TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA RODRIGUES

Por:   •  11/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 5

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA RODRIGUES

Profa. Fabiana Chinalia

Palavras- chave: dificuldades de atenção, fatores familiares, fatores sociais.

INTRODUÇÃO

As dificuldades de aprendizagem em crianças é tema de interesse nos meios educacionais.

O cotidiano nas escolas, muitas vezes, mostra um quadro bastante preocupante em se tratando do desempenho tanto da leitura como escrita.

Destaca-se que essas crianças com dificuldade de atenção e domínio da escrita estão propicias a apresentar uma baixa autoestima, depressão.

Muitas crianças apresentam um desempenho normal em atividades psicomotoras, sendo ágeis em correr, pular, saltar, dançar, decorar letras de músicas, jogos de vídeo game etc., e em relação a compreender conteúdos apresentam dificuldades, sendo rotuladas erroneamente como preguiçosas, desatenta, hiperativas.

Partindo dessas perspectivas, o objetivo desse estudo é investigar, os motivos pelo qual que uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem.

Identificar alunos com dificuldades no aprendizado não é uma missão fácil, existem fatores que dificultam a descobertas, a identificação dessas dificuldades, a família muitas vezes é um obstáculo, por não olhar para a criança e perceber suas dificuldades por isso é importante encontrar metodologias que encaixem com o perfil de cada aluno.

Almeida, et.al. (2016) afirma que os conceitos de dificuldades de aprendizagem são amplos e envolvem um conjunto de diferentes fatores que interferem direto ou indiretamente na aprendizagem.

Semkiw e Ansai (2014) afirmam que esse tema está constantemente presente nas discussões dos profissionais da educação nas escolas e por psicólogos.

   O aprendizado da leitura é uma tarefa continua, sempre enriquecendo habilidades ao longo do desenvolvimento da criança, espera-se que a mesma desenvolva procedimentos que unam a palavra escrita com seu conhecimento prévio sendo assim almeja-se que acriança compreenda sobre o que lhe é explicado, entretanto existem casos em que algumas delas não desenvolvam ou absorva os conteúdos de forma esperada, apresentando dificuldades em absorver os ensinamentos em sala de aula ou em outro ambiente social.

  As dificuldades de aprendizagens podem estar relacionadas com vários fatores. Esse termo se refere a um aluno que apresenta uma maneira diferente de absorver as informações, devido a uma barreira que pode ser cognitiva, emocional ou cultural.

   O número de crianças com dificuldades de aprendizagem vem crescendo, o que indica a importância de buscar resposta para uma questão: como é realizado o processo educacional de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem?  

A metodologia utilizada nesse estudo foi a pesquisa teórica bibliográfica e a pesquisa de campo.  A revisão de artigos e livros sobre o tema.  

Para esse estudo, foram utilizados estudos dos autores Germano e Capelline (2011), Piaget (1975) e Pain (1989).

 Os distúrbios de aprendizagem ou as dificuldades de aprendizagem segundo os autores Germano e Capelline (2011), dificuldades de aprendizagem caracterizam-se por um grupo de manifestações causando um rendimento não satisfatório, podendo ocorrer em qualquer momento no processo de ensino- aprendizagem.

   As dificuldades de aprendizagem segundo essas autoras podem ser compreendidas como obstáculos apresentados por alunos durante o período escolar, referente a assimilação dos conteúdos propostos pelas instituições de ensino. Podem levar o aluno á reprovação ao baixo rendimento, ao estresse ou a necessidade de ajuda especializada (GERMANO e CAPELLINE, 2011).  

   Temos que reconhecer que o fato do aluno não aprender, não é sua culpa sendo assim percebemos que essas dificuldades seriam de natureza externa, nesse caso pode ser causada por um fator social, o ambiente em que a criança estar inserida pode estar causando essa dificuldade.

   O termo dificuldade de aprendizagem sempre foi muito debatido entre os profissionais na aérea da educação. É de suma importância destacar que dificuldade de aprendizagem não é sinônima de deficiência mental

   A teoria de Piaget (1975) explica que toda experiência é assimilada aos esquemas mentais que podem provocar acomodações. As organizações das estruturas cognitivas provoca no individuo uma nova forma de adaptação à realidade, isso significa que quando se está diante de uma criança com dificuldades em aprender, isso não quer dizer ela não vá aprender, mas sim que seu processo de aprendizagem se encontra desiquilibrado e que sua forma de receptar os conteúdos são realizada de maneira diferenciada da forma esperada.

   Pain (1989) afirma que as dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a uma hiperatuação de uma dessas formas somadas a uma hipoatuação da outra, gerando as modalidades de aprendizagem sintomáticas.

   O aluno com dificuldades de aprendizagem pode apresentar um conjunto de problemas cognitivo de linguagem, sócio emocional que vão  dificultar o processo de  informação e aprendizado. Pain (1989) diz que essa criança uma vez inserida no contexto educacional, ao perceber que apresenta limitações no aprender, muitas vezes começa a apresentar desinteresse, desatenção, agressividade e isso é um sinal de desequilíbrio, sendo muito importante que seja descoberta o quanto antes, auxiliando no desenvolvimento no processo educativo da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com