TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias do Desenvolvimento de Jean Piaget e Lev Vygotsky

Por:   •  1/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE PSICOLOGIA (FAPSI)

 

BEATRIZ TADROS PINHO

 

 

 

ANÁLISE COMPARATIVA

Teorias do Desenvolvimento de Jean Piaget e Lev Vygotsky

 

 

 

MANAUS

2022

BEATRIZ TADROS PINHO

 

 

 

 

 

 

 ANÁLISE COMPARATIVA

Teorias do desenvolvimento de Jean Piaget e Lev Vygotsky 

Análise comparativa apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do curso de Psicologia, ministrada pelo prof. Enio Tavares. 

 

 

 

 

MANAUS

2022

  1. ANÁLISE COMPARATIVA

Dentre as fontes de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, destacam-se duas teorias de diferentes, porém ambas dotadas de uma perspectiva interacionista. A essência dessa perspectiva é a ideia de que o conhecimento é advindo da interação do sujeito com os objetos inseridos no meio. Faz-se necessário analisar as diferenças e semelhanças, dentre outros aspectos significativos, nas teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky.



  1. A TEORIA DE JEAN PIAGET

Jean Piaget nasceu em 1896 e desenvolveu a sua teoria a partir do viés construtivista, a qual sugere que o conhecimento é resultado de interpretações e interações com o mundo. Sua obra tem enfoque no conhecimento e na capacidade do desenvolvimento cognitivo a partir das estruturas mentais. O questionamento norteador de suas pesquisas é: como os indivíduos constroem o conhecimento e como ele evolui?

Ao longo de sua teoria, Piaget abordou vários aspectos conceituais importantes. Sua Principal teoria é a da Epistemologia Genética. Segundo Abreu (2010, v. 20, n. 2, p. 361-366), Epistemologia Genética objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos, sem tentar reduzir os últimos aos primeiros, o que justifica, e ao mesmo tempo delimita, a especificidade de sua pesquisa epistemológica: o termo genético.

.

  Piaget caracterizava a inteligência como uma forma de adaptar o sujeito ao mundo, seguindo o pressuposto construtivista. Além disso, também percebia a inteligência como uma estrutura organizadora de processos e elementos mentais, organizados em níveis de conhecimento, para que assim informações fossem reorganizadas no psiquismo.

Uma das suas principais teorias é a Teoria da Equilibração, que é esclarecida a partir dos conceitos de assimilação e acomodação. A assimilação consiste na interação do sujeito com um objeto desconhecido, dessa forma, ele reordena suas estruturas mentais para assimilar esse novo objeto. Já a acomodação acontece quando o indivíduo é capaz de alterar e reorganizar a informação previamente assimilada, funciona como um mecanismo adaptativo do psiquismo. Sendo assim, a partir desse constante movimento de equilíbrio, desequilíbrio e reequilíbrio, acontece o desenvolvimento cognitivo e a incorporação de conhecimento pelas estruturas mentais.

Quanto ao processo do desenvolvimento, Piaget atribui à criança diferentes estágios que ocorrem de acordo com a idade. Segundo ele, existem três estágios definidos, o sensório motor, que ocorre dos 0 aos 2 anos; o pré-operatório, presente dos 2 aos 7 anos e o operatório que domina a partir dos 7 anos. Porém, o estágio operatório é subdividido em dois estágios, o operatório concreto, que acontece dos 7 aos 11 anos e o operatório abstrato, dos 12 anos em diante.

De acordo com a teoria dos estágios de desenvolvimento, o estágio sensório motor ocorre antes do desenvolvimento da linguagem pela criança. Nesse estágio não há muitas estruturas mentais, porém há foco nas ações e percepções. Já no estágio pré-operatório, a criança percebe de forma mais incisiva a realidade em si, a partir disso desenvolve a linguagem e seu psiquismo se organiza para operações concretas. Já no estágio operatório concreto, ocorre a interiorização das ações da criança, maior desenvolvimento do raciocínio lógico e maior compreensão das regras e normas vigentes. Além disso, no estágio operatório abstrato, apresenta-se maior capacidade de compreensão de situações e fatores abstratos. Há maior desenvolvimento de hipóteses, teorias e possibilidades, com isso os processos mentais já acomodam mais bagagem de conhecimento para favorecer a assimilação e interiorização de novos conceitos.

  1. A TEORIA DE LEV VYGTOSKY

Lev Vygotsky já desenvolve seus estudos a partir de uma base marxista e uma perspectiva social. Cria então, a teoria Sócio-histórica ou Socioconstrutivista com os princípios advindos do materialismo histórico, a fim de perceber a influência das interações sociais e culturais no psiquismo humano. Diante disso, para ele, a inteligência é um fenômeno psicológico humano que se desenvolve a partir do contato externo e depois é internalizado.

 Dentro da sua teoria existem três ideias principais. A primeira afirma que as funções psicológicas tem um suporte biológico, a segunda infere que o psiquismo funciona e se desenvolve a partir das relações entre o indivíduo e o meio e a terceira afirma que a relação homem / mundo é mediada por símbolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com