TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DEVAM SER REPENSADAS RESGATANDO VALORES

Por:   •  23/4/2017  •  Artigo  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 14

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DEVAM SER REPENSADAS RESGATANDO VALORES

Artigo Científico Apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Tutoria em Educação.


 AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DEVAM SER REPENSADAS RESGATANDO VALORES

RESUMO

As práticas pedagógicas voltadas para a inclusão têm por finalidade relacionar sua importância com a efetividade do aprendizado, permitindo o aluno um aprendizado coeso, desenvolvendo ações que vão facilitar o diálogo e a assimilação do conteúdo dado. A tomada de decisões sobre o que se ensina, como se ensina, partindo das finalidades a quem se destina e com que objetivos implica em compromisso em atender todos sem nenhuma distinção. Nesse sentido quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais lhe possibilitará a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmo, dos outros e do meio em que vive, refletindo sobre o espaço dado e incorporando os diferentes significados que lhe são atribuídos. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de uma prática pedagógica, resgatando valores atendendo ao bom relacionamento entre professores e alunos no processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como ZIMERMAM (2000), entre outros, procurando enfatizar a importância do bom convívio entre educando e educadores, bem como a necessidade da pedagogia  voltada a dimensão interpessoal no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Aluno. Professor. Prática pedagógica.

Introdução

        O presente trabalho tem como tema as práticas pedagógicas devam ser repensadas resgatando valores frente aos impasses relacionados à interação professor-aluno a fim de proporcionar elementos que favoreçam o sucesso do ensino-aprendizagem.

Quando se fala em processo de interação pressupõem-se os estímulos trocados entre os sujeitos nas relações sociais desencadearão em comportamentos negativos ou positivos.

Conforme Tassoni,

Toda aprendizagem está impregnada de afetividade, já que ocorre a partir das interações sociais, num processo vincular. Pensando, especificamente, na aprendizagem escolar, a trama que se tece entre alunos, professores, conteúdo escolar, livros, escrita, etc. não acontece puramente no campo cognitivo. Existe uma base afetiva permeando essas relações. (TASSONI, s.d., p. 3)

Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo é, pois, investigar como deve ser a postura do educador frente às interações que ocorrem na escola, essencialmente entre professor e aluno.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.

O texto final foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como:  Pilleti (1999), Silva (2010), Tassoni (s.d.) e Zibermam (2000).

Desenvolvimento

A vida escolar tem grande importância para o aluno, visto que na maior parte do seu tempo ele está interagindo com a escola. Fundamentado nisso é imprescindível que a escola crie uma identidade lógica que vá ao encontro das suas perspectivas, definindo sua visão e sua missão, ou seja, sabe aonde quer chegar com seus alunos.

         Busca-se práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva  e especial  com o aprimoramento contínuo para aquisição dos fins propostos pela instituição, levando o aluno a aprender com prazer, compreender a importância considerável do conhecimento que lhe é passado, dirigindo a todos sem exclusão e de forma justa.

 Nesse contexto, as práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva  e especial têm por finalidade colaborar de forma efetiva na educação do aprendiz portador de necessidades específicas, a fim de viabilizar o ambiente escolar como um espaço construtivo, que desperte o interesse do educando para aprender e crescer.

 Através de oficinas, jogos, brincadeiras, teatro, leituras, fantoches, atividades desafiadoras, superará os desafios impostos pela escola ao receber o aluno com alguma deficiência.

 Perceber que a aprendizagem serve como ponto de apoio para a comunicação adequada e com ela deve estar interligado o conhecimento prático para a solução dos problemas de todos com suas particularidades, é a primeira tendência a ser colocada em prática.

   Essa prática inicia-se desde os primeiros contatos com o mundo exterior e vai oportunizando o letramento do aluno e sua formação, como leitor e como formador de opinião, distinguindo a transformá-lo em um cidadão participativo não só no projeto educacional, como também e principalmente, no plano da sociedade, ético e ativo da diversidade e da pluralidade nacional.

A difusão do conhecimento auxilia o homem a enfrentar e vencer os desafios de um mundo cada vez mais complexo  e entender e partilhar dessa difusão leva o professor a   fazer uma conexão inclusiva e voltada para  seu aluno,independente de sua identidade.

 Deste modo, as práticas pedagógicas voltadas para a inclusão têm por fim relacionar essa interatividade e o gosto pelo aprendizado, permitindo a cada aluno ser autêntico, respeitando as regras, desenvolvendo a capacidade fecunda mesmo diante de deficiências e facilitando assim a assimilação do aprendizado e o diálogo.

Um ensino de qualidade que procura formar cidadãos capazes de intervirem criticamente na realidade para transformá-la, mas deve também contemplar o desenvolvimento de aptidões limitadas possibilitando uma convivência harmoniosa.

Neste sentido, há uma preocupação com a formação humana e com a forma com que o aluno que faz parte da inclusão vem obtendo o conhecimento, uma vez que a instituição educacional tem o compromisso de instruí-lo para que seja um ser atuante e que faça a diferença na sociedade.

O professor de educação inclusiva diante das perspectivas de inovação é aquele profissional que assume o papel fundamental de decodificar as necessidades, tanto do cotidiano escolar, a fim de fazer com que sejam cumpridas as normas e como facilitador da atividade docente, garantindo o sucesso do aprendizado e particularmente abrindo espaço para que todos possam interagir perceptivamente no meio em que vivem.

        Nessa abordagem inclusiva é preciso proporcionar algumas tendências para que se produzam a aprendizagem do conteúdo escolar de maneira íntegra e diferenciada, identificando os obstáculos e os elementos facilitadores, ou seja, fazendo uma intervenção fundamentada na inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com