TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA SALA DE AULA

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM        4

2.1        CLASSIFICATÓRIA        4

2.2        FORMATIVA        4

3        HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO        6

4        CURRÍCULO ESCOLAR        7

5        PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - GESTÃO DA SALA DE AULA        8

6        DIDÁTICA        9

7        CONCLUSÕES        10

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo reconhecer a importância da formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas. As práticas pedagógicas e produção da temática em discussão, levam o professor a refletir e discutir a importância da gestão de aprendizagem com a finalidade de ajudar e estimular o aluno  a aprender e compreender os conteúdos, diante da didática, suas ações em sala de aula são muito importante para o bom desenvolvimento do aluno a fim de promover uma educação de qualidade. É fundamental a aprendizagens efetivas e relevantes, e o estimulo da permanência do aluno na sala de aula, sendo que as práticas pedagógicas podem contribuir na construção do conhecimento e experiências vividas pelos alunos de maneira positiva conforme a individualidade de cada aluno, levando-as em toda a sua vida pessoal.

O professor precisa desenvolver-se, através de formações continuadas, dos conhecimentos e habilidades necessários ao bom exercício de seu papel.

Buscar discutir de maneira objetiva o poder que o docente tem em cooperar e produzir uma pedagogia para a reconstrução social e individual, sua efetividade baseia-se, essencialmente, na compreensão e envolvimento do corpo docente com os valores e propostas que o compõem.

  1. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Diante do levantamento teórico, verifiquei que as avaliações Classificatórias e Avaliativas consistem no ato de avaliar o aprendizado dos alunos quanto ao aprendizado dos alunos realizado pelo docente.

Apresentar pressupostos teóricos e práticos das concepções avaliativas: classificatória e formativa:

  1. CLASSIFICATÓRIA

A classificatória tem como objetivo avaliar a classificação do aluno de acordo com os níveis de aproveitamento pré-estabelecido, caracterizando-se pelo aspecto disciplinador e punitivo. Classificando o aluno e comparando-o com os demais, não o ajudando com seus erros e suas dificuldades.  Podemos observar que muitas das escolas ainda utilizam das avaliações medidoras de conhecimento, como classificatória, entretanto muitos alunos não conseguem obter os rendimentos como satisfatório, pois muitos não compreendem os conteúdos, pois talvez não faça parte da sua realidade, o que acaba assim, reprimindo o desenvolvimento do aluno, favorecendo a evasão escolar desses alunos que apresentam certas dificuldades.

As mudanças são muito importantes no âmbito escolar, mas sabe-se das dificuldades e resistência. Sabe-se que se encontra muita resistência entre os pais e professores, que analisam o desenvolvimento dos alunos com avaliações e atribuições de notas como necessário como classificatório, tal atitude não apresenta sua aprendizagem concreta.

  1. FORMATIVA

O objetivo das avaliações é avaliar se o aluno domina gradativamente as etapas de aprendizagem, antes de seguir para outra etapa.  

Os Docentes precisam tomar atitudes e ajudar os alunos, nas situações relacionadas a aprendizagem de modo que a situação se modifique antes que o aluno seja reprovado.

É necessário que o professor sempre que faça uma avaliação, converse com o aluno a situação do resultado, pois o auxiliará a se auto avaliar, criando a conscientização, visto que compreendendo seus erros, poderá adotar atitudes que contribuem com seu aprendizado.

É um tipo de avaliação que depende mais do olhar do educador, que permite o professor trabalhe individualmente com base nas necessidades de cada aluno, tendo como objetivo um ensino de qualidade em todos os nveis.

  1. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Justificar a relevância de o professor conhecer como se deu a construção do percurso histórico da educação

É importante o conhecimento da historia da educação pois sempre esteve ligada a formação de professores, e assim, pode-se voltar ao passado, e podemos compreender as ideias que ainda persistem em nossos dias.

Os professores precisam entender como o processo de desenvolvimento educacional se estabelece ao longo do tempo e como o desenvolvimento da cultura humana conduz a esse processo. Neste caso, assistimos ao desenvolvimento da educação e da prática escolar.
Esse conhecimento pode ser útil. Erros cometidos para encontrar um futuro educacional mais seguro e eficiente.

Cabe ao professor conhecer a História da Educação e compreender o passado,  pois a partir desta experiencia adquise-se uma visão mais refinada, para que se possa construir um legado ao que se diz respeito a sua profissão. Em outras palavras, estuda-se o passado para entender o presente.

Com base na História da Educação, conseguirmos enxergar quais foram as permanências e as mudanças ocorridas nestes momentos históricos, como herança e assim poder refletir nossas ações no presente, possibilitando buscar a melhorar com os erros e acertos ocorrrido ao longo dos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com