TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PEDAGOGIAS DAS DIVERSAS INTELIGÊNCIAS

Por:   •  18/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

AS PEDAGOGIAS DAS DIVERSAS INTELIGÊNCIAS

Nome: Raiane Florentino de Souza  R.A.: 8080459

1.Quais antecedentes e referências se fazem presentes nas pedagogias das diversas inteligências?

R: No início da civilização, pensamentos e sentimentos aparecem estreitamente enlaçado e integrados. Portanto, com os anos se passando, este olhar integradora se quebra: começa então valorizar o abstrato sobre o concreto, o intelectual sobre o prático; o corpo se converte no símbolo da emoção e da imperfeição; e todas as certezas e verdades se juntam em volta da religião e da razão. Já no Renascimento, permanece o dualismo entre a ciência e a vida, que andam por caminhos diferentes. O nascimento da psicologia como disciplina tem um valor significativo. Agora falaremos de algumas contribuições, Alfred Binet: seus estudos acontecem no começo do século XX, para medir a inteligência intelectual.  Ivan Pavlov: resultaram no behaviorismo, baseado nos programas e atividades de estímulo. Baruch Spinoza: foi um dos primeiros a romper a dicotomia vigente entre corpo e mente. Herbert Spencer: faz uma proposta articulada de educação intelectual, moral e física e elabora, como questão central, como se deve viver, como tratar o corpo e a mente, entre outras. John Dewey: o enfoque cooperativo de ensino, que o leva a falar de “inteligência cooperativa” ou de “inteligência coletiva” em diferentes contextos.  Maria Montessori:  pesquisa a fundo o comportamento da infância, entre outras descobertas. Albert Einstein: firma que a mente intuitiva é um presente sagrado e a mente racional é uma fiel empregada. Adolphe Ferrière: ação total e global sobre a criança: intelectual, moral, coletiva, no seio da vida democrática da república escolar. Já Celéstin Freinet entende que a inteligência não é uma faculdade específica que funciona como um circuito fechado. Jean Piaget: sua proposta é explicar os mecanismos de seu funcionamento e sua construção, com um detalhado estudo das diversas etapas evolutivas. Lawrence Kohlberg: avança os estudos sobre o juízo moral piagetiano e avança na definição dos estados evolutivos morais. C. Gilligan: institui a perspectiva de gênero e sustenta que os meninos pensam diferente das meninas. Vygotsky (1896-1934): incide na importância fundamental do contexto para explicar o desenvolvimento dos seres humanos. Howard Gardner: pesquisa sobre o cérebro humano; define a inteligência como a capacidade de resolver problemas e gerar outros novos, de encontrar soluções, criar produtos e oferecer serviços valiosos dentro do próprio âmbito cultural, entre outros. E, por fim Gardner: que descreve as inteligências com todos os detalhes.

2. As pedagogias das diversas inteligências se encaixam em qual Tendência Pedagógica e em qual abordagem de ensino? (Você estudou nos textos Tendências Pedagógicas e Santos (2005).

R:  Se encaixa na pedagogia Renovada e Crítico Social Do Conteúdo e na abordagem Sócio Cultural.

3.Quais as contribuições das pedagógicas inovadoras do século XXI para o trabalho do professor em sala de aula e a aprendizagem dos alunos, considerando as pedagogias das diversas inteligências? Escrever em itens. 

R: - Utilizar a inteligência de forma democratizada, sendo utilizada a favor do aluno.

     -Todo aluno tem capacidade para se desenvolver profundamente em uma ou em várias áreas;

- Possibilidade de olhar o aluno por inteiro;

- O principal propósito da escola deveria ser de educar para a compreensão e para ajudar os alunos a encontrar seu próprio equilíbrio;

- Nem todas as pessoas têm os mesmos interesses e capacidades, todos aprendem de maneira diferente;

- possibilidade de olhar o aluno por inteiro.

4.Quais as marcas comuns de identidade das pedagogias das diversas inteligências? Apresentar em itens e explicar cada uma delas relacionadas ao ensinar e ao aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com