uma divisão em quatro estágios cognitivos pelos quais todos os seres humanos passam e que evoluem em sequência, são eles:

Estágio Sensório Motor; Estágio Pré Operatório; Estágio Operatório Concreto; Estágio Opera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com