TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO AESF

DAMAYRA LORENA MARTINS NERES

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

BURITIRANA-MA

2019

DAMAYRA LORENA MARTINS NERES

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

                                                                                                 Trabalho apresentando á ASSOCIAÇÃO DE                     ENSINO SUPERIOR DE  FLORIANO,com

                                                                                                         o requisito parcial para obtenção de notas.

                                                                                                 ORIENTADOR:SÂMIA SOARES

BURITIRANA-MA

2019

                                                          RESENHA

        O objetivo nesta resenha será apresentar de forma objetiva e resumida as políticas educacionais. Na primeira parte apresenta de como alcançar os objetivos nas escolas públicas e de boa qualidade. E por isso as políticas têm uma ligação direta com a escola, política na área educacional é a ponte que liga as determinações e objetivos  legais com a realidade local.

                   No segundo subtítulo fala sobre o processo histórico, ou seja, o surgimento da educação, que começou no período colonial e deu inicio a vinda dos colonizadores ao novo mundo. E com esse surgimento o propósito era converter os índios a fé católica, e esses ensinamentos os Jesuíticos serviram de instrumento de exploração.

                 No terceiro subtítulo apresenta os indicadores educacionais brasileiros  que disputa entre os setores dominantes da sociedade e as camadas populares, que buscam na mesma possibilidades para garantir o poder econômico, político e social. Pois a realidade socioeconômico de crianças, jovens e adultos impede de ler e escrever e com isso gera a exclusão social de milhão de pessoas.

                 Em 1687 foi executado um programa para enfrentar estruturalmente a desigualdade de oportunidade educacionais e avançar para uma educação de qualidade para todos. Esse plano de Desenvolvimento da Educação(PDE) Segundo Demerval Saviani ele não dar a garantia com sucesso para uma boa educação e por isso surgiu a prova Brasil e o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)para detectar os avanços e necessidades de cada instituições.

                 Rodrigues afirma que no Plano Nacional de Educação há ciclos na elaboração das políticas publicas. Elas são concebidas como um processo, composto por etapas e estágios que atendem as demandas da sociedade. Os ciclos principais são seis para a elaboração das políticas publicas, dentre elas são:

  • Preparação das decisões política: Que nada mais do que organizar idéias e ações para enfrentar e buscar problemas e soluções.
  • Agenda Setting:É para decidir se um tema vai ser efetivamente incluído ou adiado para uma data posterior, ou programas que deverão ser implementados.
  • Formulação: É diagnosticar a construção da solução de um determinado problema, e de onde serão extraídos os recursos para poder organizar e planejar os benefícios e serviços que deve ser implementados.
  • Implementação: É a preparação para as ações do governo a serem colocadas em pratica .
  • Monitoramento: Monitorar os conteúdos adotados referentes a implementação.
  • Avaliação: Analisar os efeitos produzidos na sociedade pelas políticas publicas.

Quando falamos dos impactos escolares as políticas publicas se propõem a provocar alterações na forma de organização e desenvolvimento do trabalho escolar.Segundo os documentos oficiais do Plano Nacional de Educação, afirma que há um grupo de  metas estruturantes para a garantir o direito a educação básica com qualidade e acesso a universalização da alfabetização e oportunidades educacionais. Essas metas requer a redução das desigualdades, valorização da diversidade assim como dos profissionais da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com