TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS GERAÇÕES IMPORTÂNCIA DAS GERAÇÕES NA PRATICA EDUCATIVA

Por:   •  13/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 10

Aula unidade 4 Linha do tempo das Gerações

Gerações/ Importância das gerações na pratica educativa.

Ao todo são 9 gerações sendo elas:

● Geração perdida

● Geração grandiosa

● Geração silenciosa

● Geração baby boomers

● Geração X

● Geração Y ou Millennials

● Geração Z

● Geração alpha

● Geração beta

A geração perdida: 

● São os nascidos entre 1883 e 1900

● Viveram no período da 1 guerra mundial

● Passou pelos anos 90

● Viveu a crise de 1929

“Todas as gerações que iremos ter são gerações marcadas por linhas históricas e por questões de tecnologia”.

Quando falamos da geração perdida, é uma geração que esteve vinculada a 1 guerra mundial, então quando eles nascem em 1883 e 1900 eles vivem o período da 1 guerra mundial, eles passam por um período perto dos anos 20, então eles chegam a pensar nos anos 20... é uma geração que não tem uma questão de tecnologia muito atrelada a eles. É importante a gente entender que é a primeira geração que os historiadores determinaram como a primeira geração de saber de conhecimento em que as escolas ganham uma estrutura que a gente conhece hoje. Então é uma primeira geração pensada.

GERAÇÃO GRANDIOSA:

● Nascido entre 1900 e 1925

● Lutaram na 1 e na 2 guerra mundial

● Passou pelos anos 20 na fase adulta

● viveu a expansão do rádio e do cinema

Após essa geração (perdida), entramos na geração grandiosa, porque ela tem um grande período e por que ela invade duas guerras. É uma geração que nasce em 1900 e vai a 1925. Eles lutaram tanto na 1 guerra quanto na 2 guerra mundial, e eles passam pelos anos 20 na sua fase adulta. Então é uma geração que nasce em 1900 então em 1920 eles têm seus 20 anos, e de 1920 com toda a turbulência dos anos 20 principalmente com a questão cultural (Tarsila), eles passam por isso na fase adulta. E eles vivem o que a gente diria que é o “BUM” da tecnologia numa expansão de rádio e de cinema, e por isso essa geração ela é entendida com uma geração grandiosa porque se começa a expansão da comunicação, então o nome grandiosa vem disso, grandiosidade da época atrelada a essa questão de tecnologia.

GERAÇÃO SILENCIOSA:

● Nascidos entre 1925 e 1945

● Nasceu na época da grande depressão e 2° guerra mundial

● Viveu a guerra da Coreia e a guerra Fria

● Viveu o nascimento da TV e do Rock

Após a geração (grandiosa), iremos para a geração silenciosa, são os nascidos entre 1925 e 1945. São os que vivem a época da grande depressão e 2° guerra mundial, eles não vivem a 1°, porem vive a 2°. Eles vivem em um período em que eles não podiam dar opinião, eles não podiam se manifestar, essa geração silenciosa é a geração que a gente diz que não tinha opinião, não tinha voto, porém é uma geração que vive a guerra da Coreia, que vive a guerra fria e que vive o nascimento da TV e do Rock. E aí temos o que chamamos de ultima geração que participa atualmente das grandes questões de educação. Raramente temos hoje nas salas de aula algum professor que nasceu em 45, então essa geração silenciosa é a ultima geração que a gente tem presencialmente em sala de aula.

GERAÇÃO BABY BOOMERS: 

● Nascidos entre 1945 e 1960

● Pós guerra

● No Brasil, Ditadura e Depressão

Comportamento: Idealistas, revolucionários e coletivos

Consumo: Ideológico, vinil, cinema e música

Após a geração (silenciosa), iremos para a geração baby boomers, são os nascidos entre 1945 e 1960. Essa geração quem nasce em 1945 e 1960 é um grupo de pessoas que vem pós guerra, porque é chamado de geração baby boomers? Porque em uma geração anterior a essa que era a silenciosa era controlada até a quantidade de bebês que nasciam, o nome baby boomers surge através da quantidade de bebês desta época, muita gente que passa pela guerra percebem que no período de guerra não é possível ter filhos, e é um pessoal que neste momento começam a ter bebês e por isso o nome da geração. No Brasil estamos vivendo a ditadura a repressão, então as pessoas que nascem nesse período são pessoas que vão viver esse período, vão viver a ditadura Brasileira. E é importante a gente entender o comportamento dessas pessoas, o que uma pessoa baby boomer tem como comportamento por natureza pessoas mais revolucionárias porque ela tem na família dela uma situação histórica de pai e mãe, de vô, de vó, que contou pra ela sobres as guerras, e ela não vai aceitar que isso aconteça de novo, então ela vai por natureza ser uma pessoa que não vai aceitar esse tipo de questão. São pessoas sempre idealistas, que tem o ideal de um mundo melhor porque sabe historicamente lá atrás com pai e mãe, que ela viveu em uma situação muito complicada e que agora ela precisa viver em um mundo melhor, um mundo ideal e então por isso ela tem essa característica e são pessoas coletivas, gostam de trabalhar em equipe, que tem facilidade de trabalhar num coletivo, quem nasce nesse período tranquilamente trabalha em grupo, mesmo que seja difícil para pessoas de outras idades pra ela é tranquilo, ela releva porque ela gosta de trabalhar em grupo. Um baby boomer por ser ideológico seu consumo é o consumo dele é ideológico, ele vai consumir tudo aquilo que traz música ideológica, musica com uma certa censura, á muito consumo de vinil, cinema e música nesse período, são pessoas que gostam muito disso.

  GERAÇÃO X:

● Nascidos entre 1960 e 1980

● Transição política, hegemonia do capitalismo e meritocracia

Comportamento: Materialista, competitivos e individualistas

Consumo: Consumo do status, marcas, carros e artigos de luxo

Após a geração (baby boomers), iremos para a geração x, são os nascidos entre 1960 e 1980. Essa é uma geração que irá viver outras coisas, então ela tá vivendo uma transição politica no sentido de mudanças no formato em que são atreladas à politica no seu País, então se a gente for falar do nosso país, apesar da gente tá vendo a ditadura já existem discussões atreladas a uma questão de como vão ser as eleições, quem pode participar, quem vota, se é uma democracia, se não tem participação da mulher ou se tem. Então é uma geração que se a gente for pensar, ela é uma geração que vive em transições políticas. É um grupo também que tem uma questão que chamamos de hegemonia do capitalismo. O mundo neste período entre 1960 e 1980 na sua grande maioria ele se torna capitalista, poucos países são comunistas ou socialistas, e surge uma expressão chamada meritocracia, surge a ideia de que a gente principalmente por conta do capitalismo a gente trabalha e recebe o dinheiro como mérito, então começa os estudos sobre meritocracia. O comportamento da geração x por se uma geração que pensa no mérito é uma geração atrelada a sindicatos, uma geração com um comportamento totalmente enraizado na competitividade, no materialismo, por ela vir do capitalismo ela é mais individualista do que as outras gerações. A geração x portanto é uma geração que consumiu mais, dai ela da um passo diferente do que dava a geração do baby boomers, é uma geração que pensa no consumo atrelado ao status, a marca, adquirir coisas, carro, luxo porque ela entende que ela merece. Por isso essa é uma geração que tem uma característica diferente atrelada a baby boomer. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com