TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resgatando valores

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO: RESGATANDO VALORES

TEMA: BRINCANDO COM A IMAGINAÇÃO

JUSTIFICATIFA

A elaboração desse projeto tem como foco principal a importância do resgate das brincadeiras infantis. Com a necessidade de estimular a criança a pensar, brincar utilizando o que a ao seu redor. A brincadeira é um meio de facilitar a aprendizagem, interação, inclusão e respeito a diversidade.

Oferecer as crianças uma maneira diferente de brincar, resgatando e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento.

Os elementos fundamentais da brincadeiras são: situações imaginária, imitações e regras, pois brincando a criança cria sua própria situação imaginária, imitando o papel de um adulto, trazendo regras de comportamentos culturais.

Diante disso, é necessário estimular a autoconfiança e a autonomia, fazendo com que a criança perceba a si própria e ao outro. A escola tem o papel fundamental no sentido de mediar os conhecimentos que as crianças já tem, introduzindo o lúdico, possibilitando a criança a apropriar-se de conhecimentos e habilidades, no sentido de linguagem e valores.

Neste sentido o projeto resgatando valores, busca resgatar a importância das brincadeiras, utilizando obras do artista plástico IVAN CRUZ, que expressa através de pinturas, as brincadeiras que vivenciou em momentos de sua infância. Suas obras servirão como um convite para novas brincadeiras a serem desenvolvidas na instituição.

OBJETIVO GERAL

Compreender que através das brincadeiras a criança pode respeitar a si mesma e ao outro, incentivar a criança o gosto pelo brincar, mergulhando na magia dos brinquedos e brincadeiras de antigamente.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Conhecer a biografia do artista plástico IVAN CRUZ e algumas de suas obras de artes.

• Estimular a criatividade da criança.

• Trabalhar o desenvolvimento da coordenação motora, concentração a percepção auditiva.

• Promover a socialização e a interação afetiva entre as crianças.

• Incentivar avivencia de valores como cooperação,respeito, solidariedade.

• Confeccionar com as crianças os brinquedos feitos com sucatas.

• Registrar com fotos cada momento do projeto.

DESENVOLVIMENT0

1° MOMENTO : Iremos fazer uma roda de conversa e apreciação visando conhecer o artista plástico IVAN CRUZ, através de uma exposição de suas obras de arte. Essa apreciação será feita através de um mural onde serão expostas algumas obras do artista plástico, mostrando as crianças a importância de cada uma delas. ( As obras estão em anexo).

2°MOMENTO: Levaremos as crianças para o pátio para a organização de espaço e tempo para a realização das brincadeiras, iniciando com a brincadeira de pular corda.

BRINCADEIRA:

PULA CORDA

Nesta brincadeira iremos usar uma corda onde duas crianças seguram cada um uma ponta de cada lado da corda, batendo em círculo, enquanto uma terceira criança pula. Neste jogo vamos trabalhar com criança a coordenação motora.

Quanto maior número de jogadores e mais rápido o ritmo mais difícil fica.

BRINCADEIRA:

AMARELINHA

Nesta brincadeira iremos levar as crianças para o pátio e ajudar eles a riscar o jogo no chão, onde devera ter 1 circulo, 10 quadrados numerados de 1 a 10 e 1 semi circulo, assim iremos trabalhar com eles as formas geométricas e os numerais. Depois de pronto iremos explicar como se brinca. Feito isso formaremos uma fila onde cada criança uma de cada vez ira brincar. Com uma pedrinha a criança vai jogar na primeira casa, que devera ser pulada por ela, ao chegar no final deve retornar e apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez jogando a pedrinha na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. A criança que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para o próximo da fila.

BRINCADEIRA:

CABRA- CEGA

Levaremos as crianças para o pátio, uma criança terá os olhos vendados com um lenço. A criança que vai estar com os olhos vendados, devera achar as outras crianças.

É importante definir o espaço onde acontecerá a brincadeira, pois se a área for muito grande, a criança que tem a venda no olhos não vai conseguir achar ninguém. No momento em que a cabra-cega pega alguém, ela devera dizer o nome da criança que ela acha que pegou. Caso acerte o encontrado ira virar a cabra cega. Nessa brincadeira vamos estimular na criança a agilidade, atenção e noção de espaço.

BRINCADEIRA:

CABO DE GUERRA

Nesta brincadeira iremos dividir a turma em dois grupos com a mesma quantidade de crianças. Nessa brincadeira vamos usar uma corda e um pedaço de pano para marca o centro da corda, posicionando-o sobre uma marcação no chão que pode ser feita com uma vareta ou giz.

As crianças deverão estar em fila, cada qual na sua equipe, deixando um espaço de cerca de 1,5 metro do centro da corda. Cada equipe deverá puxar uma das pontas da corda. O primeiro time que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para frente da linha central será o vencedor.

Nesta brincadeira podemos trabalhar as medidas, coordenação motora, força e resistência.

3º MOMENTO: Com isso será analisado pelas crianças as obras de Ivan Cruz, nos quais elas terão que comparar as brincadeiras realizadas com elas no momento anterior e identificar através de suas obras as brincadeiras que foram propostas pra ela e se algumas dessas brincadeiras fazem parte do seu cotidiano.

4º MOMENTO:

As obras de Ivan Cruz trazem muitas cores, formas e linhas, com essa apreciação que os alunos obtiveram das obras, iremos formar grupos, nos quais ganharam uma obra, em cima dessa obra elas terão que colar o barbante em volta de toda a obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com